topfiep

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Google desenvolve lentes de contato para controle do diabetes

O aparelho ainda é um protótipo e futuramente pode ajudar quem tem diabetes a medir a glicemia

Novas lentes de contato do Google serão capazes de medir glicemia usando um sensor em miniatura e um microchip sem fio
O Google divulgou na última sexta-feira (17/01) que está testando uma lente de contato capaz de medir os índices de glicemia de quem a utilizar através da lágrima. Isso será feito através de um sensor em miniatura e um microchip sem fio, ambos aclopados na estrutura da lente. Uma ótima notícia para quem tem diabetes.
A ideia da empresa é aplicar também na lente uma luz de LED, que acenda quando o índice estiver fora do normal. Apesar de os testes clínicos já estarem em andamento, ainda há muito o que refinar nesses protótipos, de acordo com a própria empresa. Segundo o Google, em sua nota oficial, ainda está cedo para essa tecnologia, que possivelmente será implementada no futuro com um aplicativo que avise o paciente e o médico sobre os resultados. Mas a empresa já está em contato com a FDA (Federal Drug Administration), para ver como esse aparelho será registrado.
De acordo com a endocrinologista Andressa Heimbecher, um dos grandes desafios no tratamento do paciente diabético é a realização do controle glicêmico através do glicosímetro. Este método, que é o mais disponível atualmente, consiste na medida da glicemia ( concentração de glicose) na ponta dos dedos, e o paciente precisa furar com uma pequena agulha a ponta do dedo, para então inserir uma gota de sangue no aparelho, permitindo que a análise seja feita. 

"A possibilidade de um método menos invasivo e indolor para que possamos rastrear quase que em tempo real e durante as 24 horas do dia o comportamento da glicose parece o sonho de qualquer endocrinologista. Além de permitir a coleta de mais dados sobre o comportamento do diabetes, ainda parece ser de fácil utilização pelo paciente", aponta a especialista. "Podemos até pensar que as medidas realizadas pela lente poderão ser transferidas diretamente para o computador de casa e até para o email do médico que acompanha o paciente. Pode-se até criar um alerta nos serviços de emergência quando o paciente diabético apresentar hipoglicemia e necessitar de auxílio médico", finaliza Andressa Heimbecher.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/

Nenhum comentário: