topfiep

domingo, 23 de dezembro de 2012

Natal: chef do Mocotó dá dicas para uma ceia com cara de Brasil

Conversamos com Rodrigo Oliveira, homem à frente do restaurante que atinge filas enormes e é tido como um dos melhores do país e do mundo

Siga Marie Claire no Pinterest

RODRIGO OLIVEIRA, CHEF DO MOCOTÓ, CLICADO DURANTE O TRABALHO (Foto: Divulgação )
O Natal é o momento em que as famílias se encontram, os amigos trocam presentes e, principalmente, as pessoas se reúnem para comer sem culpa.A ceia, momento importante para muitos, é planejada e farta, mas dificilmente sai do tradicional peru, da farofa e das frutas secas - que pouco têm cara da boa feijoada tradicionalmente brasileira. 
Então, como fugir dos jantares que não têm a ver com a gente e preparar um banquete com a cara do país?Conversamos com Rodrigo Oliveira, chef do renomado e premiado restaurante paulistano Mocotó, para dar dicas a quem quiser aderir ao Natal Made in Brazil. Veja quais são as sugestões dele:
QUEIJO COALHO (ACIMA), DADINHOS DE TAPIOCA (ABAIXO) E PUDIM DE COCO (À DIR) PRATOS SERVIDOS NO MOCOTÓ  (Foto: Divulgação )
ENTRADA E PRATO PRINCIPAL"Na verdade é dificil dizer o que é tipicamente brasileiro, afinal falamos português, idioma de origem europeia, e temos influência de pessoas do mundo inteiro. Mas se você quiser algo com o gostinho sertanejo, eu sugeriria preparar no começo uma salada fresca de feijão verde, um bom vinagrete e queijo de coalho. Para servir durante o jantar, aposte nos dadinhos de tapioca. E como prato principal, uma bela perna de cabrito com cuscus de milho".  
SOBREMESA
"Sugiro muitas frutas, durante todo o jantar. Quem sabe pra terminar a ceia, um pudim de coco. Na hora de escolher as frutas, opte por aquilo que tiver de mais bonito no mercado, apesar da manga e do coco serem ícones de nossa culinária 'adaptada'  -  por terem vindo de fora".
PARA BEBER
"Beba aquilo que tiver com vontade, mas eu sou cervejeiro, então apostaria em uma cerveja artesanal. Ela vai fazer todo mundo feliz a noite toda".

Nenhum comentário: