topfiep

sábado, 3 de agosto de 2013

[Boletim CONFEF] - Nº 118 - Julho de 2013‏.






Operação conjunta resulta em prisão de 14 em Curitiba
A operação denominada Narciso III realizada pelo CREF9/PR com apoio do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa) da Polícia Civil e Vigilância Sanitária em 25 academias de Curitiba e Região Metropolitana resultou na interdição de 12 estabelecimentos com a prisão de 14 pessoas, além de 14 apreensões de anabolizantes e suplementos proscritos pela ANVISA.
As principais infrações detectadas pela fiscalização foram: exercício ilegal da profissão, falsidade ideológica, más condições de higiene e presença de anabolizantes nos estabelecimentos. “Há uma preocupação muito grande do Conselho para que a sociedade entenda que precisa ser atendida por profissionais éticos e competentes, certifique-se que ele está registrado junto ao Conselho e denuncie quando tiver conhecimento sobre alguma irregularidade”, comentou o Presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco [CREF 000009-G/PR].
A operação foi motivada com base em denúncias previamente recebidas pelo CREF9/PR. Durante o anúncio dos resultados da operação, foi lançada oficialmente a campanha estadual contra o uso de anabolizantes. A comercialização de anabolizantes é considerada crime hediondo com pena de 15 a 20 anos e nos casos de flagrante, nenhum delegado ou juiz pode arbitrar fiança. 
Um cartaz institucional com informações sobre as consequências do uso e os crimes relacionados ao comércio dessas substâncias será fornecido pelo CREF9 às academias de todo o Paraná, que deverão obrigatoriamente afixá-lo em local de grande circulação.
Fonte: CREF9/PR
CREF 9/PR cria Câmara Técnica da Saúde
Presidida pelo Conselheiro Marcelo Hagebock [CREF 010101-G/PR], a reunião de criação da Câmara Técnica da Saúde do CREF9/PR se deu na sede do Conselho e contou com a presença do Presidente Antonio Eduardo Branco [CREF 000009-G/PR] e de Profissionais que atuam em diferentes áreas da súde(academia, SUS, entre outros). 
O encontro serviu para definir as linhas gerais de atuação da Câmara e sua missão. As reuniões terão periodicidade mensal e definirão as ações que nortearão a atuação do Profissional de Educação Física na área da Saúde no Paraná.
Fonte: CREF9/PR
Ação do CREF7/DF resulta em prisão de falso professor no Distrito Federal
Durante fiscalização realizada pelo CREF7 em parceria com a Polícia Civil, um homem identificado como Leonardo Mussiorasco, de 30 anos, foi preso em flagrante dando aula numa academia do Lago Norte (DF). O falso professor não possui registro junto ao CREF7, tampouco é formado em Educação Física. Ele foi autuado pela prática de exercício ilegal da profissão, cuja pena pode chegar até três meses, e encaminhado para o Departamento de Polícia Especializada (DPE). 
Além disso, o acusado vai responder pelo crime de uso de documento falso, por ter apresentado um diploma forjado junto ao CREF7/DF. A pena pode variar de um a cinco anos.
Em investigação, o CREF7 descobriu que o falsário já havia tentado aplicar o mesmo golpe em Goiânia (GO), mas foi impedido antes de registrar-se. A faculdade que consta em seu diploma nega qualquer inscrição do mesmo na instituição.
Fonte: R7
Duas novas obras para a biblioteca do CONFEF
Recebemos e agradecemos a doação de mais duas obras importantes sobre o universo da Educação Física para enriquecer o acervo da nossa biblioteca. Segue um resumo de cada obra:
"Badminton - Manual de fundamentos e exercícios" de autoria de Keiko Verônica Ono Fonseca [CREF 017397-P/PR] ePaulo Roberto Bastianini da Silva [CREF 004236-G/PR] traz, além do que o título sugere, um histórico do esporte, estrutura esportiva e equipamentos e exercícios. Quem quiser adquirir a obra pode entrar em contato diretamente com o autor através do endereço eletrônico paulobastianini@gmail.com.
“Educação Infantil: temas em debate” organizado pelo Profissional Sidirley de Jesus Barreto [CREF 000131-G/SC] traz como tema a questão da Educação Infantil sob a ótica de diversos autores e estudiosos do assunto. As abordagens variam de acordo com a área de estudo de cada autor. Dentre os temas apresentados destacamos alguns: a criança e o brinquedo; teoria e prática nos professores de educação infantil; o brincar e se movimentar; o brincar do bebê; psicomotricidade relacional no contexto escolar; afetividade, tonicidade e emoção.
CREF3/SC fiscaliza estabelecimentos em parceria com a Vigilância Sanitária
O trabalho de fiscalização do CREF3/SC em parceria com a Vigilância Sanitária continua intenso. Entre os dias 15 e 26 de julho foram realizadas 47 visitas nas cidades de Imbituba, Garopaba, Laguna, Orleans, Urussanga e Criciúma. Nas cidades visitadas, três estabelecimentos foram fechados por atuarem sem o registro no CREF3/SC, sem Profissional de Educação Física habilitado e em desacordo com normas da Vigilância Sanitária Municipal.
As principais irregularidades encontradas foram falta de registro de Pessoa Jurídica junto ao CREF3/SC e acadêmicos atuando irregularmente. Em Urussanga foi localizado um estabelecimento que vendia suplementos alimentares sem o devido alvará para tal atividade e teve seus produtos retirados imediatamente do local de venda pela Vigilância Sanitária. As academias atuando sem alvará sanitário foram autuadas, porém contavam com Profissionais registrados atuando no local e deverão regularizar a situação dentro dos próximos 15 dias.
Fonte: CREF3/SC

Nenhum comentário: