topfiep

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Natal com arte em toda parte‏.

EXPOSIÇÃO, JAZZ, SINFÔNICA E VOZES NA VOLTA DO NATAL COM ARTE EM TODA PARTE

Neste período de festas de fim de ano, Belém ganha programação natalina com a retomada do projeto Natal com Arte em Toda Parte.

O Museu de Arte Sacra preparou uma homenagem especial ao período que marca o nascimento de Jesus. Até o dia 16 de janeiro, os visitantes do museu vão conhecer a exposição “Natividade em Belém”, que exibe uma grande variedade de peças que retratam a infância de Cristo.

As obras, de maioria portuguesa, fazem parte do acervo do colecionador José Fragoso Reis, que disponibilizou as peças para aproximar ainda mais o público de uma das datas mais celebradas do ano, com imagens sobre Cristo datadas dos séculos XIX e XX. A exposição conta também com oratórios e presépio que rememoram o evento simbólico-religioso.

A mostra “Natividade em Belém” é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secult, Sistema Integrado de Museus e Memoriais e do Museu de Arte Sacra. A entrada é franca.

E nesta segunda-feira, 19, às 20h, o público poderá participar gratuitamente do Concerto de Natal da Amazônia Jazz Band, que apresenta repertório com canções natalinas tradicionais e um tributo a Michael Jackson. O concerto acontece no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.

Além da Amazônia Jazz Band, está confirmada apresentação do Coro Carlos Gomes, que ao lado da Jazz Band, irá interpretar canções tradicionais natalinas com arranjos jazzísticos. De acordo com a organização do evento, três instrumentistas marcam presença no concerto: o trompetista Johab Natan, o percussionista Marcos Matos e o flautista Lenildo Araújo. No repertório, sob a regência de Renaldo Ferreira, canções como “Noite de Paz”, “Sinos de Belém”, “Mueva los Huesos”, “Chanel one Suite”, “Ó vinde Cantemos”, e um tributo a Michael Jackson adaptado por Josiel Saldanha.

Na terça-feira, 20, às 20h, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz se apresenta em um palco armado em frente à Igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha. No palco, 60 músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, 135 crianças do Coro Infanto-Juvenil Vale Música, e 60 integrantes do Coro Lírico do Festival de Ópera do Theatro da Paz. No repertório, músicas de natal populares e clássicas, e a participação da soprano Patrícia Oliveira. O encerramento do espetáculo será marcado pela apresentação de efeitos especiais e fogos de artifício. O mesmo evento será realizado na quinta-feira, dia 22, às 19h, também ao ar livre, em frente a Igreja de São João e Nossa Senhora das Graças, na Praça da Matriz, em Icoaraci.

Na sexta-feira, dia 23, na Estação das Docas, o coral Cordeirinho de Deus se apresenta no Projeto Por do Som - Especial de Natal, na Orla do Armazém 3, a partir das 18h. Aberto ao público, espetáculo “O Verdadeiro Natal Jesus” terá a participação de 30 vozes, com crianças que vivem no abrigo da Creche Casa Lar Cordeirinhos de Deus, A creche ampara crianças de até sete anos de idade, proporcionando regime de creche, abrigo e assistência às crianças portadoras de câncer, oriundas do interior do Estado. No programa, músicas que passam mensagens do nascimento e morte de Jesus. Ao final do espetáculo, o público é convidado a cantar o clássico ‘Noite Feliz’.

A retomada do projeto Natal com Arte em Toda Parte é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, com apoio da OS Pará 2000 em parceria com a Academia Paraense de Música.

Natal com Arte em Toda Parte

Programa:

Segunda, 19, às 20h: Concerto de Natal da Amazônia Jazz Band. Local: Estação das Docas – Teatro Maria Sylvia Nunes. Entrada franca.

Terça, 20, às 20h: Concerto Natalino. Local: Palco armado em frente à Igreja de Santo Alexandre - Cidade Velha. Aberto ao público.

Quinta, 22, às 19h: Concerto Natalino. Palco armado em frente à Igreja de São João e Nossa Senhora das Graças, na Praça da Matriz, em Icoaraci. Aberto ao público.

Sexta, 23, a partir das 18h: Projeto Por do Som Especial de Natal - O Verdadeiro Natal Jesus. Local: Orla do Armazém 3, na Estação das Docas. Aberto ao público.

Até 16 de janeiro: Exposição ‘Natividade em Belém’. Local: Museu de Arte Sacra. Aberta de terça à sexta-feira, de 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 14h. Entrada franca.

Nenhum comentário: