topfiep

terça-feira, 2 de abril de 2013

Semec prepara educadores para aplicação de simulados antes da Prova Brasil‏.




Em outubro desse ano o Ministério da Educação realiza a Prova Brasil, que serve para medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- Ideb das escolas públicas do Brasil. 

A Prefeitura de Belém, por meio da secretaria de Educação, programou para esse ano a aplicação de quatro simulados de língua portuguesa e matemática para os alunos da rede, com assuntos referentes à prova Brasil. As provinhas, como são conhecidos os simulados, estão marcadas para os dias 10 e 11 de abril, 05 e 06 de junho, 12 e 13 de setembro e 03 e 04 de outubro.

O primeiro simulado será aplicado nos dias 10 e 11 de abril, e para preparar as escolas para a prova, a Semec realizou nesta terça, 02, no auditório do Núcleo de Informática Educativa (Nied), um programa de formação com 35 diretores e 35 coordenadores pedagógicos das escolas municipais que possuem os ciclos III e IV, antigas 6º,7º, 8º e 9º anos e que participarão da Prova Brasil em outubro.

A reunião formativa para diretores e coordenadores pedagógicos teve como pauta a análise dos resultados do Ideb; orientações para aplicação do I Simulado de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos dos anos finais dos ciclos III e IV, que correspondem aos 7º e 9º anos, e elaboração do plano de ação pelas escolas.

“Após o simulado será feita uma nova formação para que da análise dos resultados, saiam novos estudos e encaminhamentos, com objetivo de proporcionar a melhoria da aprendizagem dos alunos e elevar o Ideb das escolas”, disse a diretora de Educação da Semec,Lorena Trescastro. Ela lembrou que, para os alunos, o simulado é um treinamento.Assim, quando forem participar da prova Brasil, já obtiveram a experiência dos quatro simulados realizados.

Belém possui a nota 4.4 no Ideb e pretende alcançar na prova desse ano a média de 4.7 que é o índice estipulado pelo MEC para 2017.

Além da formação dos professores e dos simulados de preparação vale lembrar que em março, para incentivar as escolas a melhorarem o Ideb, o Prefeito Zenaldo Coutinho premiou as seis escolas municipais que tiveram os melhores desempenhos na última Prova Brasil realizada em 2011, entregando um ônibus de 23 lugares, para cada uma. 

As escolas Theodor Badotti, Paulo Freire e Ernestina Rodrigues, foram premiadas pelas maiores notas no geral. Helder Fialho, Liceu do Paracuri e Lauro chaves por melhores notas por distritos.

As escolas Theodor Badotti, Ernestina Rodrigues e Paulo Freire também ganharam a climatização das salas de aula, implantação de quadros digitais, ampliação e reforma da parte física. Na Theodor Badotti a rua  São João, que fica em frente  a escola, foi  totalmente terraplanada. No final de maio começa o asfaltamento da rua São João e todas as outras que dão acesso à unidade.

Para esse ano a ideia é premiar também financeiramente os diretores e professores das escolas que se destacarem na prova Brasil.

Como é medido o Ideb das escolas: 

De acordo com o Inep/MEC, o Ideb é calculado a partir dos dados sobre a aprovação escolar obtida no Censo Escolar, e da média de desempenho dos estudantes dos 5º e 9º anos, em Língua Portuguesa e Matemática, na Prova Brasil. Para que o Ideb de uma escola cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente regularmente a sala de aula.

 Texto: Luís Miranda-Ascom Semec
Fotos: Ascom Semec
Edição: Lene Tavares-NID Comus

Nenhum comentário: