topfiep

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Sarah Menezes dá ippon em coreana no último segundo e é bronze no Mundial.

REUTERS/Sergio Moraes
Sarah Menezes é carregada por mascote do Mundial do Judô após conquistar o bronze
Sarah Menezes é carregada por mascote do Mundial do Judô após conquistar o bronze

Após ter ficado de fora da disputa pela medalha de ouro, Sarah Menezes se recuperou e conquistou o bronze na categoria até 48kg do Mundial de judô do Rio de Janeiro ao vencer com um ippon no último segundo a norte-coreana Sol Mi Kim. Este é o terceiro bronze da judoca nesta competição. Antes, ela havia chegado na mesma colocação em Tóquio (2010) e Paris (2011). A belga Charline Van Snick ficou com o outro bronze desta edição do torneio.

Logo após conseguir o golpe vencedor, Sarah Menezes não esboçou reação. A atleta deixou o tatame com a cara fechada, já que era a favorita ao ouro por ser a campeã olímpica da categoria. Entretanto, a mascote da competição mudou o cenário ao carregar a brasileira literalmente para a torcida, fazendo a judoca sorrir.
 
Sarah foi eliminada da disputa pelo primeiro lugar na semifinal pela mongol Urantsetseg Munkhbat por dois yukos. A rival não sentiu a pressão da torcida carioca e conseguiu bater a campeã olímpica. Antes do começo do Mundial, a piauiense era a favorita da categoria e a principal esperança brasileira para a conquista do inédito ouro feminino nesta competição após ter ganho o título olímpico em Londres, no ano passado.
 
Mesmo entrando na luta - e na competição - como favorita, Sarah teve dificuldades já na estreia contra Aigul Baikuleva, do Azerbaijão. A judoca consolidou a vitória apenas no último minuto de luta com um wazari providencial. A rival nas oitavas seria a belga Amelie Rosseouneu, uma adversária bem mais forte que a primeira. A europeia começou o Mundial na 14ª colocação do ranking, mas foi derrotada com certa facilidade por Sarah, com um ippon. A turca Ebru Sahin teve o mesmo destino pouco depois, nas quartas de final.
 
Mesmo derrotada nas semifinais pela mongol Urantsetseg Munkhbat, a judoca piauiense teve o melhor desempenho entre os brasileiros no primeiro dia do Mundial. Na categoria até 60kg para homens, Felipe Kitadai não conseguiu repetir a performance dos jogos olímpicos de Londres, quando foi bronze, e foi derrotado logo na primeira luta pelo sul-coreano Jin Won Kim.

Fonte:http://esporte.uol.com.br/judo/ultimas-noticias/2013/08/26/sarah-menezes-vence-norte-coreana-e-fica-com-o-bronze-em-mundial-de-judo.htm

Nenhum comentário: