topfiep

domingo, 21 de abril de 2013

O MINISTÉRIO DA CULTURA E O BRITISH COUNCIL APRESENTAM : FESTIVAL UNLIMITED‏.

Quem disse que limitações físicas são um empecilho para a arte? Quando há talento e dedicação, o céu é o limite! Com o propósito de desconstruir preconceitos contra pessoas com deficiência nasceu o Festival Unlimited, que chega diretamente do Reino Unido para o Rio de Janeiro por meio do Sesc Rio em parceria com o British Council – co-criador do projeto em Londres e com parceira do Ministério da Cultura.

Arte em harmonia com acessibilidade, esse é o Festival Unlimited (Foto: Divulgação)
Desenvolvido por 30 artistas britânicos com deficiências auditiva, visual e física, o Festival traz para o Sesc Madureira, do dia 18 ao dia 21 de abril,  algumas das mais bem sucedidas criações artísticas apresentadas durante as Olimpíadas Culturais de Londres. Essa é mais uma ação do Sesc que se preocupa com a inclusão social e a superação dos limites.
"Quando entramos na parceria percebemos que seria importante trazermos bons espetáculos e oficinas culturais realizadas por artistas especiais. Além de serem excelentes profissionais, podem estimular grupos brasileiros num intercâmbio onde todos ganham, inclusive o público", afirma a gerente de Cultura do Sesc Rio, Liliana Magalhães, evidenciando a importância transformadora das artes na vida das pessoas.
No ano passado, o “Unlimited” foi realizado na Inglaterra concomitantemente aos jogos Paralímpicos. “O Unlimited em Londres possibilitou um diálogo sem precedentes entre diversas esferas da sociedade, transformando percepções do público, autoridades e artistas sobre acessibilidade nas artes de excelência, o que deixou um importante legado para a cidade com programas permanentes nas instituições culturais”, afirma Jude Kelly, diretora artística do Southbank Centre, local, na cidade inglesa, onde o evento aconteceu.
Durante o evento, três espetáculos serão apresentados. Marc Brew Company oferece duas sensíveis coreografias contemporâneas, “Remember When e Nocturne”; e o elenco heterogêneo de atores e músicos do Graeae encena o vibrante musical “Reasons to be Cheerful”, baseada nas músicas do famoso grupo de rock The Blockheads.
O público poderá conferir, também, os trabalhos de uma das mais renomadas artistas do Reino Unido, Bobby Baker, que mostra seus intensos e complexos desenhos na exposição “Diary Drawings”. Haverá, ainda, artes digitais idealizadas ao vivo por Gary Stewart (Dubmorphology) em parceria com os brasileiros Domenico e João Brasil (Taksi) e exibições dos curtas “Creating the Spectacle”, “Twelve Seventy” e outros  doze integrantes da coleção The PushMe Collection. Já os workshops, com  inscrições prévias pelo site www.transform.com.br, trazem os temas de dança, performance, teatro e música ao público interessado em dialogar diretamente com os artistas sobre os desafios e formas de atuação, além de trocar experiências.
Para ficar ainda mais incrível, o parceiro British Council oferecerá transporte gratuito saindo da Cinelândia rumo à Madureira. A realização do evento em Madureira está relacionada à descentralização das Olimpíadas Culturais e ao maior engajamento comunitário - estratégia adotada em Londres para promover acesso à programação artística durante os jogos.
O Festival é uma celebração da cultura e da arte, somadas ao espírito olímpico, unindo música, dança, teatro, performances, cinema e muito mais, este Festival - inclusivo e diversificado - vai envolver a todos vocês!
Fórum Cultural Olímpico
O Unlimited acontece na mesma semana que o Fórum Cultural Olímpico, realizado no dia 17 de Abril na Arena Cultural Jovelina Pérola Negra (na Pavuna) e nos dias 18 e 19 de abril, no Museu de Belas Artes (MNBA). O Fórum visa promover o diálogo entre os líderes das Olimpíadas Culturais de Londres e as instituições brasileiras que irão atuar na programação cultural dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. A proposta é compartilhar a experiência recente de Londres antecipando questões que possam inspirar a Rio 2016 a partir dos aprendizados e sucessos do Festival London 2012, que reuniu mais de 19,5 milhões de pessoas em 12 semanas de evento com 25 mil artistas envolvidos.
Não dá para ficar de fora desse evento! Confira a programação completa.
Programação Sesc Madureira
18/4 e 19/4 - 10h às 17h – Oficina de mediação de público para jovens
Antes do festival, a People´s Palace Project e o Sesc Rio recrutarão uma equipe de 10 a 15 jovens com interesse em produção de arte para participarem de um treinamento intensivo sobre a conscientização do acesso para deficientes e preparação para trabalhar com artistas e público com deficiências. Ao fim desse treinamento, esses jovens farão parte da equipe de recepcionistas do Festival.
20/4 e 21/4 - 12h às 21h - Programação livre
• Exposição Artes Visuais - Bobby Baker apresenta Diary Drawings: uma exibição digital.
• Mostra de curtas-metragens sobre e pelos artistas de Unlimited e suas contribuições para o Festival London2012.
• Lounge para relaxar e mergulhar nos sons e imagens de Gary Stewart [Dubmorphology].
12h às 17h: Workshops criativos gratuitos
• Dança, com Marc Brew Company
• Arte do Burlesco e Cabaret, com Mat Fraser e Julie Atlas Muz
• Música, com Lewis Gibson and Alex Bulmer
• Teatro e Performance, com Graeae Theatre
18h às 19h: Espetáculo de Dança
Marc Brew Company apresenta Nocturne (Noturno) e Remember When (Lembre-se)
Nocturne: Inspirado em Nocturne, de JM Whistler, um quarteto de dança contemporânea primoroso faz a plateia mergulhar em sonhos urbanos inimagináveis que aparecem quando o sol se põe.
Remember When: Baseado na exposição, na revelação de camadas, usando linhas e comprimentos, dobradura intrincada, recolocações no espaço, iniciando uma conversa de recordações.
19h às 20h: Espetáculo Musical
Graeae Theatre apresenta Reasons to be Cheerful (Razões para Ser Feliz)
Parte teatro, parte show de rock, Reasons to be Cheerful (Razões Para Ser Feliz) é um vigoroso conto sobre a transição para a vida adulta, apresentando os maiores sucessos de Ian Drury and the Blockheads, como Sex and Drugs and Rock and Roll, Sweet Gene Vincent, Spasticus Autisticus e Hit Me with your Rhythm Stick.
Em 2012 o espetáculo foi encenado durante a apresentação na Cerimônia de Abertura das Paraolimpíadas, na qual o elenco cantou Spasticus Autisticus ao lado de Orbital e Stephen Hawking.
Para se inscrever nas oficinas acesse: http://transform.britishcouncil.org.br/en/node/343
Horários e pontos de partida das vans:
Saída: Rua do Passeio próximo à Praça Floriano Peixoto (Cinelândia)
Horários: 10h / 10:10 / 16h / 16:15 / 16:30 / 17h / 17:30
Retorno de Madureira: 17:30 / 19h / 20:30
Serão oferecidas vans adaptadas para transporte de cadeirante.
Vagas limitadas - prioridade por ordem de chegada.
Coordenação de Dança - Funarte
Tel: (21) 2279-8014 / 2279-8097 / 2262-3006
 

Nenhum comentário: