topfiep

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Prefeitura forma alfabetizadores para atender turmas de jovens e adultos.

 Diretora de Educação Profa. Socorro Aquino.
Meta é alfabetizar mais de três mil pessoas em 2014
A Secretaria Municipal de Educação realiza, até a próxima sexta-feira, 27, a formação de 170 alfabetizadores e 36 coordenadores para atuarem no Programa Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, o Mova Belém. São quatro dias de formação no auditório da Universidade do Estado do Pará que compreendem palestras e discussões sobre o trabalho educativo com o público jovem, adulto e principalmente, idoso.  
 "O objetivo dessa formação é capacitar cada vez mais nossos educadores para trabalharem com as turmas de alfabetização do Mova", explica Miguel Picanço, coordenador  do Mova, que acredita com os investimentos feitos pela prefeitura, será possível zerar o analfabetismo em Belém num prazo de seis anos.
 Durante os quatro dias de formação os educadores e coordenadores também discutirão a importância da continuação do estudo e o planejamento das aulas que terão como base a própria história de vida dos alunos. A meta da Prefeitura de Belém é alfabetizar três mil e quatrocentos jovens e adultos em 2014.
 Para incentivar os educadores, a prefeitura pagará uma bolsa mensal de R$ 400,00 durante os oitos meses de duração das turmas do Mova. Os coordenadores, receberão incentivo de R$600,00. Para Ygor Peniche, estudante do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Pará, a bolsa será bem vinda, mas o conhecimento adquirido na formação e no trabalho com os alunos será ainda melhor. "Estou aqui porque eu posso ajudar alguém a se alfabetizar e ao mesmo tempo estou adquirindo experiência profissional", disse.
 Dados
O número de analfabetos em Belém era estimado em 25 mil pessoas em 2013. Desde o início do Movimento de Alfabetização de Jovens, Adultos (Mova) no município, nesse mesmo ano, 3400 pessoas já foram alfabetizadas.
O Brasil é o oitavo país do mundo em número de analfabetos de acordo com o relatório produzido pela Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco). 
Texto: Luís Miranda - Ascom Semec
Fotos: Alessandra Serrão
Edição: Tânia Menezes

Nenhum comentário: