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quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Professores e coordenadores da Semec passam por atualização de conhecimentos‏.










O primeiro dia de formação continuada para professores e coordenadores de Unidades de Educação Infantil (antigas creches) do município de Belém contou com a participação maciça dos profissionais. Somente no turno da manhã cerca de 300 pessoas, participaram da acolhida realizada pela professora de Educação Física, Rosa Costa, e que teve uma mostra das atividades recreativas que podem ser utilizadas dentro da sala de aula utilizando as linguagens corporal, oral e mental.

Logo após, os presentes assistiram a uma palestra sobre o tema       " As linguagens e a contribuição da psicologia", ministrada pela professora  doutora Laura Alves (UFPA). O evento acontece no auditório da Universidade do Estado do Pará (CCNT-Uepa) e  ao longo dos dois próximos dias, na Faculdade Ipiranga.

O objetivo é analisar a categoria da linguagem como campo de conhecimento articulador dos processos teórico-metodológicos mediados na educação infantil, além de procurar entender o contexto social de cada criança. Ao ministrar a palestra,Laura Alves enfatizou a importância de conhecer o público com que se trabalha. " A pessoa que lida com a educação, principalmente com crianças entre 0 a 5 anos de idade, não deve se restringir apenas a educação dentro da sala de aula. É necessário transitar em outras áreas, desvendar e entender o universo infantil. Pois, se não conseguimos entender, não conseguimos dialogar com o público e a linguagem oral é muito importante nesse contexto", disse.

A programação contou ainda com a participação da servidora Sônia Situba que expôs poemas ao público.

Outra que êxpos conhecimentos e contribuiu para a formação foi a professora e mestra Tatiana Pacheco, da Ufra,que comandou o encontro abordando o tema " A participação e a escuta das vozes infantis: a contribuição da sociologia na infância". Ao fim da palestra uma mesa redonda foi formada para promover o diálogo e a troca de conhecimento entre os participantes.

"É uma forma de ampliar os nossos conhecimentos, a gente aprende coisas novas que outros professores utilizam nas aulas e adaptamos a realidade da nossa escola o que faz também com que os alunos ganhem na qualidade do ensino”, ressalta a professora Ângela Maria Rocha, da escola municipal Olga Benário.

Texto: Aline Saavedra - Ascom Semec
Fotos: Ascom Semec
Edição: Lene Tavares - NID Comus

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