topfiep

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Projeto Expertise em Alfabetização.

PRODUÇÃO DE TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO FOI O TEMA ESTUDADO COM OS PROFESSORES DE CI NA FORMAÇÃO EM SETEMBRO

De 31 de agosto a 13 de setembro, o Centro de Formação de Professores da SEMEC promoveu 9 encontros de formação do Projeto Expertise, nas escolas municipais da SEMEC, com a participação de 180 professores de CI 1º ano e 35 coordenadores pedagógicos.

Um dos encontros de formação, realizado dia 13 de setembro, na E. M. Ernestina Rodrigues, contou com a presença de todos os professores, num total de 32, pertencentes a este grupo de escolas. Para as formadoras Ângela Pereira e Rita Bastos, “as professoras estudaram os critérios da avaliação do texto e brilharam na análise que fizeram dos textos produzidos pelos alunos”.

A formação iniciou com o estudo dos critérios para avaliação da produção de texto do aluno. Em seguida, com base no vídeo: Avaliação inicial na produção de texto (Nova Escola) foram identificadas pelos professores atividades a serem realizadas em sala de aula. Por fim, foi feito o estudo e o planejamento de sequências didáticas com foco na produção de textos.

Para contribuir com o trabalho docente foi distribuído aos professores o Material do Aluno, , com atividades a serem desenvolvidas em sala de aula no II semestre letivo. No material, o ponto de partida é sempre o texto, nos diferentes gêneros: lenda, música, bilhete, direitos da criança, poesia.

Na formação, os professores também receberam orientações de que o texto deve ser lido e explorado de várias formas para depois os alunos realizarem as atividades de leitura e escrita e matemática do Material do Aluno.

“A escrita de texto pelo aluno é condição básica para que esteja alfabetizado ao final do ano letivo, por isso é tão importante incluir este tema na formação dos professores alfabetizadores”, afirma Lorena Trescastro, coordenadora do Projeto Expertise.




Cronograma do Projeto Expertise em setembro

19 a 22 de setembro - formação para os professores de CI 2º ano, em três turnos, com início às 7h30, 11h30 e 15h
23 de setembro – formação dos coordenadores pedagógicos,em dois turnos, com início às 8h e 14h
26 a 29 de setembro - formação dos professores de CI 3º ano, em três turnos, com início às 7h30, 11h30 e 15h
Texto: Grupo-base/ECOAR
Fotos: Rosa Costa

Um comentário:

Geldes Castro disse...

Olá Rosinha,
Legal o seu blog. Já linkei vc no meu. Me add aqui tbm.
ambienteamazonia.blogspot.com
Abç