topfiep

terça-feira, 24 de maio de 2011

Projeto de lei inclui profissionais de Educação Física nos concursos da área saúde

O deputado estadual Carlos Gomes (PRB) protocolou, nesta sexta-feira (20), o projeto de lei nº 176/2011, que pretende garantir a inclusão de vagas para profissional de Educação Física em concursos públicos para a área da saúde realizados pelo Estado do Rio Grande do सुल।A proposição leva em conta a crescente divulgação de estudos que revelam a relação entre o aparecimento de doenças e a falta de atividade física. Carlos Gomes também chama a atenção para o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, o que justificaria a necessidade da atuação do profissional de Educação Física nos hospitais e postos de saúde. “Sabemos que o envelhecimento é um processo complexo, que envolve variações ligadas à genética, à presença ou não de doenças crônicas e também ao estilo de vida de cada pessoa. Esses fatores acabam influenciando o modo como alcançamos determinada idade. Nesse sentido, a participação em atividade física regular pode contribuir para o envelhecimento saudável”, defende.


A importância do profissional de Educação Física na saúde pública já é debatida há bastante tempo. Conforme a resolução do CONFEF nº 046/2002, Art. 1º - “O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da autoestima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo”.

Em 2008 o Ministério da saúde criou, por meio da portaria GM n°154, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), nos quais deve ser constituída um grupo de profissionais de diferentes áreas para atuar nas equipes de saúde da família.
Assessoria de Imprensa
Gabinete deputado Carlos Gomes
Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
(51) 3210 2444 / (51) 9894 2901
Acesse: http://www.fiepbrasil.org

Nenhum comentário: