topfiep

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

10 atividades físicas que vão virar tendência em 2013

Treino funcional e fortalecimento do core estão na lista dos exercícios mais pedidos

POR MANUELA PAGAN - PUBLICADO EM 09/11/2012
 Spinning, ginástica localizada e natação têm muitos benefícios, mas vão ficar longe dos holofotes das academias no próximo ano. Em 2013, são outros os exercícios que vão chamar a atenção, de acordo com os pesquisadores da Georgia State University, nos Estados Unidos. Eles fizeram um estudo com 3.346 profissionais de saúde e fitness de diversos países e definiram o Top 10 das academias do próximo ano. A lista inclui exercícios com o peso do próprio corpo e o fortalecimento dos músculos do core. Entram ainda atividades em grupo e com objetivos específicos. O American College of Sports Medicine's Health & Fitness Journal endossou o levantamento e, na sua edição de outubro, publicou a lista para quem quer colocar o corpo no ritmo das novidades. Quer saber quais são elas? O Minha Vida conversou com os especialistas brasileiros e te conta quais são.
  •  Fortalecimento do core  - foto: Getty Images
  • Exercício com o peso do corpo - foto: Getty Images
  • Treino funcional - foto: Getty Images
  • Musculação - foto: Getty Images
  • Prevenindo a obesidade infantil - foto: Getty Images
  •  Exercício para emagrecer  - foto: Getty Images
  • Exercício para pessoas mais velhas  - foto: Getty Images
  •  Personal trainer - foto: Getty Images
  •  Personal trainer em grupo - foto: Getty Images
  • Personal trainer - foto: Getty Images
 
 
DE 10
 Fortalecimento do core  - foto: Getty Images

Fortalecimento do core

Adriano Coronato explica que core é uma expressão para definir os músculos que vão do meio da coxa até parte do abdômen, ou seja, refere-se aos músculos do quadril, abdômen e coluna lombar. O benefício é um centro de gravidade corporal mais forte, o que vai te dar mais equilíbrio, resistência física e ainda melhorar a sua postura. "Para malhar esses músculos, além de exercícios abdominais, são trazidos alguns exercícios específicos do pilates e do treino funcional", afirma Adriano Coronato.
Exercício com o peso do corpo - foto: Getty Images

Exercícios com o peso do corpo

Achou estranho? Pois você pode estar fazendo esses exercícios há algum tempo sem nem saber. São as flexões de braço, agachamento, exercícios de braços nas barras, entre outros. Segundo os pesquisadores da Georgia State University, além de ser um jeito eficaz de entrar em forma, esses exercícios não precisam de investimento financeiro muito grande, já que não requerem o uso de equipamentos. "O governo está colocando pranchas e outros aparelhos em praças e parques, o que influencia, e muito, a prática desse tipo de exercício", explica Adriano Coronato. Tire proveito dessa atividade eficiente e financeiramente viável.
Treino funcional - foto: Getty Images

Treino funcional

O treinamento funcional virou febre nas academias do mundo todo e também é sensação no Brasil para quem quer perder peso e definir músculos. "A ideia do treino é que, diferentemente da musculação que trabalha grupos musculares distintos em cada exercício, o treinamento trabalhe o corpo de forma global", explica Givanildo Matias. Em alguns exercícios, a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. No entanto, também pode ser realizado com acessórios e até alguns equipamentos específicos, como a bola suíça, o cinto de tração, a medicine bol, o bosu, o mini trampolim, a theraband e os cones. A atividade trabalha a aptidão cardiorrespiratória, a força, a coordenação e o equilíbrio.  
Musculação - foto: Getty Images

Musculação

Isso mesmo, ela continua a queridinha das academias - e esse amor tende a aumentar. O educador físico Adriano Coronato, personal trainer de São Paulo, explica que isso acontecerá, principalmente, pela difusão de academias e disponibilização de aparelhos em parques e praças. "Além disso, nenhum outro esporte permite o ganho de tônus e força muscular tão rapidamente, você consegue sair do sedentarismo e ver resultados logo", complementa Adriano, que cita a simplicidade da execução dos exercícios como um ponto forte da atividade. Outro item favorável a ela inclui a recomendação pelos médicos no tratamento e prevenção de diversas doenças, como diabetes, hipertensão, osteopenia e diabetes.
Prevenindo a obesidade infantil - foto: Getty Images

Obesidade infantil e exercício físico

A obesidade já não tem mais idade para chegar, segundo dados do Ministério da Saúde, uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso, podendo chegar à obesidade, situação em que o excesso de peso é encarado como doença. Junto com as medidas para adequar a dieta das crianças, vem também a procura pela atividade física. Givanildo Matias conta que os pequenos precisam de exercícios mais lúdicos, que fujam das repetições, e que aumentem suas capacidades motoras, prejudicadas atualmente pelo excesso de computador, televisão e joguinhos eletrônicos.
 Exercício para emagrecer  - foto: Getty Images

Exercício para emagrecer

Não é a toa que ele não cai do top 10, afinal, a perda de peso nunca sai de moda. Exercício aeróbicos que te ajudam a mandar embora os pneuzinhos a mais continuam em destaque. Adriano Coronato conta que cerca de 90% dos seus alunos têm como objetivo o emagrecimento. "Hoje em dia, as pessoas se incomodam com a obesidade tanto pelo desconforto estético como pelos riscos que ela oferece à saúde, os prejuízos do excesso de peso são bastante temidos", afirma.
Exercício para pessoas mais velhas  - foto: Getty Images

Programas de exercício para pessoas mais velhas

"A consciência de que o sedentarismo é uma doença, que pode contribuir para o aparecimento de diversas outras, é o que mais leva as pessoas acima dos 50 anos para a academia", explica Adriano Coronato. Programas elaborados pelo governo e até pela mídia como um todo reforçam a importância da atividade física, principalmente para quem está na idade em que os problemas de saúde começam a aparecer.
 Personal trainer - foto: Getty Images

Personal trainer

 Um personal trainer elabora um programa de treinamento só seu e te acompanha, orientando e fazendo adaptações, para que você conquiste seus objetivos. Além disso, os riscos pelo excesso de treino ou por se exercitar da maneira errada são minimizados com essa supervisão contínua. Givanildo Matias explica ainda que a atividade se popularizou em função da melhora do perfil econômico do brasileiro. "O poder de consumo aumentou, o que ajuda a democratizar a atividade".
 Personal trainer em grupo - foto: Getty Images

Personal trainer em grupo

Givanildo Matias explica que existem três níveis de trabalho: o generalizado (feito em grandes grupos nas academias), o personalizado (com um personal trainer só para você) e meio termo, dividindo o personal trainer com mais quatro ou cinco pessoas. Apesar de não ser a ideal, essa é uma boa escolha, já que o profissional vai conseguir enxergar as suas necessidades individuais e assessorar na conquista dos objetivos. Financeiramente o negócio também é vantajoso, já que o gasto também é compartilhado.
Personal trainer - foto: Getty Images

Profissionais certificados e experientes

Pelo quinto ano consecutivo, a importância de educadores físicos bem preparados atingiu o topo da lista. Os pesquisadores dizem que programas de certificação nessa área estão crescendo e a expectativa é que o número passe de 251.400 em 2010 a 311.800 em 2020, 29% a mais. 

O educador físico Givanildo Matias, conselheiro da Sociedade Brasileira de Personal Trainers (SBPT) explica que, no Brasil, a atividade de personal trainer ainda não tem parâmetros bem definidos. "Existem profissionais bons e ruins no mercado, até estudantes de educação física já se intitulam personal trainers", afirma. "A concorrência cada vez maior nesse mercado atraiu todo tipo de gente". Se informe sobre a formação e a experiência do profissional, também vale descobrir se ele tem as aptidões necessárias para atingir seu objetivo. "As franquias de personal trainer são uma boa alternativa para escolher um profissional, porque os profissionais passam por processo seletivo e capacitação para preencher a vaga", recomenda Givanildo. O cuidado minimiza os riscos e aumenta a eficiência do treino.

Nenhum comentário: