topfiep

sábado, 24 de agosto de 2013

Alunos ribeirinhos conhecem autores paraenses em projeto inédito‏.




Como forma de descentralizar o conhecimento da capital e criar oportunidades para que alunos ribeirinhos tenham a mesma oportunidade de aprendizado dos alunos que moram em Belém, o Sistema Municipal de Bibliotecas (Sismube) vinculado à Secretaria Municipal de Educação (Semec) levou até a ilha do Combu, mais precisamente à Escola Municipal Milton Monte, o Projeto Memória da Literatura do Pará. Essa é a primeira vez que uma escola localizada em uma ilha recebe o projeto.
Alunos da educação infantil e fundamental puderam conhecer a vida e obra de autores paraenses, além de participar de um bate papo com o autor, José Meciano. A programação ocorreu no último dia 21.

Na semana anterior,antes de receberem o projeto, alunos e professores se debruçaram para estudar os autores. Para a técnica do Sismube, Katiane Souza, a maior surpresa ao desenvolver o projeto na ilha foi avaliar o conhecimento que eles já possuíam sobre o autor Ápio de Campos, escolhido pela escola para ser abordado. “Foi uma das escolas que mais se preparou para receber o projeto. Apesar de não ter os mesmos meios para ampliar os conhecimentos lá onde eles vivem, os professores são engajados em buscar os conhecimentos das mais diversas áreas, para repassar aos alunos”, disse a técnica. “Os professores trabalhavam de forma tão efetiva que eles já sabiam quase de tudo”, acrescentou.

Paralelamente ao desenvolvimento do projeto na ilha do Combu, as escolas Walter Leite e Silvio Leandro, no distrito do Benguí, também participaram do projeto. Em setembro as escolas municipais República de Portugal e Palmira L. De Carvalho serão as próximas a receberem o “Memória da Literatura do Pará”.
Texto: Aline Saavedra - Ascom Semec
Fotos: Sismube - Semec
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Nenhum comentário: