topfiep

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Nadal guarda o melhor para o fim, dá show e fatura o título em São Paulo

Triunfo do ex-número 1 do mundo é o segundo no Aberto do Brasil

Por Alexandre CossenzaSão Paulo
15 comentários
Como cansou de fazer em Roland Garros, Rafael Nadal guardou o melhor para o fim. Após três atuações inconstantes em São Paulo, o ex-número 1 do mundo teve uma tarde incrível neste domingo e conquistou o título do Aberto do Brasil ao derrotar o argentino David Nalbandian por 6/2 e 6/3, em 1h18m.
A conquista, que teve Ronaldo e Anderson Silva como espectadores, foi a segunda de Rafael Nadal em solo brasileiro. Em 2005, quando ainda era um desconhecido do grande público, o jovem de 18 anos levantou o troféu na Costa do Sauípe. Agora, depois de sete meses longe do circuito e mesmo sem a consistência dos tempos de número 1, Nadal acumula um vice (no ATP 250 de Viña del Mar, na última semana) e um título em duas semanas.
Começo arrasador
Depois de dois dias passando sufoco contra os argentinos Carlos Berlocq e Martin Alund, Rafael Nadal abriu a final deste domingo em ótima forma. Usando bem seus forehands cruzados, forçou o adversário a erros. Quando Nalbandian mandou um voleio na rede, perdeu o serviço no sexto game. O argentino teve uma chance de quebra logo na sequência, mas o espanhol se salvou com uma bola indefensável. Pouco depois, fez um ace de segundo saque e abriu 5/2. Nalbandian, por outro lado, estava longe de apresentar seu melhor tênis. Ao cometer três erros seguidos, cedeu outra quebra e deu números finais à parcial: 6/2.
O argentino reagiu logo no começo do segundo set. Com boas devoluções, pressionou o serviço do haptacampeão de Roland Garros e foi recompensado quando Nadal errou um voleio. Nalbandian, aproveitando o bom momento, voltou a quebrar o espanhol no terceiro game e parecia prestes a forçar um terceiro set. O espanhol no entanto, montou uma reação furiosa, atacando com precisão e profundidade - algo pouco visto até então no torneio.
Ronaldo e Anderson Silva atrasam jogo
Pouco antes de Nalbandian sacar em 3/2, Ronaldo e Anderson Silva chegaram ao Ibirapuera. A entrada dos dois ídolos deixou o público agitado e atrasou o início sexto game. Quando ambos finalmente se sentaram ao lado do diretor do torneio, Luis Felipe Tavares, e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, Nalbandian desandou a errar. Nadal devolveu a segunda quebra e virou o jogo.
Enquanto o argentino não se encontrava, o espanhol deslanchava com bons saques e golpes agressivos. Uma direita não forçada de Nalbandian cedeu outra quebra ao queridinho da torcida, e Nadal logo teve a chance de sacar para o jogo, com o placar em 5/3. Como nos melhores dias, o heptacampeão de Roland Garros não perdoou. Em pouco tempo, comemorava o título em São Paulo.
tênis rafael nadal brasil open (Foto: Agência Reuters)Rafael Nadal responde a bola durante a final do Aberto do Brasil (Foto: Agência Reuters)

Nenhum comentário: