topfiep

terça-feira, 9 de abril de 2013

8º INTERCÂMBIO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEM FRONTEIRAS - FIEP BRASIL 2013.

Prof. NELSON SCHAVALLA Pato Branco / PR - CREF9 00003-G/PR 
Tema: Ministra o curso de Tchouk Ball - O Jogo da Paz
Tchoukball (pronuncia-se chukebol) é um esporte coletivo indoor sem contato físico desenvolvido na década de 1970 pelo biólogo suíço Dr. Hermann Brandt, com o objetivo de ser uma ferramenta para trazer paz às equipes.

Regras


O quadro usado nas partidas.
O jogo é composto por onze regras:[8]
  1. O campo de jogo: o jogo é disputado numa partida em um campo de 26-29 m de comprimento por 15-17 m de largura com duas áreas próximas às linhas de fundo, com formato semi-circular de 3m de raio, nas quais é proibido pisar com a bola.
  2. O quadro: os tamanhos do quadro e da rede e a inclinação destes em relação ao solo devem respeitar as medidas da FITB. A rede deve estar totalmente esticada.
  3. A bola: deve ser redonda, com uma câmara de borracha e coberta com couro.
  4. Os jogadores: cada equipe deve ter no máximo 12 jogadores, sendo sete titulares e cinco reservas. Substituições devem ocorrer em frente ao placar, e só são permitidas se um ponto for marcado. Os jogadores devem estar uniformizados e numerados (os números devem ser de 1 a 99).
  5. Os árbitros: três árbitros e um mesário administram a partida.
  6. A duração das partidas: cada partida é disputada em três períodos de quinze minutos (doze para feminino e juvenil). Após o apito final, todas as ações se invalidam (ainda que a bola esteja em movimento pelo ar).
  7. Faltas: tocar a bola com a perna, trocar mais de três passes, segurar a bola por mais de três segundos, obstruir o movimento do adversário e entrar na área proibida com a bola são algumas das ações que acarretam marcação de faltas.
  8. Marcação de pontos: uma equipe marca um ponto se a bola batida ao quadro volta e bate na perna de um adversário, no chão ou num adversário que perde o controle dela. Uma equipe concede um ponto à adversária se, entre outros, o jogador mira o quadro e erra, a bola bate no quadro e volta dentro da área proibida, fora da área de jogo ou no corpo do próprio jogador ou o jogador entra na área proibida para pegar a bola.
  9. Início e reinício do jogo: o time que inicia a partida é definido por sorteio. No segundo período, a outra equipe inicia. No terceiro, quem inicia é a equipe que estiver perdendo ou, em caso de empate, a mesma que iniciou o primeiro período. A cada ponto, a equipe que o sofreu reinicia o jogo, atrás da linha de fundo e ao lado do quadro em que o ponto foi marcado (ambos os quadros podem ser usados pelas duas equipes).
  10. Rebote faltoso: um rebote faltoso ocorre se a bola bate na armação de metal do quadro ou quando a bola não respeita o movimento esperado, de acordo com a forma com que o lançamento foi feito. Se a equipe adversária consegue segurar um rebote faltoso, o jogo continua. Caso contrário, o jogo para e a equipe defensora cobra um tiro livre direto no local onde a bola caiu.
  11. Comportamento perante os adversários, os árbitros e o público: os jogadores devem respeitar a Cartilha do tchoukball. Em caso de violação, recebe um cartão amarelo do árbitro, que pode expulsar o jogador.
 
Prof. NELSON SCHAVALLA em Curitiba.
Prof. NELSON SCHAVALLA em Curitiba.
Prof. NELSON SCHAVALLA em Curitiba.
Prof. NELSON SCHAVALLA em Curitiba.
Prof. NELSON SCHAVALLA em Curitiba.
Fotos: Rosinha Costa

Nenhum comentário: