Fotos : Rosa Costa.
topfiep
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
MOVA promove semana de reuniões.
Fotos : Rosa Costa.
UMEIs iniciam as formações mensais.
Foto: Equipe da UMEI Pratinha.
[FIEP] [Boletim CONFEF] - Nº 84 - Janeiro de 2012.
Desde novembro do ano passado, os fiscais do Conselho Regional intensificaram as vistorias nos estabelecimentos esportivos. Onze municípios da Região Metropolitana de Fortaleza tiveram estabelecimentos fiscalizados, tais como academias, associações esportivas, clubes e assessorias. As cidades visitadas foram Caucaia, Eusébio, Aquiraz, Maranguape, Maracanaú, Pacajus, Chorozinho, Horizonte, Guaiúba, Pacatuba e Itaitinga.
Fonte: CREF5/CE-PI-MA
O CREF13/BA-SE, ao tomar conhecimento do Edital, enviou imediatamente um ofício às secretarias responsáveis pelo concurso, requerendo que o mesmo fosse alterado. Ao não obter resposta, o Conselho Regional enviou um segundo documento requerendo que, no momento da posse, fosse exigido o registro profissional. Mais uma vez, o CREF13/BA-SE ficou sem resposta.
Ao ser publicada a relação dos profissionais aprovados no concurso público, o CREF13/BA-SE observou que os órgãos estavam exigindo a apresentação de vários documentos, exceto o registro no Conselho Profissional, o que motivou o Conselho a acionar a Justiça, oferecendo Ação Civil Pública contra a omissão do Estado da Bahia. Ao entender que o exercício das atividades de Educação Física devem ser realizados por profissionais registrados no conselho, a Procuradora do Estado Isabela Moreira de Carvalho reconheceu que o CREF13/BA-SE tinha razão. Em seu parecer a Procuradora enfatizou que o registro dos candidatos no respectivo Conselho Profissional decorre de Lei, impondo-se a necessidade de exigência de comprovação por parte da Administração Publica.
Todos os profissionais aprovados no concurso foram convocados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia para efetivar o registro no Conselho Regional de Educação Física no prazo de 60 dias.
Fonte: CREF13/BA-SE
Os agentes de fiscalização do Departamento de Fiscalização e Orientação do Conselho (DEFOR) verificaram a situação irregular da academia e orientaram para que fossem suspensas as atividades no local, só poderá voltar a funcionar após haver o acompanhamento de Profissional habilitado durante os exercícios físicos dos alunos.
Fonte: CREF2/RS
Já o Governo de Minas Gerais determinou que os estabelecimentos de ensino da rede estadual deverão oferecer, obrigatoriamente, dois módulos-aula semanais de Educação Física para o ensino médio, e um módulo-aula semanal na educação de jovens e adultos (EJA).
É a Educação Física sendo reconhecida em sua importância para a educação, o bem-estar e a cidadania de crianças e jovens. Que o bom exemplo se multiplique pelas prefeituras e governos estaduais de todo o Brasil.
TROFEU DESPORTIVO SANTA MARIA SERÁ REALIZADO DIA 23 DE MARÇO.
Fonte: http://www.saudepelapratica.blogspot.com/
curso de stress da ISMA-BR 2012 com certificação internacional.
8º Curso de Gerenciamento do Stress com certificação
17 e 18/6/2012, Porto Alegre RS
Objetivos
Capacitar os participantes por meio da apresentação de modelos usados pelo National Institute for Occupational Safety & Health (NIOSH), nos Estados Unidos, e das mais recentes pesquisas, práticas e discussão de cases sobre stress ocupacional.
Público-alvo
Executivos, gerentes, gestores das áreas de recursos humanos e de saúde do setor público e privado, profissionais liberais e de órgãos governamentais com atuação clínica ou empresarial, treinadores, facilitadores de cursos e de workshops que atuam na área de prevenção e de tratamento do stress, profissionais responsáveis pela implantação desses programas. O número de participantes será limitado, para permitir um treinamento mais individualizado, interação entre facilitadores/participantes e entre os participantes entre si.
Duração
16 horas
Programação
Dia 17/6 (domingo)
8h30 Credenciamento
9h Boas-vindas da ISMA–BR
9h05 Energização
9h15 Network
10h30 Intervalo
10h45 Stress no local de trabalho – visão geral
Vídeo do NIOSH sobre o stress
11h Consequências do stress ocupacional para a saúde
Fisiologia do stress
Efeitos do stress ocupacional na saúde
12h30 Perguntas/Network
Intervalo para almoço
14h30 Respiração diafragmática
15h15 Case: apresentação e discussão em grupos
15h45 Definições, teorias e modelos de stress ocupacional
Demandas do emprego – modelo do controle
Demandas – modelo dos recursos
Conservação de recursos
Esforço – Recompensa
16h30 Intervalo
16h45 Modelo de stress ocupacional do NIOSH
Estressores ocupacionais
Reações agudas
Doenças ocupacionais
Fatores individuais
Fatores de proteção
Fatores não ocupacionais
18h15 Perguntas/Network
Dia 18/6 (segunda-feira)
9h Abertura
9h05 Energização
9h15 Lidando com o stress no local de trabalho
Avaliação individual do stress (Breve ICES)
Qualitativa (discussões em grupo, entrevistas)
Quantitativa (levantamentos, dados de arquivo)
11h Intervalo
11h15 Lidando com o stress no local de trabalho
Abordagens à intervenção (primária, secundária, terciária)
Abordagens organizacionais e ambientais
Abordagens individuais (biofeedback, gerenciamento do stress)
12h45 Perguntas/Network
Intervalo para almoço
14h30 Apresentação de case de stress ocupacional em grupos
14h45 Análise de case e desenvolvimento de intervenção em grupos
15h30 Intervalo
15h45 Exercício em grupo: apresentações e discussão das intervenções pelos grupos
17h15 Conclusões
17h25 Discussão/Network
Diferencial
- Certificação pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) e Canadian National Centre for Occupational Health & Safety (CNCOHS)
- Livro Stress e Qualidade de Vida no Trabalho, ed. Atlas (coletânea de artigos escritos por expoentes mundiais nas áreas de saúde e qualidade de vida)
- CD com material didático
- Material de apoio
- Avaliação individual do nível de stress (Breve Inventário de Causas e Estratégias para Lidar com o Stress – Breve ICES)
- Referências bibliográficas
- Lista dos participantes
Saiba mais: clique aqui
International Stress Management Association (ISMA-BR)Fone: (51) 3222.2441 / fone/fax: (51) 3222.8598
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
FORMAÇÃO INICIAL MOVA BELÉM PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO 2011/2012.
O Movimento de alfabetização de jovens e adultos de Belém - MOVA, é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação por meio da Diretoria de Educação – DIED, órgão da Prefeitura Municipal de Belém, em parceria com o Programa Brasil Alfabetizado/MEC/FNDE que vem implementando ações de alfabetização para jovens e adultos no Município de Belém (região continental e insular). Seu compromisso com a superação do analfabetismo na cidade ,vem viabilizando o desencadeamento de um amplo movimento de alfabetização que possibilita aos alfabetizandos/as a apropriação do saber sistematizado e o fazer-se sujeito de sua história.
OBJETIVO GERAL:
• Superar o analfabetismo em Belém
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Garantir a continuidade dos estudos dos educandos oriundos do MOVA na rede regular de ensino de EJA;
• Buscar a integração e o engajamento de diversos setores organizados da sociedade na luta pela superação do analfabetismo e;
• Possibilitar aos alfabetizandos a apropriação da leitura e da escrita numa perspectiva de prática essencialmente social, fortalecendo a construção de uma leitura crítica .
O Mova assume mais uma vez o compromisso com a alfabetização de jovens e adultos em Belém e lança como meta alfabetizar 7.000 educandos, com 330 turmas em todos os bairros de Belém. Maiores informações sobre o projeto e o cadastramento de novas turmas e educandos estão disponíveis na diretoria de educação – DIED-SEMEC, localizada na Av. Governador José Malcher nº 1291 ou pelos telefones 32195114 - 32195117.
VENHA E PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM! SEJA NOSSO PARCEIRO E AJUDE A SUPERAR O ANALFABETISMO EM BELÉM
domingo, 29 de janeiro de 2012
Convite lancamento Chapeu do Boto - próprio para internet.
CURSO – TALLER: ANIMACIÓN Y RECREACIÓN Evento público · De Edgar Quijada e Fiep Monagas.
- sexta, 20 de Abril de 2012 às 07:00 até sábado, 21 de Abril de 2012 às 12:00
- OndeUniversida
d Pedagogica Experiment al Libertador Maturin-Mo nagas/ Venezuela - DescriçãoEVENTO ORGANIZADO POR EXPRESIÓN DEPORTIVA Y FIEP MONAGAS
Certificado del Curso (Acredita 16 Horas), por la Federación Internacional de Educación Física – FIEP
Material de Apoyo en CD.
Profesor del Curso - Taller: Dr. Eddy Cabrera
(Presidente de la FIEP Venezuela - LUZ)
sábado, 28 de janeiro de 2012
Invitacion a animar a nuestros deportistas paralimpicos
Acesse: http://www.fiepbrasil.org
CONGRESSO EUROPEU - FIEP.
|
SEMEC lança livro sobre educação ribeirinha .
Mais de 900 crianças estudam nas chamadas UPs ( Unidades Pedagógicas) " As crianças são a peça mais importante dentro do processo educativo" ressaltou a professora Eliana Pojo, organizadora do caderno, que mostra como vem sendo realizada a educação amazônica, dentro de um olhar específico, que prioriza a sensibilização ambiental e as particularidades de cada comunidade.
A Secretária Municipal de Educação, professora Therezinha Gueiros, esteve presente e reforçou a importância do foco nas crianças ribeirinhas. Professoras, líderes de comunidades e alunos participaram do lançamento. Depoimentos emocionados enfatizaram a importância da valorização da cultura ribeirinha como o da Dona Quinha, líder comunitária das Ilhas banhadas pelo rio Guamá, falou das dificuldades sofridas anteriormente pelas crianças, que estavam à margem da educação e. "Hoje, a luta valeu apena, e nossas escolas estão bem melhores e os filhos de nossa gente agora podem dizer que recebe uma educação boa e de qualidade" destacou a líder comunitária que está satisfeita com os investimentos que a Semec vem fazendo na construção de novas Unidades pedagogias (UP) nas ilhas de Belém.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
PREPARATÓRIO EDUCAÇÃO FÍSICA APEF-RIO 2012.
Atendimento: mparentecampos@gmail.com (Marcia Parente) ou pelos Tels. 30452071 e 75033376
Programa: Fundamentos da Educação e Específica de Educação Física.
Horário: 08:00 às 17:00
Duração: 7 encontros (56 horas)
Calendário: 28/01 - 04/02 -11/02 - 25/02 - 03/03 - 10/03 - 17/03.
Local: Colégio Lemos de Castro (Madureira)
Investimento: R$ 350,00
Professores: Ângelo Vargas - Gilbert Costa – Sandra Vidal - Fabiana Albino - Tânia Neto.
Coordenação: Sergio Sartori e Walfrido Amaral
Tudo pronto para a volta às aulas na Rede Municipal.
Mas antes mesmo da Jornada Pedagógica ser iniciada, uma escola já tinha dado o pontapé inicial nos preparativos. Desde o dia 16 de janeiro, a ecoescola Alda Eutrópio,uma das 6 unidades de ensino que trabalham num modelo inovador de educação, que privilegia as múltiplas inteligências da criança, se mobiliza. No primeiro momento, foi feita uma formação intensiva com os professores. Os últimos dias foram dedicados à preparação das salas para os 12 professores receberem as 450 crianças já matriculadas. Em 2012 ,o número de professores foi dobrado para trabalhar com 150 crianças a mais, com a criação do primeiro ano do ensino fundamental, a antiga alfabetização. Só no chamado C1, vão ser 6 turnos, "Essas turmas foram criadas em caráter emergencial. A secretária, Therezinha Gueiros, percebeu a demanda de alunos sem escola aqui, na área do Tapanã" explicou a diretora da Alda Eutrópio, Elizangela Jordão.
Em breve, um novo bloco será construindo, anexo à Escola Alda Eutrópio, para a expansão do trabalho até o quinto ano do ensino fundamental. A ecoescola já preparou uma recepção especial para os pais dos alunos. Na segunda-feira, durante a chegada das crianças, os responsáveis serão apresentados às professoras e tomarão conhecimento de tudo o que seus filhos irão aprender durante 2012.
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Actividades - Recreativas:
Las actividades recreativas son técnicas que no están orientadas hacia una meta específica y que ejercen su efecto de un modo indefinido e indirecto. Entre dichas actividades se pueden mencionar la música, los juegos, las atracciones, etc., donde los grupos pueden elegir actuar con sus objetivos principales puestos en el campo de la recreación.
Con las actividades recreativas es posible aumentar la creatividad del grupo. Siempre y cuando éstas sean elegidas de acuerdo a los intereses y a las capacidades de los participantes.
Este método ayuda a la integración de los individuos al grupo, y proporciona oportunidades para el reconocimiento, la respuesta y nuevas experiencias. A su vez, crea una atmósfera agradable, aumenta la participación, facilita la comunicación, fija algunas normas grupales y desarrolla la capacidad de conducción. La gran ventaja de este tipo de actividad es la disminución de tensiones. Se considera como un auxiliar para el proceso de grupos que tienen objetivos definidos y propósitos más serios.
Educação física escolar e filosofia: uma prática consciente.
1 / 1
Introdução
Considerando o crescimento, a qualidade da literatura na área da Educação Física (Oliveira 1983, Bracht 1985, Santin 1987, Kunz 1991, Tubino 1992, Freire 2003), entre tantos, percebe-se a evolução contínua da área, conforme Freire (2001, p. 19) comenta "... a Educação Física não é, ela está sendo construída a cada instante, e ainda bem".
Questionamentos referentes ao seu papel na sociedade, qual seu objeto de estudo? O que é Educação Física e para quê? Tem servido como temas para discussões em debates, estudos, enfim, local onde haja pessoas interessadas no desenvolvimento da disciplina.
Assim como na educação em geral percebemos que o foco de ensino deixou de ser somente o desenvolvimento do raciocínio lógico ou a memorização de fórmulas e informações, na Educação Física as mudanças de ponto de vista também acontecem, comprovando a dinâmica da área. Citamos como exemplo o fato de vários profissionais refletirem sobre os aspectos negativos da supervalorização do esporte competitivo (TUBINO, 1992).
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Moxibustion Found Helpful for Knee Osteoarthritis
Acupuncture Outperforms Glucosamine HCL over the Long-Term for Knee Osteoarthritis
Glucosamine Hydrochloride (HCL) is often recommended for the management of joint pain by many western and alternative practitioners from various disciplines. Glucosamine has shown somewhat mixed results clinically and within studies but is generally considered safe and at least somewhat effective. Researchers from Tianjin Hospital in Tianjin China recently concluded a study comparing properly applied acupuncture points (that is chosen with a relevant diagnosis as opposed to using a set of points as is common in many acupuncture studies) to glucosamine HCL treatments.
120 patients with osteoarthritis of the knee and related pain and mobility issues were divided into an aucpuncture treatment group and a Glucosamine HCL treatment group. The acupuncture group used proper pattern diagnosis to choose relevant points but they generally included xiyan, ST 35, SP 9, GB 34 among others. The Glucosamine HCL group was administered 2 capsules 3/x day. Treatment was offered over 4 weeks with a 9 week follow-up to see what results were maintained.
Researchers found that after 4 weeks both the acupuncture and the Glucosamine HCL treatment groups experienced statistically similar benefits in pain reduction, mobility, etc.. At the 9 weeks follow-up, however, there was a very significant difference between the rates of improvement that had held between the acupuncture group and the Glucosamine HCL group (83.3% s. 61.7% effective rate respectively).
They concluded that acupuncture appears to provide better long-term benefits than the Glucosamine HCL treatment.
Com gol de ex-tricolor aos 44, Timão bate Flu e leva Copinha pela oitava vez.
A vitória veio do jeito que o corintiano está acostumado: de virada, com um gol aos 44 minutos do segundo tempo e com o estádio lotado. Mais de 37 mil pessoas estiveram no Pacaembu e viram o zagueiro e capitão, Antônio Carlos, virar o herói da manhã. Detalhe: o jogador já teve passagem pela base tricolor.
Antônio Carlos marcou os dois gols da equipe paulista e fez da final entre os dois maiores campeões da Copinha um verdadeiro show de bola. Gigantes, os garotos pouco sentiram o calor da capital paulista e proporcionaram um duelo cheio de velocidade, dribles, belas defesas, drama e muita emoção.
Por Gustavo Serbonchini e Marcos Guerra São Paulo
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
Dor de cabeça e enxaqueca são doenças que exigem tratamentos diferentes.
Confira a matéria completa neste Link
Fonte:
Acupuntura é eficiente contra enxaqueca, aponta estudo Tratamento alternativo chinês funciona em longo prazo
Um estudo publicado no Canadian Medical Association Journal indica que a acupuntura ajuda a reduzir o número de dias de enxaqueca e pode ter efeitos duradouros sobre o problema. A análise foi liderada por um pesquisador da University of Traditional Chinese Medicine, na China.
Na pesquisa, quase 500 adultos foram submetidos a sessões da tradicional acupuntura chinesa ou da acupuntura sham, na qual agulhas são inseridas em pontos não específicos do corpo. A experiência durou cerca de quatro semanas e os grupos não foram informados sobre o tipo de método que receberiam.
Durante o teste, os participantes submetidos ao método chinês alegaram ter menos episódios de enxaqueca do que antes de fazer acupuntura. Antes do estudo, a maioria sofria de enxaquecas mensalmente, com cerca de seis ocorrências por mês. Após passar pelo procedimento, os relatos de enxaqueca caíram para três episódios por mês.
Mesmo após as quatro semanas de acupuntura, os participantes do método mais tradicional afirmaram ter menos dias de enxaqueca, com menos frequência e menor intensidade. Já os que fizeram a acupuntura sham não declararam qualquer alteração da rotina.
Alimentos que combatem a enxaqueca
São muitas as causas da enxaqueca, ou mesmo de uma simples dor de cabeça: falta de sono, estresse, variações de temperatura, hábitos alimentares... Ainda há, no caso das mulheres, aquela dor de cabeça típica do período pré-menstrual. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, 15% da população do planeta sofre desse mal, o que inclui, aproximadamente, 25 milhões de brasileiros afetados pela doença.
Além de usar medicamentos e evitar as causas acima, um dos poderosos remédios contra a enxaqueca pode ser o mesmo hábito que a provoca - a alimentação. Você sabia que alguns nutrientes têm o poder de aliviar os sintomas e reduzir essa complicação? Veja quais são e por quê:
1. Selênio contra os radicais livres
Presente principalmente em salmão, ostras cruas, castanha do Pará, fígado de boi e farelo de trigo, o selênio é um mineral capaz de retirar os metais tóxicos do corpo. "Esses metais tóxicos, quando se depositam em nosso organismo, não só contribuem para o aumento dos radicais livres como podem causar sintomas de enxaqueca, além de elevar o risco de doenças neurológicas, como Alzheimer e Parkinson", diz a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilibrio Nutricional.
2. Magnésio para relaxar
O papel do magnésio no combate às dores de cabeça e enxaquecas foi demonstrado em uma série de estudos. De acordo com a nutricionista Roseli Rossi, a concentração de magnésio em nosso corpo afeta os receptores de serotonina - substância responsável por regular a percepção a dor e disposição - bem como outros receptores e neurotransmissores relacionados à enxaqueca.
3. Aproveite a ação anti-inflamatória do Ômega3
O consumo em excesso de alimentos inflamatórios, como carboidratos refinados, gorduras e embutidos, provoca a produção de substâncias pró-inflamatórias, que causam a dilatação dos vasos e, consequentemente, a dor de cabeça. Nesse caso, o ômega3 é o melhor remédio. "Ele tem ação anti-inflamatória, combatendo essas substâncias causadoras de enxaqueca", afirma a nutricionista Roseli Rossi.
4. Invista nos antioxidantes
"As substâncias antioxidantes têm o poder de fazer a varredura do excesso de radicais livres e outras substâncias tóxicas em nosso organismo", afirma a nutricionista Roseli Rossi. Essa ação contribui para o equilíbrio metabólico e o melhor funcionamento da circulação, além de ser anti-inflamatória. "Essas propriedades funcionais podem amenizar o sintoma de dor, interferindo indiretamente, portanto, na incidência de enxaquecas", completa Roseli.
Fonte:
Jornada Pedagógica tem participação maciça dos profissionais de educação.
A jornada envolve professores, coordenadores e técnicos das escolas. A Semec participa com coordenadores e técnicos da Diretoria de Educação (DIED) na organização, formação e palestras sobre Diretrizes Curriculares.
Na Escola Honorato Filgueiras, no bairro da Cidade Velha, todos os 30 professores estiveram presentes. A temática colocada em discussão foi a “ Pedagogia do Olhar” que para a diretora da escola, Maria Divane, “a criança precisa ser vista de maneira integral e não dissociada da realidade em que ela vive”, falou a gestora que está confiante que no resultado dessa semana pedagógica vai influenciar positivamente no aprendizado dos alunos da escola.
Há 28 anos como técnica pedagógica da escola, Ana Telma Souza avaliou a jornada como momento ideal "para redimensionar o projeto educacional da escola na socialização de saberes e práticas, competências e habilidades para a inclusão social" .
Na Escola Rotary, no bairro da Condor, não foi diferente. Houve participação de todos os profissionais de educação da escola. " Vamos envolver os professores para firmar o compromisso de ter um bom planejamento e assim, ter o retorno dos alunos" disse a diretora, Elisandra Pinto.
Fotos: Rosa Costa
Eidorfe Moreira é tema do Ciclo de Palestras
A vida e a obra do professor Eidorfe Moreira, patrono da X Feira Pan-Amazônica do Livro, continua sendo alvo de debates na programação que acontece no Centro Eventos Júlio César. Na quarta-feira (20) o homenageado deste ano será tema do Ciclo de Palestras da Literatura Brasileira, que acontece de 10h às 17h30, no mini-auditório do Centro Eventos Júlio César.
CLIQUE E VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
O filósofo e professor Benedito Nunes abre a programação falando sobre 'Eidorfe: o filósofo da Geografia'. Benedito Nunes era amigo do professor Eidorfe e conta que o escritor produziu mais de 50 artigos. 'Ele era um grande conhecedor das Ciências Humanas, Literatura e Filosofia. Vou falar sobre a sua concepção geográfica da vida, sua concepção de mundo com base na geografia', explica Benedito Nunes.
Nunes complementa que Eidorfe foi um grande escritor e professor. A professora Amarílis Tupiassú compartilha da mesma opinião, para ela 'Eidorfe Moreira tinha uma visão ampliada do mundo, a partir dos saberes que se intercorrelacionam. Pois ele é formado em Direito, mergulho no Direito por opção, mas foi um estudioso profundo da geografia, da história, da literatura', comenta Tupiassú.
A professora Amarílis Tupiassú fecha a programação sobre a vida e obra de Eidorfe Moreira, às 17h30, abordando sobre o múltiplo Eidorfe. 'Vou falar sobre o múltiplo, diverso, o humanista que estuda tudo o que diz respeito ao ser humano. Ele sempre lida com a ciência e ao mesmo tempo com a literatura, ou seja, ele sempre lida com a verdade e a ficção. Ele tem artigos sobre Guimarães Rosa e também sobre os Sermões do Padre Vieira', declara.
A programação do Ciclo tem também a participação do professor e doutor em História da UFPA, Aldrin de Figueiredo, falando sobre 'O devorador das manadas: Eidorfe Moreira, biográfo', em seguida o professor Silvio Holanda com a palestra 'Geografias mágicas'. O Ciclo de Literatura Brasileira acontece até o dia 23 de setembro, abordando as obras de Guimarães Rosa, Bruno de Menezes, Dulcinéia Paraense e Mário Quintana. Tendo como palestrantes João Carlos Pereira, Alonso Júnior, Lilia Chaves, Paulo Nunes, Acyr Castro entre outros.
segunda-feira, 23 de janeiro de 2012
Terceira Idade: os novos tempos do dia-a-dia, por Raúl Lorda A Pedagogia da Comunicação.
|
El circo ha llegado! Actividades de circo en las escuelas y espacios de ocio.
De acuerdo con Torres (1998) Circo es una actividad secular del cuerpo difíciles de precisión de origen. Las posibles raíces de las artes circenses están en la pista de la antigua Grecia y el Imperio egipcio. Pero fue en Europa que el circo ha evolucionado.
"Anfiteatro de Astley" La primera moderno circo abrió sus puertas en Londres (1770) de Philip Astley, un oficial de Inglés de la caballería británica. Su circo se caracteriza por un área circular con el público en las gradas junto a los artistas, y tenía la muestra como el pináculo de las actuaciones ecuestres, pero se dio cuenta de que para motivar a que el público necesita más lugares de interés, tales como acróbatas, payasos y saltimbanquis (Torres, 1998 ).
El circo de los siglos XX y XXI es la fantasía, la imaginación, la creatividad y la ligereza de un espectáculo que su origen está en el entrenamiento militar.
Para Silva y Gonçalves (2010) del circo moderno llegó a Brasil en 1830, impulsado por los ciclos económicos y las grandes empresas estuvieron presentes en la capital, llegando a ser conocido por su circo tradicional, lo que favoreció la participación exclusiva de las familias en todos los asuntos.
Los cambios en el circo trajo la creación del "Nuevo Circo" que se remonta al arte del circo en varios lugares, como escuelas, hoteles, instituciones, clubes y otros.
Actividades circenses se les puede enseñar a los objetivos y propósitos diferentes, de acuerdo con el sitio de práctica, la intención y el alcance de la aplicación. Su propósito es despertar la motivación en la práctica de negocio del circo, el desarrollo de la independencia, la confianza, el disfrute y la socialización, y permitir el reconocimiento del circo como un organismo la práctica artística de gran valor para la práctica de los estudiantes.
La experiencia y la experiencia a través del circo, las modalidades son juegos malabares, las modalidades equillíbrio (pata de palo, monociclo, y el rodillo slakeline estadounidense) forma aérea (trapecio, tela y cuerda india), los métodos de suelo (Figuras acrobaáticas) y el ilusionismo y payaso.
Los profesionales de la educación física son temas que tienen que ver con los diferentes elementos de la cultura física (danza, lucha, juego, deporte, gimnasia), y se encuentran en las actividades de circo para enriquecer y ampliar las posibilidades de este profesional, especialmente en la escuela , un lugar privilegiado para el desarrollo humano y el acceso y la producción de conocimiento.
SOBRE O AUTOR:
Esp. Tiago Aquino da Costa e Silva (Paçoca) - CREF 049529-G/SP Twitter oficial: @tiago_pacoca |
Escuela de Danza: ¿Qué enseñar?
Cuando pensamos en el trabajo de desarrollo con la danza como un mecanismo educativo, tenemos la certeza de que no será una tarea fácil en vista de la formación y la falta de práctica en las instituciones de educación superior, la escasez de publicaciones relacionadas con la danza proceso educativo, así como el idealismo lleno de libros que tienen que ver con el asunto.
Hemos encontrado este trabajo en el telar de la danza en las escuelas la importancia de una metodología de enseñanza práctica y capaz de hacer la investigación y el arte un espacio de diálogo, la fabricación y la educación. Lima (2008) nos dice que "no hay necesidad de ser un artista o un fondo en el arte, debe utilizar el método artístico: la búsqueda de siempre, inquieto y no rendirse", y aprender a enseñar el método de Freire afirma del conocimiento. Es decir, utilizando este conocimiento para asimilar el arte de la arte de la danza de la educación. De esta manera podemos mostrar que la danza se presenta como un mecanismo que permite a los profesionales un aprendizaje que va más allá de hacer los movimientos.
Así, los estudiantes tienen la oportunidad de investigar, experimentar, descubrir, crear, discutir y desarrollar, además de bailar, de otros contenidos diversos. Los temas tratados están relacionados con el área de interés del público objetivo - los niños y adolescentes, familia - padre y madre y la institución educativa - la escuela.
Como resultado de este trabajo, se pueden lograr resultados significativos en la vida cotidiana de los estudiantes, tales como la mejora en el rendimiento escolar, la facilidad de la experiencia del grupo, el desarrollo de capacidades críticas, la reducción de la timidez, el respeto de los diferentes sistemas sociales, étnicas, de género, la religión, entre otros.
Por lo tanto, tenemos el reto de discutir los problemas en su enseñanza de la danza, educativos y metodológicos, con el fin de obtener una propuesta de desarrollo de la enseñanza / aprendizaje de la danza en la escuela que realmente puede ayudar no sólo para el desarrollo físico / motor de los estudiantes, pero También les dará una educación que le acompañó durante toda su vida
SOBRE O AUTOR:
Prof. Marcelo Grangeiro CREF 0810 - G/MA (educador) |