topfiep

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Treinamento capacita professores para ensino em ecoescolas municipais.



Aperfeiçoar o trabalho e ampliar o número de professores das ecoescolas na rede municipal de ensino. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) promove um treinamento, desde o dia 1º e se estende até 05 de agosto, no auditório da Escola Bosque, em Outeiro.

Com uma idéia inovadora de educação, as ecoescolas atendem cerca de 1.400 crianças, de 4 a 6 anos de idade, que aprendem a ter consciência ambiental, sendo trabalhadas dentro da proposta pedagógica de Gardner e Celso Antunes que é a da múltipla inteligência.

As múltiplas inteligências são lingüística, lógico-matemática, espacial, musical, corporal-cinestésica, interpessoal e intrapessoal. As quatro ecoescolas que compõe o projeto foram criadas há três anos pela professora Rita Nery e, hoje, são motivo de orgulho para as diretoras Bernadete de Oliveira, Cyane Pereira e Estelita Nascimento.

Ao todo, participam os 31 professores das atuais quatro ecoescolas já em funcionamento, além de aspirantes as 12 vagas para novos professores das duas ecoescolas que serão inauguradas ainda esse mês, em Outeiro e Mosqueiro. Com esse aperfeiçoamento, a Semec pretende não só aumentar a quantidade de professores das ecoescolas, como qualificar quem já trabalha nesse ramo multifuncional de educação.

"Queremos, principalmente, trabalhar a postura e o compromisso dos professores. Como são escolas diferenciadas, que formam crianças dentro de um conceito diferente, eles precisam assumir essa responsabilidade", realçou Bernadete de Oliveira, diretora da Ecoescola Alana Barboza.

Texto: Syanne Neno
Fotos: Rosa Costa

Nenhum comentário: