topfiep

terça-feira, 30 de abril de 2013

Maria Stella Pessoa mostra seu processo criativo no Encontro Literário.

A escritora paraense Maria Stella Pessoa, mestre pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAE), da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi a convidada do segundo dia do “Encontro Literário Paraense”, que integra a programação da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O Encontro aconteceu neste domingo (28), na Sala Marajó, e foi mediado pelo também escritor, poeta e especialista em Língua Portuguesa, Daniel Leite.

Maria Stella é autora de várias obras, entre as quais “Mulher com seu Amante” e “Ficção em vez de Confissão”, livros cujos conteúdos foram debatidos, assim como a identidade da autora e suas inspirações. Segundo Maria Stella, todo esse processo de criação é simples. “A vontade de escrever parte das coisas comuns da vida. Entre contas a pagar e problemas a resolver, eu tenho livros de poesia, CDs e, juntando tudo isso, encontro temas que me inspiram a escrever”, contou a autora.

Ela explicou que os caminhos para a produção de um livro passam por duas etapas: a de criação, um momento solitário, e depois aquela em que é preciso fazer com que a obra chegue ao maior número de leitores possível. “Em um momento você é sonhador, e no outro você precisa ser mais objetivo, para cuidar da editoração do livro, dos procedimentos gráficos, dos convites para o lançamento. Então, é uma atividade que você precisa misturar o sonho com tudo aquilo que é necessário para que sua mensagem chegue aos leitores”, ressaltou.

Para Daniel Leite, a autora criou um estilo próprio de escrever, a partir da leitura. “A Maria Stella é muito competente no que faz. Ela escreve um texto cheio de reflexões, a partir de tudo o que ela lê, ou seja, ela trabalha dentro do texto interfaces com o que leu, nos fazendo refletir sobre o que o escritor francês Gaston Bachelard disse: não existem escritores, existem leitores”, declarou.
Nesta segunda-feira (29) o encontro será realizado com o escritro Harley Dolzane, com mediação de Daniel Leite, a partir das 17h30, na Sala Marajó.

Nenhum comentário: