topfiep

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Arraial Junino do CESE - 2011

Diversidade Cultural
As festas juninas São na sua essência multiculturais ,embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antonio, São João e São Pedro principalmente. A música e os instrumentos usados, cavaquinho, sanfona, triangulo ou ferrinho, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão.

As roupas "caipiras" ou "saloias" são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil como em Portugal. No Brasil. recebeu o nome de junina ( Chamada inicialmente de joanina, de São João ), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX.

Ainda antes, porém, a festa junina tinha sido trazida para o Brasil pelos Portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.


Ocê tá cunvidado para esta festança no arraiá!!!

Nenhum comentário: