topfiep

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Provinha Brasil avalia alfabetização matemática no CI 2o ano.

No início de agosto, a Secretaria Municipal de Educação - SEMEC recebeu do Ministério da Educação – MEC e encaminhou às escolas o kit da Provinha Brasil de Matemática. É a primeira vez que será avaliada a alfabetização matemática, pela Provinha Brasil, que realiza anualmente dois testes de leitura. O teste será aplicado em alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

O objetivo da Provinha Brasil é realizar um diagnóstico dos níveis de alfabetização matemática das crianças após um ano de estudos no Ensino Fundamental. O diagnóstico serve para orientar o planejamento dos professores no sentido de focalizar as necessidades de aprendizagem dos alunos.

A fim de intensificar o trabalho com matemática nas séries iniciais, o Centro de Formação de Professores incluiu na formação continuada dos professores, em curso desde fevereiro, conteúdos e práticas para o ensino da Matemática.

Nesta semana, de 08 a 11 de agosto, os professores de CI 2o ano estão estudando fundamentos e práticas da matemática, a partir da análise das questões do teste da Provinha Brasil, como parte das ações do Projeto Expertise em Alfabetização.

Além disso, “antes da aplicação do teste, a direção e a coordenação pedagógica devem encaminhar o estudo do Guia de Aplicação, de Correção e Interpretação de Resultados e Reflexões sobre a prática na Hora Pedagógica com os professores", informa Lorena Trescastro, coordenadora do Centro de Formação de Professores.

CRONOGRAMA DA PROVINHA BRASIL NA SEMEC - BELÉM
Período Ação
1 a 5.08 Entrega do kit nas escolas
8-12.08 Estudo da Provinha Brasil na Formação de Professores
15-19.08 Estudo e organização da aplicação do teste na HP dos professores nas escolas
22-26.08 Aplicação do teste em turmas de CI 2o ano
29.08- 02.09 Correção e interpretação dos resultados pelos professores e Coordenadores Pegagógicos
5-9.09 Planejamento a partir da análise dos resultados
12-16.09 Envio dos resultados em formulário eletrônico (link disponível no blog http://www.expertiseemalfabetizacao.blogspot.com)

27º Congresso Int. de Ed. Física - FIEP 2012
II Encontro Internacional de Estudantes de Educação Física
IX Congresso Científico Latino-Americano e Brasileiro da FIEP
"Prof. Dr. Manoel José Gomes Tubino"
V Seminário de Legislação Desportiva
X Fórum de Educação Física do Mercosul
Foz do Iguaçu - 14 a 18 de Janeiro de 2012
www.congressofiep.com

Nenhum comentário: