topfiep

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Astro é ofuscado, mas par garante Rússia em 1º na patinação por equipes

Yuruzu Hanyu supera Evgeni Plushenko; com uma valsa, Maxim Trankov e Tatiana Volosozhar colocam anfitriões na liderança no primeiro dia dos Jogos de Inverno

Por 
Direto de Sochi, Rússia

Comente agora















Um solo de guitarra destoou na festa russa,assistida de pertinho por Maria Sharapova. Após nove apresentações, a impressão era que Evgeni Plushenko marcaria seu retorno ao cenário olímpico com a melhor apresentação individual masculina na disputa por equipes. Brilhante no rinque do Palácio Iceberg de Patinação, o astro foi ofuscado no fim pelo ousado Yuruzu Hanyu, um japonês de apenas 19 anos. A festa, no entanto, terminou com a trilha sonora cantada pela torcida em Sochi. Nos pares, Maxim Trankov e Tatiana Volosozhar honraram o favoritismo com uma bela valsa e deixaram a Rússia na liderança no primeiro dia da competição por equipes.
Tatiana Volosozhar e Maxim Trankov patinadores Sochi (Foto: AP)Tatiana Maxim levam a Rússia ao topo (Foto: AP)


Neste evento, cada time possui seis integrantes. Eles disputam os eventos individuais masculino e feminino, pares e Dança no Gelo. Cada atleta (nas provas individuais) ou dupla (pares e Dança) marca pontos por sua colocação em seu respectivo evento. O somatório das quatro disciplinas define o país campeão.As próximas provas serão disputadas no sábado, dia 8 de fevereiro. Vale lembrar que todas estas provas também são disputadas separadamente, com suas próprias disputas de medalha.
Jovem japonês destrona astro Plushenko
Desde o aquecimento a popularidade de Plushenko ficou evidente. Caçado pela imprensa em seu desembarque e blindado desde então pelo Comitê Olímpico da Rússia, o astro teve seu primeiro contato com a torcida de forma emocionante. No gelo, o patinador não decepcionou. Deslizou por todos os cantos da pista, saltou, rodopiou ou graça e aterrissou sempre com perfeição. Muito expressivo, fez as caras e bocas que o tornaram popular mundo afora. Ao som do “Tango de Roxanne”, tema do filme “Moulin Rouge”, dançou com paixão e intensidade que a música pedia. Aplaudido de pé, ele aguardou a nota ao lado de sua equipe de treinamento. Ao anúncio da nota 91.39, mais de trinta pontos à frente do até então segundo colocado.
Evgeny Plushenko patinador Sochi (Foto: AFP)Evgeni Plushenko brilha em sua apresentação, mas acaba ofuscado no fim por japonês 12 anos mais jovem (Foto: AFP)
Enquanto os companheiros comemoração efusivamente, o atleta de 31 anos expressou apenas alívio. Sabia que tinha executado bem sua parte, que tinha deixado para trás as lesões que o atrapalharam no último ciclo olímpico. Mas a experiência o fazia compreender perfeitamente que, para terminar o dia em primeiro lugar dependia de erros dos adversários. Ainda por vir havia dois rivais com notas na temporada que superavam a marca alcançada pelo russo.

Penúltimo a se apresentar, o canadense Patrick Chan foi o primeiro com chance de desbancar Pluschenko a entrar na pista. Foi bem, mas o bastante apenas para assumir a segunda posição. O último a entrar no rinque, porém, acabou com a festa dos anfitriões. Antes tímidos, os torcedores japoneses puxaram bandeiras para saudar Yuzuru Hanyu. Com apenas 19 anos, o jovem atleta abusou de seu vigor físico. Ao som de “Parisian Walkways”, versão de Gary Moore, emendou um salto atrás do outro, uma manobra atrás da outra. No ritmo do solo de guitarra, exibiu flexibilidade, técnica e ousadia. Foi tão brilhante que até os russos se renderam nas palmas. Àquela altura, todos os presentes já previam o resultado. Com 97.98 pontos, Hanyu deixou o Japão na liderança da disputa por equipes.
Yuzuru Hanyu patinador em Sochi (Foto: AP)Embalado por solo de guitarra, Yuzuru Hanyu desbanca Pluschenko na última apresentação individual masculina(Foto:AP)

Nos pares, campeões mundiais devolvem Rússia à liderança
A força japonesa apresentada na prova individual passou longe da disputa de pares. Primeiros a entrarem na pista, Narumi Takahashi e Ryuichi Kihara apresentaram um repertório limitado e amargaram as últimas posições desde o princípio. As duplas de Alemanha, ao som de Guns N’ Roses, e Estados Unidos, embalada por Santana, encantaram o público, mas foi a parceria chinesa que mais agradou aos jurados na primeira parte da apresentação. 
Tatiana Volosozhar e Maxim Trankov patinadores Sochi (Foto: Reuters)Tatiana e Maxim se apresentam ao som de valsa (Foto: Reuters)

Na reta final, os canadenses Megan Duhamel e Erich Radford emocionaram o público e a si próprios. A atleta chegou a chorar ainda no gelo, tão satisfeita que estava com a performance da dupla. Os aplausos, já barulhentos a este ponto, tornaram-se ensurdecedores quando os campeões mundiais Maxim Trankov e Tatiana Volosozhar entraram em cena.
Com trajes de gala, os dois valsaram pelo gelo ao som de “Masquerade Waltz” com elegância e sincronia. Sem falhas graves, cumpriram os requisitos obrigatórios e valorizaram as interpretações artísticas. Levaram o público ao delírio, a ponto de vários buquês de flores serem lançados ao gelo – dando trabalho aos organizadores. Ninguém pareceu se importar. Com 83.79, quase a melhor marca da dupla na temporada, os dois levaram a Rússia à liderança da disputa por equipes. 

Nenhum comentário: