topfiep

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Chibana e Érika Miranda vão às semifinais do Mundial de judô do Rio.

O Brasil terá dois representantes nas semifinais do Mundial de judô na tarde desta terça-feira, no Rio de Janeiro. Charles Chibana e Érika Miranda disputarão uma vaga nas decisões de suas categorias (66kg masculino e 52kg feminino) contra o japonês Masashi Ebinuma e a romena Andreea Chitu, respectivamente.
 
Esperança de medalha para o Brasil no Mundial de judô do Rio de Janeiro, Charles Chibana venceu suas quatro lutas na competição por ippon e levantou o Maracanãzinho com belas atuações. Já Érika Miranda fez um percurso menor para chegar na semifinal: ela venceu três lutas até aqui. A última delas foi contra uma das favoritas da categoria, a filandesa Jaana Sundberg, terceira do ranking.
Com a vitória, a brasileira será a única "intrusa" nas semifinais da competição. Sexta do mundo, ela enfrentará a segunda colocada do ranking Andreea Chitu. Na outra disputa por uma vaga na decisão, a líder da contagem Majlinda Kelmendi - do Kosovo - encara a quarta colocada, a japonesa Yuki Hashimoto.
 
Outro japonês, Masashi Ebinuma, será a primeira grande pedreira que Chibana encontrará na competição. Até aqui, o brasileiro mostrou muita tranquilidade para afastar possíveis zebras e confirmou o favoritismo. Na sétima posição do ranking da categoria, Charles vem de bons resultados em 2013, como o título no Grand Slam de Moscou.
 
Antes de bater Mikhail Pulyaev para ir à semifinal, o último derrotado por Chibana na competição havia sido o israelense Tal Flicker, 60º do ranking mundial. Com foco e iniciativa na luta, o brasileiro fez valer seu favoritismo com uma atuação impecável, que incendiou o pequeno público presente ao Maracanãzinho. O judoca aplicou uma bela imobilização para derrotar o adversário.
 
Chibana é o judoca brasileiro de melhor desempenho até aqui nesta terça-feira, segundo dia do Mundial de judô. Charles não deu chances para seus adversários e dominou as lutas contra o equatoriano Israel Verdugo e o canadense Patrick Gagne apresentando muita consistência.
Outro brasileiro na categoria, Luiz Revite não teve a mesma sorte do companheiro. Em 11º do ranking, o judoca perdeu logo na estreia para um dos cabeças de chave do torneio, o sul-coreano Sun-Ho Cho, e não disputará medalhas na competição.
 
Já Érika Miranda mantém o Brasil viva na categoria até 52kg feminino. Antes da finlandesa, a judoca venceu a belga Birgit Ente e a russa Natalia Kuziutina. Enquanto isso, Eleudis Valentim perdeu seu segundo combate está fora do torneio.

Segundo dia de disputas do Mundial de judô no Rio de Janeiro

Eleudis Valentim foi derrotada na segunda luta Marcio Rodrigues / MPIX

Nenhum comentário: