topfiep

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

3ª Primavera de Museus do Ecomuseu da Amazônia.





O Ecomuseu da Amazônia iniciou ontem (20), às 10h, a programação da “3ª Primavera de Museus” na Ecoescola Laís Aderne em Icoaraci, com o tema “Mulheres, arte e sociedade. Construindo a memória de um povo”.

Para marcar a homenagem as mulheres que se destacaram em várias áreas da sociedade, a organização do evento está fazendo uma exposição sobre a vida da Profª Laís Aderne, falecida em 2007, que foi a idealizadora do Ecomuseu da Amazônia e, dedicou parte de sua vida a preservação da cultura do povo. Como fruto desse trabalho foi a implantação do Liceu do Paracurí, Feira do Artesanato em Icoaraci, Ecomuseu e a Sociedade dos Amigos e Artesões de Icoaraci.

“É uma honra homenagear a professora Laís, ela mostrou com o seu trabalho que a cultura do povo precisa ser preservada como patrimônio, seja no âmbito físico ou imaterial. E nada mais justo começar a programação numa escola que tem o nome da nossa homenageada”, falou a Maria Terezinha, coordenadora do Ecomuseu da Amazônia, que agradeceu a dedicação da diretora da escola e o empenho dos professores e alunos para realização do evento.

A pedido da diretora da ecoescola Laís Aderne, Estelita Nascimento, a coordenação também abriu uma exposição sobre a vida da Profª Rita Nery, idealizadora, junto com a secretária Therezinha Gueiros, das ecoescolas em Belém que é uma nova pedagogia implantada na educação infantil.

O Ecomuseu da Amazônia foi criado pela Secretaria Municipal de Educação em Julho de 2007. Localizada na Escola Bosque, tem atuação em Mosqueiro, Ilha de Mari-mari, Caruaru, Cotijuba, Icoaraci e Caratateua.

A programação da 3ª primavera de Museus vai até sexta (23).

Dia 20/09, Ecoescola Laís Aderne

- 9h, Performance “Mulheres e Sociedade”.

- 9:30h, Mesa Redonda Laís Aderne na arte e na sociedade.

- 11h, Exposição fotográfica “mulheres da terra”.

- 14h, feira de trocas.

21 a 23/09, Galeria de Arte da Faculdade de Artes Visuais – UFPa, de 10h às 17h.

- Exposição “lembranças iluminadas”.

21 a 23/09, Primavera de Museu do curso de Museologia da UFPa.

- 14h, conferência “ contribuição museológicas de Laís Aderne”

23/09, Orla de Icoaraci.

- 16h Pôr-do-sol cultural.

Texto: Luis Miranda

Fotos : Rosa Costa

Nenhum comentário: