topfiep

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Eidorfe Moreira é tema do Ciclo de Palestras

A vida e a obra do professor Eidorfe Moreira, patrono da X Feira Pan-Amazônica do Livro, continua sendo alvo de debates na programação que acontece no Centro Eventos Júlio César. Na quarta-feira (20) o homenageado deste ano será tema do Ciclo de Palestras da Literatura Brasileira, que acontece de 10h às 17h30, no mini-auditório do Centro Eventos Júlio César.

CLIQUE E VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

O filósofo e professor Benedito Nunes abre a programação falando sobre 'Eidorfe: o filósofo da Geografia'. Benedito Nunes era amigo do professor Eidorfe e conta que o escritor produziu mais de 50 artigos. 'Ele era um grande conhecedor das Ciências Humanas, Literatura e Filosofia. Vou falar sobre a sua concepção geográfica da vida, sua concepção de mundo com base na geografia', explica Benedito Nunes.

Nunes complementa que Eidorfe foi um grande escritor e professor. A professora Amarílis Tupiassú compartilha da mesma opinião, para ela 'Eidorfe Moreira tinha uma visão ampliada do mundo, a partir dos saberes que se intercorrelacionam. Pois ele é formado em Direito, mergulho no Direito por opção, mas foi um estudioso profundo da geografia, da história, da literatura', comenta Tupiassú.

A professora Amarílis Tupiassú fecha a programação sobre a vida e obra de Eidorfe Moreira, às 17h30, abordando sobre o múltiplo Eidorfe. 'Vou falar sobre o múltiplo, diverso, o humanista que estuda tudo o que diz respeito ao ser humano. Ele sempre lida com a ciência e ao mesmo tempo com a literatura, ou seja, ele sempre lida com a verdade e a ficção. Ele tem artigos sobre Guimarães Rosa e também sobre os Sermões do Padre Vieira', declara.

A programação do Ciclo tem também a participação do professor e doutor em História da UFPA, Aldrin de Figueiredo, falando sobre 'O devorador das manadas: Eidorfe Moreira, biográfo', em seguida o professor Silvio Holanda com a palestra 'Geografias mágicas'. O Ciclo de Literatura Brasileira acontece até o dia 23 de setembro, abordando as obras de Guimarães Rosa, Bruno de Menezes, Dulcinéia Paraense e Mário Quintana. Tendo como palestrantes João Carlos Pereira, Alonso Júnior, Lilia Chaves, Paulo Nunes, Acyr Castro entre outros.

TERÇA, BELÉM, 24/01/2012

Nenhum comentário: