topfiep

terça-feira, 30 de abril de 2013

Prova Belém prepara alunos da rede municipal para a Prova Brasil‏.






Mais de 13 mil alunos da rede pública municipal realizaram nesta terça-feira,30,a prova Belém. Com 40 questões, sendo 22 de Matemática e 22 de Língua Portuguesa, a prova tem o objetivo de preparar os alunos dos 4° e 5° ano da Educação Fundamental para a prova Brasil, que avalia a metodologia de ensino e aprendizado dos educandos, além de medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas brasileiras.
Ao longo do período letivo três provas municipais são realizadas, sendo duas no primeiro semestre e uma no segundo semestre que antecipa a prova Brasil. A avaliação nacional é realizada geralmente no mês de novembro. Tanto a prova Belém quanto a prova Brasil são realizadas a cada biênio.
Na Escola Municipal Ernestina Rodrigues 110 alunos do turno da manhã e da tarde, foram avaliados. A importância, de acordo com a diretora, é fazer uma avaliação sobre a aprendizagem dos alunos. “A realização da prova é um momento muito especial para os alunos onde eles vão se preparar para fazer a prova nacional, onde os conhecimentos irão nivelar nacionalmente na prova Brasil”, explica a diretora da escola Lídia Sarmento. Esta é a terceira vez que a escola recebe a avaliação. A expectativa é superar a nota do último certame, com nota acima de 6.
Ruan Pablo, 10, é aluno do 4° ano e diz que a prova é importante para o futuro dos alunos. “É bom se preparar e fazer a prova, com isso a gente estuda mais e tem mais chance de ser alguém na vida”, afirma. As provas apesar de serem direcionadas para Matemática e Português são interdisciplinares e envolvem aspectos comuns da vida dos alunos. Lendas como a do boto cor de rosa, a origem da mandioca e produtos da culinária paraense como o açaí, a farinha e o cupuaçu estavam presentes nas questões.
Texto: Aline Saavedra - Ascom Semec
Fotos: João Gomes-Comus PMB
Edição: Lene Tavares-NID Comus

Nenhum comentário: