topfiep

sábado, 15 de dezembro de 2012

Formatura dos alunos da Casa - Escola da Pesca

Casa - Escola da Pesca forma novos profissionais de pesca e aquicultura.

 Nesta sexta-feira, 14, às 16h, foi realizada a cerimônia de colação de grau dos alunos do curso de Qualificação Profissional de Formação Inicial em Pesca e Aquicultura, da Casa Escola da Pesca. Trinta estudantes, todos filhos de pescadores da região insular de Belém, receberam certificado. 

A turma teve como patrono Orlando Palheta Lobato, presidente da Federação de Pescadores do Pará e Amapá. Esta é a quarta turma formada pela Casa Escola da Pesca, instituição vinculada à Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira - Funbosque. 

As aulas na Cepe são realizadas no sistema de alternância. Os alunos passam 15 dias na sede da escola – ilha de Caratateua (Outeiro) e depois retornam para suas comunidades para praticar o conteúdo da aprendizagem. Todo o processo é acompanhado por professores. O curso mantido pela Casa Escola da Pesca – na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) - tem a duração de 1 ano e meio, dividido em três períodos de seis meses, incluindo estágio supervisionado obrigatório em instituições públicas e privadas, além de embarque nas frotas pesqueiras do Pará. 

O aluno aprende as técnicas de pesca, o manuseio de equipamentos eletrônicos e a confecção de materiais de trabalho. O objetivo da instituição é preparar disseminadores de práticas de uso sustentável dos recursos pesqueiros. A turma que se formou nesta sexta-feira levou o nome do diretor da Funbosque, Heleno Pessoa, e teve como paraninfa Aline Aarão, diretora da Cepe.
Professoras da Casa-escola da Pesca.
Professoras da Casa-escola da Pesca.

Elton Braga, Orlando Palheta Lobato, Therezinha Gueiros, Heleno Pessoa, Raimunda, Rosivaldo Batista, e Terezinha Resende.
Formandos da Casa-escola da pesca.







Therezinha Gueiros – Secretária Municipal de Educação,Elton Braga – Presidente da Funbosque e Rosivaldo Batista – Coordenador geral da Casa Escola da Pesca.




Fonte: Ascom Funbosque: Lucirene Gomes – Cel 9161 5472
Fotos: Rosinha Costa.

Nenhum comentário: