topfiep

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CMB comemora 100 anos de SMCP e Dia de Doação de órgãos

Escrito por Dicos   
Qua, 14 de Agosto de 2013 13:26

A Câmara Municipal de Belém realizou Sessão Especial nesta quarta-feira,14, para homenagear os cem anos de fundação da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará e ao mesmo tempo comemorar  O Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, criado através da lei 8.684 de 22 de abril de 2009 de autoria do vereador Abel Loureiro (Dem).
Antes da abertura dos trabalhos, o Presidente da Câmara Paulo Queiroz e o vereador Abel Loureiro, convidaram a diretoria da entidade e os presentes, a participarem do ato de plantio de uma palmeira  numa das dependências do prédio do Poder Legislativo. O ato foi uma referencia maior aos festejos dos cem anos de fundação da Sociedade Médico Cirúrgica do Pará e, integração dos vereadores a preservação da natureza.
A Presidente da Sociedade Médico-Cirúrgica Cléa Bichara, destacou que a meta é plantar 100 mil árvores na luta da entidade pela preservação da Amazônia e, lembrou seu grande baluarte Camilo Viana por duas vezes presidente da SMCP.
O Presidente Paulo Queiroz enfatizou que a palmeira plantada na ocasião, além de representar a integração do Poder Legislativo na luta pela preservação do Meio Ambiente, serviria para marcar para sempre sua administração e os 100 anos de existência da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará.
A Sessão foi aberta pelo Presidente da CMB vereador Paulo Queiroz(PSDB) que, como já é de praxe, repassou o comando dos trabalhos ao autor da proposta de sessão vereador Abel Loureiro, não sem antes fazer algumas considerações sobre a profissão de médico. Ele disse que a cura divina está acima de todos os preceitos porém, os médicos tinham escolhido não uma profissão mas uma missão, que os torna instrumento divino de cura. Paulo Queiroz desejou que todos sempre estejam a serviço do próximo e servindo a Deus com a dedicação ao semelhante.
O maior destaque ficou por conta do pronunciamento da presidente da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará Dra. Cléa Bichara. Ela discorreu sobre os festejos comemorativos a semana de aniversário da entidade e, destacou que tudo já está relacionado aos preparativos para os festejos de cem anos de fundação da mesma que acontecerá em 2014.
Dentre outras coisas ela fez questão de destacar a grande mobilização que a entidade estará fazendo no combate a sífilis congênita. Disse ela que a campanha visa integrar toda a sociedade em torno do problema, na tentativa de chegar sempre na frente da enfermidade e livrar a sociedade do mal. Esta campanha segundo Cléa Bichara, vai ser deslanchada no próximo dia 16 de outubro, fazendo parte das comemorações da Semana do Médico.
A Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará foi fundada pelo médico Camilo Salgado, bastante reverenciado pela população paraense com relatos de vários milagres de cura após sua morte.
O vereador Abel Loureiro mais uma vez discorreu sobre sua preocupação com a doação de órgãos e tecidos humanos. Ele enfatizou a necessidade de uma mobilização da sociedade e das entidades do setor, em busca de uma conscientização da população sobre a importância “deste ato de amor ao próximo”.
Abel Loureiro, que também é médico, há muito levanta essa bandeira e, tem procurado através de reuniões, sessões especiais, audiências públicas e outros meios, conscientizar a população e setores ligados a saúde e medicina, da necessidade de se viabilizar o aumento da doação de órgãos e tecidos para a salvação de dezenas ou até centenas de vidas humanas. A sessão foi bastante concorrida inclusive com a exibição de vídeos e a participação da Orquestra Sinfônica da Guarda Municipal.

Nenhum comentário: