O Brasil terá dois representantes nas semifinais do Mundial de judô na tarde desta terça-feira, no Rio de Janeiro. Charles Chibana e Érika Miranda disputarão uma vaga nas decisões de suas categorias (66kg masculino e 52kg feminino) contra o japonês Masashi Ebinuma e a romena Andreea Chitu, respectivamente.
Esperança de medalha para o Brasil no Mundial de judô do Rio de Janeiro, Charles Chibana venceu suas quatro lutas na competição por ippon e levantou o Maracanãzinho com belas atuações. Já Érika Miranda fez um percurso menor para chegar na semifinal: ela venceu três lutas até aqui. A última delas foi contra uma das favoritas da categoria, a filandesa Jaana Sundberg, terceira do ranking.
Com a vitória, a brasileira será a única "intrusa" nas semifinais da competição. Sexta do mundo, ela enfrentará a segunda colocada do ranking Andreea Chitu. Na outra disputa por uma vaga na decisão, a líder da contagem Majlinda Kelmendi - do Kosovo - encara a quarta colocada, a japonesa Yuki Hashimoto.
Outro japonês, Masashi Ebinuma, será a primeira grande pedreira que Chibana encontrará na competição. Até aqui, o brasileiro mostrou muita tranquilidade para afastar possíveis zebras e confirmou o favoritismo. Na sétima posição do ranking da categoria, Charles vem de bons resultados em 2013, como o título no Grand Slam de Moscou.
Antes de bater Mikhail Pulyaev para ir à semifinal, o último derrotado por Chibana na competição havia sido o israelense Tal Flicker, 60º do ranking mundial. Com foco e iniciativa na luta, o brasileiro fez valer seu favoritismo com uma atuação impecável, que incendiou o pequeno público presente ao Maracanãzinho. O judoca aplicou uma bela imobilização para derrotar o adversário.
Chibana é o judoca brasileiro de melhor desempenho até aqui nesta terça-feira, segundo dia do Mundial de judô. Charles não deu chances para seus adversários e dominou as lutas contra o equatoriano Israel Verdugo e o canadense Patrick Gagne apresentando muita consistência.
Outro brasileiro na categoria, Luiz Revite não teve a mesma sorte do companheiro. Em 11º do ranking, o judoca perdeu logo na estreia para um dos cabeças de chave do torneio, o sul-coreano Sun-Ho Cho, e não disputará medalhas na competição.
Já Érika Miranda mantém o Brasil viva na categoria até 52kg feminino. Antes da finlandesa, a judoca venceu a belga Birgit Ente e a russa Natalia Kuziutina. Enquanto isso, Eleudis Valentim perdeu seu segundo combate está fora do torneio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário