topfiep

terça-feira, 30 de abril de 2013

Olivar Barreto autografa CD “Esse Ruy é minha rua” no estande da Secult

O cantor Olivar Barreto é um fã incondicional de Ruy Parantinga Barata, que recebe inúmeras homenagens nesta edição da XVII Feira Pan Amazônica do Livro. Em 2011, ele lançou, na cidade natal de Ruy, em Santarém, o álbum “Esse Ruy é minha rua” que reúne 13 canções, de vários compositores, sobre textos do Ruy Parantinga Barata, compostas em ocasiões diversas, ora no Bar do Parque, ora na casa de um dos parceiros ou em outros recantos boêmios da cidade.

O CD já estará à disposição do público (R$ 20,00) a partir da tarde desta terça-feira, 30 de abril, no estande da Secult. Ornamentado com fotografias e frases do poeta, é o lugar ideal para que, nesta quinta-feira, 2, dia em que inicia o seminário “Escritor homenageado: Ruy Guilherme Paranatinga Barata”, o intérprete Olivar Barreto esteja presente para autografar seu disco. E quem já tiver o CD, também terá oportunidade para receber uma dedicatória do artista.

Com arranjos de Adelbert Carneiro, Minni Paulo, Floriano, Kzan Gama/Ney Conceição e Paulo André Barata, estão no disco as músicas “Saudade da Maria e Deus”, de Kzan Gama; “Urgente”, “O vento e a Viagem” e “Sete Fitas”, de Galdino Pena (letra de Ruy e de Jesus Paes Loureiro); “Cabral 1500”, de Saint Clair du Baixo; “Leva Esta Saudade”, “Vim” e “Anjo Torto”, de Edyr Proença; “Canção Antiga”, de De Campos Ribeiro e “Ana Ortiz Y Castellar”, “Pacará” e “Porto Caribe”, de Paulo André Barata. As fotos que estão no CD são de Bruno Pellerin, com capa de Junior Lopes e projeto Gráfico de Maria Lidia e Olivar Barreto.

“O disco traz camba, marcha-rancho, bolero, canção, fado, ijexá e essa diversidade se deve ao fato dos poemas do Ruy terem sido musicados por grandes músicos de variadas vertentes”, diz Olivar. “A obra do Ruy consagrada é em parceria com o Paulo André, mas acredito que este CD mostre um ‘lado B’ do poeta, canções despretensiosas, belas, pouco ou nada conhecidas do público, mas sobretudo com a marca do grande escritor que era o Ruy Barata”, conclui o artista.

Programação do Seminário
“Escritor homenageado: Ruy Guilherme Paranatinga Barata”
Sala Marajó
2/05 – Quinta-feira
Organização: Tito Barata
16h às 17h30
Palestra – “O Político e o Poeta – A trajetória de Ruy Barata”
Ruy Antônio Barata – São Paulo/SP
“O Nativo” – Vídeo sobre Ruy Barata, produzido em 1993 pelos alunos do curso de Comunicação da UFPA
17h30 às 18h30
3/05 – Sexta-feira
16h às 18h
Mesa Redonda
Mediação: Marcílio Costa
“Ruy Guilherme Paranatinga Barata e a literatura de uma geração” – Marinilce Coelho
“Ruy Barata: O Nativo de Câncer” – Pedro Galvão de Lima
“A poesia engajada de Ruy Barata” – Alfredo Oliveira
“Ruy Barata, o poeta e letrista” – João de Jesus Paes Loureiro
Fonte: http://feiradolivro.pa.gov.br

Nenhum comentário: