topfiep

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Escritor português conta história da conquista da Amazônia

Antônio Carrelhas visita Escolas para palestrar sobre o grande feito do militar Pedro Teixeira

Por: Redação ORM News, com informações da Semec
Desembarcou em Belém, na última segunda-feira (17), o professor português Antônio Bacelar Carrelhas para ministrar palestras a alunos de três escolas municipais em Belém. Tendo o tema 'O dono da Amazônia, Pedro Teixeira', a iniciativa é parte do projeto 'Conheça seu município', desenvolvido pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube).
Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoNos dias 18, 20 e 24 de fevereiro, Carrelhas visitará as Escolas Municipais Honorato Filgueiras, República de Portugal e Liceu Mestre Raimundo Cardoso, palestrando sobre a viagem de exploração de Pedro Teixeira, militar português, pela Amazônia, no século XVII. As palestras abordarão o maior feito de Pedro Teixeira, que foi a conquista da Amazônia para a Coroa Portuguesa.
O critério da escolha das escolas foi a afinidade que cada uma possui com a história de Portugal e a chegada dos portugueses em Belém.
A Escola Honorato Filgueiras fica no bairro da Cidade Velha, onde teve início a cidade de Belém. A Escola República de Portugal carrega no nome um pouco da história dos colonizadores. E o Liceu fica próximo ao rio Guamá, por onde os portugueses navegaram.
Em 1616, Pedro Teixeira acompanhou a expedição de Francisco Caldeira Castelo Branco ao Pará, quando foi erguido o Forte do Presépio, que deu origem à vila e depois a cidade de Belém.
O projeto 
'Conheça o seu município' é uma ferramenta oferecida aos alunos das escolas públicas de Belém que tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre a educação patrimonial e cultural de cidades homônimas do Pará e de Portugal. Nesta edição, Belém do Pará e Belém de Portugal serão os locais a serem estudados. Em edições anteriores, as cidades de Ananindeua, Melgaço, Soure e Portel receberam o projeto.
Viagem
O escritor Antônio Carrelhas já elaborou um projeto de viagem para refazer o caminho de Pedro Teixeira. A primeira etapa da aventura está prevista para se iniciar em 16 de agosto. A segunda etapa deve ocorrer no primeiro trimestre de 2015. Durante o percurso, Antônio deve dar palestras e apresentar material didático sobre a expedição de Pedro Teixeira e ainda publicar o livro.
Share

Comentários

Nenhum comentário: