topfiep

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Galeria de artes do Liceu Mestre Cardoso ganha função educacional.





Depois de 8 meses em obras, a galeria que faz parte do Núcleo de Artes Laís Aderne, do Liceu Escola de Artes e Ofício Mestre Raimundo Cardoso, em Icoaraci, reabriu com 2 exposições. O evento aconteceu na última quarta-feira (21) O Liceu existe há 15 anos com um trabalho de educação voltado para o desenvolvimento da comunidade. São quase 2000 alunos que participam semanalmente de oficinas de artesanato,na própria escola, absorvendo assim a cultura local. " O espaço da nossa galeria era ocioso e não tinha visitação. Agora, criamos um compromisso com a informação em forma de arte" disse a diretora Janice Lima. A proposta de espaço educacional se confirma em uma das exposições que começaram com a reabertura da galeria. Durante 1 ano, estarão expostos na galeria trabalhos em cerâmica de 10 mestres do artesanato marajoara. A partir da próxima semana,o espaço será aberto ao público, para visitações de grupos escolares de todos os municípios do Estado. Um monitor estará disponível no local, como uma espécie de guia cultural para os estudantes.

A segunda exposição a mostra na galeria do LIceu é " Etnoconexões entre a arte e a matemática" Uma professora de matemática, um professor de arte e ceramistas trabalharam em conjunto e fizeram um diálogo estético com o conhecimento matemático, traduzido em belas obras de pintura.

Além de trazer essa agregadora proposta educacional, a galeria ganhou também em modernidade e conforto. O espaço foi climatizado e todo reformado na iluminação e instalações. Com o cuidado de preservação do acervo, foi criado no local uma sala denominada de "reserva cultural" onde ficam guardadas as peças de cerâmica, usadas em exposições passadas e disponíveis para futuras curadorias.

O ponto alto do evento foi a chegada da Secretária de Estado, Therezinha Gueiros, que se encantou com o local e a proposta do trabalho a ser implantado na galeria.Durante o discurso, ela agradeceu à diretora, Janice Lima, e aos professores e mestres de cerâmica do Liceu. Além de destacar a iniciativa da diretora Janice em agregar a galeria à escola, a secretária destacou a importância de alavancar a missão." Essa escola foi gerada a partir da comunidade e minha esperança é que ela agora possa segurar esse projeto" disse Therezinha Gueiros.

Como diz Toquinho na música "Aquarela", cantada por 22 crianças do Coral do Liceu, durante o encerramento do evento, " o futuro é uma astronave, que tentamos pilotar" Se depender da vontade da Secretária e do empenho do LIceu, a educação e arte vão continuar caminhando juntos, sem descolorir...

Texto: Syanne Neno

Fotos: Rosa Costa

Nenhum comentário: