topfiep

sábado, 31 de dezembro de 2011

Etíope Tariku Bekele vence a 87ª Corrida Internacional de São Silvestre .

Após a metade da prova, o etíope Tariku Bekele se destacou dos outros africanos e assumiu a liderança, sob uma tempestade cada vez mais forte. Aos 10km de prova, Bekele mantinha ritmo muito forte, acima de 20km/h, enquanto Marílson enfrentava as dificuldades da prova próximo a outro brasileiro, Damião Ancelmo de Souza.No quilômetro 12, os dois companheiros de Bekele na São Silvestre eram as motos, que acompanham o líder. Nem a subida da Brigadeiro Luis Antônio deteve o etíope. O segundo colocado era o queniano Mark Korir. Mas Bekele demonstrou estar focado na vitória, alcançando a marca de 26 km/h, perto dos 38 minutos de prova.Já no Ibirapuera, a vitória de Bekele era certa. O etíope não chegou a bater o recorde da prova, fazendo o tempo de 43m35s. Em segundo lugar, terminou o queniano Mark Korir, com 43m58s, seguido de outro queniano, Matthew Kisorio. Completam o pódio Martin Lel, em quarto, e Najin El Qad, em quinto.

Confira o tempo dos três primeiros colocados da São Silvestre 2011:

1º) Tariku Bekele (ETI) - 43m35s

2º) Mark Korir (QUE) - 43m58s
3º) Matthew Kisorio (QUE) - 44m12s
4º) Martin Lel (QUE) - 44m28s
5º) Najin El Qady (MAR) - 44m32s
6º) Barnabas Kosgei (QUE) - 44m45s
7º) Damião de Souza (BRA) - 44m53s
8º) Marílson Gomes dos Santos (BRA) - 45m06s

Queniana vence São Silvestre com chegada emocionante.

A queniana Priscah Jeptoo foi a grande vencedora da Corrida de São Silvestre em 2011. Após uma intensa disputa com Wude Ayalew, da Etiópia, a corrida foi decidida apenas na frente do Parque do Ibirapuera, nos metros finais.

Depois de largarem na Avenida Paulista com 20min de antecedência em relação aos homens, as mulheres da são Silvestre seguiram em um grande pelotão para a primeira grande descida da corrida. Na Rua Major Natanael a velocidade da prova aumentou e com isso o pelotão da frente diminuiu. Cerca de dez atletas se aproximaram primeiro do Estádio do Pacaembu e começaram a disparar.

Depois de passarem pela Avenida Pacaembu e pela Barra Funda, Priscah Jeptoo e Wude Ayalew dispararam de vez. Lado a lado, a queniana e a etíope entra na Av. Rudge e foram até o centro da cidade. Com uma pequena vantagem, Jeptoo tentou abrir vantagem, mas Ayalew manteve firme em sua perseguição.

Depois de saírem do centro de São Paulo, as duas entraram juntas na subida da Avenida Brigadeiro Luis Antônio e assim ficaram até passarem pelo cruzamento com a Avenida Paulista. Sem sinais de cansaço, as duas mantiveram o ritmo e ganharam velocidade quando começaram a descer a mesma avenida, trecho que foi incluído no novo percurso da São Silvestre, alterado neste ano.

Elas chegaram juntas na frente do Parque do Ibirapuera e, em um sprint final emocionante, Jeptoo disparou nos últimos 100 metros e venceu a São Silvestre de 2011.

Fonte:http://esportes.terra.com.br

Dose dupla: São Silvestre e réveillon se despedem com estilo de 2011.


A 87ª edição da prova tem recorde de inscritos e mudanças no percurso. Amadores e profissionais revelam como vão passar a virada do ano.

Fim de ano é época de muitos eventos e, para 25 mil corredores, o último dia de 2011 terá duas grandes festas: a Corrida de São Silvestre e a chegada do ano novo. A competição terá largadas às 15h, com os cadeirantes; às 17h10m, com o pelotão feminino; e, finalmente, às 17h30m, a elite masculina seguida de todos os outros inscritos. A principal prova do ano, que faz parte do calendário do Verão Espetacular, será transmitida ao vivo pela TV Globo, às 17h, e em tempo real pelo GLOBOESPORTE.COM, a partir das 14h.

Por Luisa Prochnik
Rio de Janeiro

A 87ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre trará novidades. A largada continua na Av. Paulista, mas a chegada, que era no mesmo local, foi transferida para o Obelisco, próximo ao Parque do Ibirapuera. Com essas alterações, a prova contará com dois novos pontos de descida.

A mudança dividiu opiniões. Fato é que muitos resolveram avaliar a São Silvestre versão 2011 e o recorde de inscritos foi batido. O grande nome da prova é o brasileiro Marílson Gomes dos Santos, principal fundista do país. Atual campeão, ele vai em busca do tetra. No entanto, as mudanças no percurso, segundo o próprio corredor, tirarão dele a vantagem de anos anteriores, quando o conhecimento do trajeto o deixava ainda mais favorito à vitória.

O novo percurso não é o único obstáculo de Marílson. O brasileiro Damião Ancelmo de Souza disse que descerá “embalado” na busca pelo pódio. Os quenianos, mesmo pegos de surpresa com as mudanças, afirmaram que isso não tira a força deles.

corrida Marilson São Silvestre 2011 (Foto: Marcelo Machado de Melo / Ag. Estado)
Marílson: favorito, mas desconfortável com novo
percurso (Foto: Marcelo M. de Melo / Ag. Estado)

O principal nome do país africano é Martin Lel, tricampeão da Maratona de Londres. Os outros destaques são Duncan Kibet, Mathew Kisorio, Barnabas Kiplagat Kosgei, Mark Korir. Além do Quênia, a elite masculina conta com atletas de Portugal, Tanzânia, Etiópia, Marrocos, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai. Caso Marílson conquiste o tetra ou qualquer outro brasileiro vença, o país se igualará ao Quênia, com 12 vitórias cada, desde que a corrida tornou-se internacional.

Mais desfavorável é o placar na elite feminina. São oito vitórias quenianas contra apenas cinco brasileiras. A força do Quênia está em três nomes principais: Eunice Kirwa, Prisca Jeptoo e Nancy Kiprop. Destaque também para a marroquina Samira Raif e para a etíope Yime Wude Ayalew, campeã de 2008.

No pelotão nacional, a torcida vai para Adriana Aparecida, campeã da maratona no Pan de Guadalajara-2011; Cruz Nonata, Marily dos Santos e Lucélia Peres, vencedora da São Silvestre em 2006.

Resultados do feminino - de 1975 até 2010:
1º - Quênia - 8
2º - Portugal - 7
3º - Brasil - 5
4º - México - 4
5º - Alemanha - 3
6º - EUA - 2
Equador - 2
Etiópia - 2
9º - Dinamarca - 1
10º - Iugoslávia - 1
11º - Sérvia/Montenegro - 1

Resultados do masculino - 1945 até 2010 :
1º - Quênia - 12
2º - Brasil - 11
3º - Bélgica - 6
Colômbia - 6
5º - Equador - 4
México - 4
Portugal - 4
8º - Argentina - 3
9º - Chile - 2
EUA - 2
França - 2
Inglaterra - 2
Iugoslávia - 2
14º - Alemanha 1
Costa Rica - 1
Etiópia - 1
Finlândia - 1
Tchecolosváquia - 1
Uruguai - 1

info São Silvestre 2011 - 2 (Foto: ArteEsporte)Confira as alterações no percurso da São Silvestre (Foto: ArteEsporte)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Happy New Year.

Quando a meio noite trouxer o Ano Novo para o mundo e os fogos de artifício anunciarem sua chegada, nossos sonhos sairão por aí...

FELIZ ANO NOVO !

Copiar Para Que?

Recentemente revista de circulação nacional veiculou matéria denominada “ O fitness pré-histórico” em que se afirma que as “atividades são parte do chamado paleotreino, uma série de exercícios inspirados em movimentos que o homem fazia no período paleolítico ( de 2,7 milhões de anos a dez mil anos a.C.).

Mas, para nós profissionais de educação física que tivemos a oportunidade de conhecer, estudar e aprender o Método Francês, inclusive em nosso tempo de ginásio, as aulas de educação física eram prioritariamente conduzidas pelo Método Francês, que preconizava e classificava os exercícios físicos em grupos: jogos, evoluções, “assouplissements ( flexionamentos), movimentos mímicos, educativos, aplicações e desportos.

Os exercícios de flexibilidade de ordem analíticos apresentam uma subclassificação segundo a sua ação: braços, pernas, tronco, combinados, assimétricos e da caixa toráxica, os movimentos mímicos, os educativos e as aplicações divididos em famílias:marchar, trepar, saltar, levantar e transportar, correr, lançar, atacar e defender.

É aqui nesta classificação que o francês Erwan Le Corre, mentos do movNat (mova-se naturalmente) incorre em pretender ressuscitar o antigo Método Francês, não fazendo nenhuma citação ao mesmo ao longo do artigo.

Como se pode perceber, o presente método nada mais é do que uma reprodução de algo que vigorou durante anos nas aulas d educação física das escolas da França e também nas brasileiras.

Parece que virou moda buscar no passado atividades físicas que predominavam junto à sociedade e revitalizá-las com outra roupagem como é o presente caso e dos alongamentos, que no passado eram denominados de flexibilidade.

O brasileiro Alvaro Romano, nos anos 70 criou uma ginástica natural que utilizava o peso do corpo como forma de se exercitar, porém, indagado a respeito do Fitness pré-histórico afirmou: “ eles propõem atividades que tem muito risco”, e exemplificou: “ não é qualquer pessoa que pode subir em uma árvore, atirar uma pedra ou carregar um tora”.

Por outro lado, a coordenadora do Laboratório de Pesquisa do Exercício da UFRS, Flávia Martinez comentou que: “ é uma proposta válida, mas não recomendaria para quem não tem um preparo físico”.

Mais uma vez trazem para nosso País uma atividade requentada e que é vendida como novidade e, certamente, os “sabidos de plantão” saberão tirar proveito e auferir lucros financeiros às custas de incautos brasileiros.

Cabe perguntar: Onde estão as autoridades responsáveis pelos órgãos que deveriam cuidar da educação física “.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Dia de formatura na escola Miguel Pernambuco Filho.

70 crianças participaram da formatura do CII da escola Miguel Pernambuco Filho nessa manhã do dia 28. O evento aconteceu na quadra, reunindo familiares e profissionais da escola.

Para diretora Rosemary Telles, “ as crianças conquistaram mais uma etapa de aprendizado, e fico feliz em saber que a escola tenha contribuído para essa conquista”, afirmou Rosemary que está com saudade das crianças, já que no ano que vem elas vão para as escolas municipais Rotary e Nestor Nonato que oferecem o CIII.

Alunos que foram homenageados.
Alunos que foram homenageados.

Aluna Carla Ribeiro.
Homenagens aos alunos.





Poesia pela aluna Ruth Helena Teixeira.
Diretora Rosemary Telles e aluna Carla Ribeiro.
Diretora Rosemary Telles.
Aluna Carla Ribeiro fez homenagem aos alunos.
Juramento pelo aluno Criston dos Santos.
Orador da turma aluno Lucas Alexandre da Costa.
Momento do Hino Nacional Brasileiro.
Momento da formatura.
Professores e representantes da comunidade.
Colandos.
Pais dos alunos que colaram grau.
Texto: Luis Miranda
Fotos: Rosa Costa

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Para você ganhar um belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).

Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.

É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

- Carlos Drumond de Andrade -




27º Congresso Internacional de Educação Física - FIEP 2012.

Cursos do Congresso FIEP 2012
Cursos da Manhã: das 9 às 12h
Dias 15, 16, 17 e 18 de janeiro de 2012
1 - Massagem Anti Stress - André Nessi/SP
2 - Flexibilidade e Alongamento - Abdallah Achour Jr/PR
3 - Lesões Musculares - Anderson Kirihara e Claudio Fusaro/SP
4 - Natação - Willian de Lima/SP
5 - Dança de Salão - Marcelo Grangeiro/SP e Damyla Maria/SP
6 - Personal Training - José Carlos "Gallo"/BA
7 - Obesidade e Emagrecimento - José Fernandes Fh, Dilmar Guedes, Sônia Bordin, André Fernandes
8 - Escolinhas Desportivas - Milton Felker/RS
9 - Recreação Escolar - Hani Awad/PR
10 - Psicomotricidade - Vilson Bagatini/RS
11 - Prescrição de Treinamento para Corrida - Alexandre Machado/SP
12 - Aspectos Pedagógicos da Capoeira - Fábio A. Castilha/PR
13 - Esportes de Aventura: Iniciação a Canoagem - Heros Fereira e Antonio A. Santos/PR
14 - Introdução ao Treinamento Funcional - CORE 360º - Rodrigo Assi/SP
15 - Voleibol - Iniciação e Categorias de Base - Fábio Okazaki (Fabinho)/PR

Cursos da Tarde: das 14 às 17h
Dias 15, 16, 17 e 18 de janeiro de 2012
16 - Clínica de Ginástica - André Fernandes/RJ, Inélia Garcia, Robinson K., Marcinha, Robinson Rodrigues/SP
17 - Ginástica Laboral - Valquiria de Lima/SP
18 - Step: Iniciação e Intermediário - Cida Conti/SP
19 - Hidroginástica - Gilmara Lucchesi/SP
20 - Ritmos Latinos para Escolas e Academias - Marcelo Granjeiro, Damyla, Cida Conti, e Equipe Body Systems
21 - Musculação: Força e Hipertrofia - Dilmar Pinto Guedes/SP, Julimar Pereira/PR, André Fernandes/RJ
22 - Nutrição e Ergogênicos na Academia e em Diferentes Modalidades - Sonia Bordin/PR
23 - Elaboração de Projetos e Organização de Eventos - Vilson Bagatini/RS, André Fernandes e Georgios/SP
24 - Futsal de Alto Nível - Paulinho Cardoso/PR
25 - Terceira Idade: Ginástica e Recreação - Raul Lorda/Uruguay
26 - Avaliação Física - José Fernandes Fh/RJ
27 - Atividades Circenses nas Escolas e Espaços de Lazer - Thiago Aquino - Paçoca/SP
28 - Esportes de Aventura: Técnicas Básicas para o Rafting - Valdeci F. Cruz e Antonio A. Santos/PR
29 - Aplicações Práticas da Biomecânica nos Esportes: Prevenindo e Reabilitando Lesões - Claudio Fusaro/SP, Anderson Kirihara e Michelle Mariano

Cursos da Noite: das 18 às 22h
Dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2012
30 - Circuito de Dinâmicas, Recreação e Atividades Antiestresse - André Nessi/SP, Thiago Aquino - Paçoca/SP e Andre Fernandes/RJ
31 - Dança na Escola: do Ideal para o Real - Como diversão e como ferramenta educacional - Marcelo Granjeiro/SP e Damyla Maria/SP
32 - Atividades Físicas, Recreação e Lazer em Hotéis, Clubes e Spa - Hani/PR e Raul Lorda/Uruguay
33 - Recreação Aquática - André Fernandes/RJ, Thiago - Paçoca/SP, Hani/PR
34 - Convenção de Fitness - FIEP 2012 - Marcinha Henriques, Cristiano Santos, Ender Biscaia, Robinson Kennedy, Robinson Rodrigues Gomes, Fernando Faveri, Claudia Mari
35 - Personal Training para Grupos Especiais - José Carlos Souza - Gallo/BA; José Fernandes Filho/RJ; Dilmar Pinto Guedes/SP; André Fernandes; Alexandre Machado/SP; Cida Conti/SP
36 - Treinamento Desportivo de Alto Nível - Antonio Carlos; Dilmar Guedes; José Fernandes; Alexandre Machado
37 - Marketing Esportivo - Georgios Stylianos Hatzidakis/SP
38 - Educação Física Infantil - Rodolfo Buenaventura/Argentina
39 - Ballness, Alongamentos e Pilates - Inélia Garcia/SP
40 - Fisiologia do Exercício - Julimar Luiz Pereira/PR
41 - Medicina do Exercício: Condutas, Traumas e Dor no Esporte - André Castanhede/RJ
42 - Iniciação Desportiva - Milton Felker/RS
43 - Basquetebol - Sérgio Maroneze Duarte/SP

Maiores informações:http://www.congressofiep.com/

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Concurso da Semec abre inscrições na quinta Edição de 27/12/2011

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) abrirá na quinta-feira, 29, inscrições ao concurso público de nível superior para o provimento dos cargos do quadro de pessoal efetivo do Grupo Operacional Magistério e para formação de cadastro de reserva. As inscrições podem ser feitas no site www.cetapnet.com.br e custam R$ 70. A prova objetiva de múltipla escolha está marcada para o dia 4 de março de 2012.

A remuneração é de R$ 1.467,57 para os seguintes cargos: Professor - Educação Infantil (238 vagas para Belém, 52 vagas para Mosqueiro e 17 vagas para Outeiro); Professor - Séries Iniciais do Ensino Fundamental e/ou Educação de Jovens e Adultos (303 vagas para Belém, 140 para Mosqueiro e 20 para Outeiro); Professor - Educação Especial Libras (2 vagas para Belém, 2 para Mosqueiro e 1 para Outeiro); Professor - Educação Especial Língua Portuguesa para Surdos (2 vagas para Belém, 2 para Mosqueiro e 1 para Outeiro); Professor - Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou para Jovens e Adultos (20 vagas para Belém, 10 para Mosqueiro e 4 para Outeiro); Professor - Português (45 vagas para Belém, 14 vagas para Mosqueiro e 7 para Outeiro); Professor - Matemática (4 vagas para Belém, 11 para Mosqueiro e 2 para Outeiro); Professor -História (9 vagas para Belém, 8 vagas para Mosqueiro e 3 para Outeiro); Professor - Geografia (4 vagas para Belém, 5 para Mosqueiro e 2 para Outeiro); Professor - Ciências Naturais (3 vagas para Belém, 8 para Mosqueiro e 1 para Outeiro); Professor - Língua Inglesa (14 vagas para Belém e 6 para Mosqueiro); Professor - Educação Física (20 vagas para Belém, 5 para Mosqueiro e 1 para Outeiro); Professor - Artes Visuais, Música, Dança, Teatro ou Educação Artística (52 vagas para Belém, 12 para Mosqueiro e 3 para Outeiro); Professor - Ensino Religioso (11 vagas para Belém, 1 para Mosqueiro e 1 para Outeiro); Professor - Filosofia (10 vagas para Belém e 2 para Mosqueiro); Professor - Ciências Sociais (7 vagas para Belém e 1 para Mosqueiro). Para o cargo de Técnico Pedagógico a remuneração é de R$ 1.111.80, com 163 vagas para Belém, 29 para Mosqueiro e 08 para Outeiro.

O edital pode ser encontrado no endereço eletrônico http://www.cetapnet.com.br.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Obra de Eidorfe Moreira destacada no Orgulho.

Eidorfe Moreira transformou a geografia amazônica em filosofia. Converteu as questões locais, próprias do nosso território e cotidiano, em assuntos universais. Interpretou como poucos os enigmas da Amazônia, mesmo não sendo rebento legítimo de suas entranhas. Ainda assim, a obra desse grande humanista que nossa história acolheu permanece quase intocada. Desbravada por poucos, é um verdadeiro legado para a cultura paraense. E o projeto “Orgulho de ser do Pará”, através da coleção “Pará de Todos os Versos, Todas as Prosas”, tenta corrigir esta falha, ao reeditar um dos mais importantes trabalhos do autor, o livro “Sertão: a palavra e a imagem”.

Livro de 1959, Eidorfe dedicou “Sertão: a palavra e a imagem” a Euclides da Cunha. “Que me inspirou, quando ainda estudante, através das páginas memoráveis do seu grande livro, o amor e admiração às coisas sertanejas”, justificou na dedicatória do trabalho. A obra foi escolhida para integrar os dez títulos da série do DIÁRIO DO PARÁ por representar um marco essencial da vida do filósofo. Será o terceiro título publicado nesta fase do projeto, que começou no último domingo, 11 de dezembro, com “Antilogia”, de Ruy Barata.

“O sertão é um tema caro ao autor, tanto no aspecto geográfico quanto em seu sentido, podemos dizer, literário”, afirma Elias Pinto, coordenador de conteúdo da série. Eidorfe nasceu em 30 de julho de 1912, na cidade de Paraíba, hoje sob o nome de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba. Antes de completar 2 anos de idade veio morar em Belém, onde morou, estudou e trabalhou até 2 de janeiro de 1989, quando morreu vítima de um colapso cardíaco. No ano de lançamento de “Sertão”, Guimarães Rosa, autor de “Grande Sertão: Veredas”, elogiou o trabalho do escritor.

“Recebi e li com sincera satisfação o seu Sertão / A Palavra e a Imagem - sério trabalho, lúcido, culto, agudo: uma verdadeira propedêutica sertanista”, Guimarães Rosa (20.07.1959)

Para Elias, “Sertão: a palavra e a imagem” é um exemplo da capacidade que Eidorfe tinha em caminhar por diferentes mundos do conhecimento, sem perder as habilidades necessárias aos múltiplos campos do saber.

“Há de se destacar a aliança do excelente pesquisador ao geógrafo no melhor sentido da palavra, conjugação que se expressa num texto ensaístico elegante, da mais alta qualidade, fixando aspectos sociológicos significativos de algumas regiões brasileiras e que toca nos fundamentos que constituíram a nossa própria nacionalidade. E isso tudo sem descuidar dos valores científicos que embasam o assunto. Aliás, se foi ao sertão, Eidorfe também foi ao mar, e disso nos fala no livro Presença do Mar na Literatura Brasileira, um interessante, original e erudito estudo de crítica literária”, ressalta.

Leitor voraz, Eidorfe Moreira formou-se me Direito em 1938, foi professor de Economia Política, ingressou no serviço público em 1945, onde permaneceu até se aposentar. Foi também professor e pesquisador da Universidade Federal do Pará, onde exerceu várias funções até se afastar em 1982. Pode-se dizer que Eidorfe passou grande parte da vida debruçado entre páginas e mais páginas de livros. É exatamente essa a lembrança que a neta dele, a contadora Anna Carolina Silva Moreira, 31, guarda na memória. “Ele era bastante introspectivo e completamente apaixonado pelos seus livros. Lembro dele reservado em sua biblioteca particular, concentrado na redação dos seus magníficos ensaios. Achava engraçado o ciúme que ele tinha do seu acervo. Aliás, o grande filósofo e amigo, Benedito Nunes, relatou em uma de suas palestras o quanto era difícil conseguir emprestar os livros de Eidorfe Moreira”, recorda.

O maior pensando da nossa história, Benedito Nunes (1929-2011) assinou a nota crítica que fez parte do prefácio dos oito volumes da coleção “Obras reunidas de Eidorfe Moreira” – publicada de forma pelo Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Educação e editora CEJUP, em 1989.

“A concepção geográfica a que chega Eidorfe Moreira, parte de uma ideia a respeito da espécie de conhecimento que caracteriza a Geografia. Não foi, portanto, a especulação pura, abstrata, em torno da vida, que o conduziu a uma filosofia. Pode-se dizer que ele extraiu da Geografia os delineamentos de compreensão filosófica que nela se encontram latentes e que se acham virtualmente contidos no método de conhecimento que emprega. Eidorfe Moreira considerou o que há de mais específico nessa ciência, e sem recorrer a elementos que lhe sejam estranhos, distendeu até suas extremas possibilidades o ponto-de-vista geográfico”, escreveu.

Neta de um dos três filhos de Eidorfe, Anna Carolina, acredita que a reedição de uma das obras do avô só reafirma as próprias concepções do intelectual. “O conhecimento deve ser compartilhado e jamais individualizado. Portanto, é uma honra ter a oportunidade de presenciar o resgate das reflexões de um grande mestre”, diz.

OBRAS DE EIDORFE

Amazônia – o conceito e a paisagem

Belém e sua expressão geográfica

Os igapós e seu aproveitamento

Influências amazônicas no Nordeste – reflexos da fase áurea da borracha

Sertão – a palavra e a imagem

Presença do mar na literatura brasileira

O livro didático paraense (breve notícia histórica)

Presença hebraica no Pará

As letras jurídicas no Pará

Fonte:(Diário do Pará)

Terça-feira, 20/12/2011, 02h29

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Confraternização da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC.

Mensagem de Natal pela Secretária Municipal - Profa. Therezinha Gueiros.

Sonhar apesar das decepções...

Caminhar e lutar, apesar dos obstáculos.

Acreditar em Deus acima de tudo.

Que a paz, o amor e a esperança possam florescer no coração dos homens a fim de que a justiça divina conduza a todos para um mundo melhor.

Desejo a vocês que este Natal seja repleto de bons acontecimentos e que o ano que se inicia lhe traga muita PAZ, SAÚDE e PROSPERIDADE...

Hoje e sempre.

Confraternização dos funcionários da SEMEC.
Equipe das Ilhas.
Equipe do Protocolo, DRM e COPLAN.
Equipe do apoio.
Equipe do DIED.
Diretores das Escolas.
Equipe do DRM.
Equipe das Ecoescolas.
Profa. Stella Pessoa e Profa. Therezinha Gueiros.
Equipe da Educação Infantil.
Equipe da ACOM.
Equipe dos Motoristas.
Equipe do SISMUBE.
Equipe do DRH.
Equipe da ACOM.

Equipe do NIED.
Equipe da AJUR.
Equipe da CPL, COPLAN e DFI.
Equipe do GABS.
Equipe do DEF.
Equipe do DRH.
Equipe do NUSP.
Confraternização dos funcionários da SEMEC.
Fotos: Rosa Costa