topfiep

terça-feira, 30 de outubro de 2012

 1º Congresso de Educação Física -FIEP/AM
ATIVIDADES RECREATIVAS - Profa. Rosinha Costa

Brincadeira é a ação de brincar, de entreter, de distrair. Pode ser uma brincadeira recreativa como brincar de "esconde-esconde" (" jogar às escondidas", em Portugal) ou um gracejo, como trocadilhos ou insinuações. "O brincar é uma necessidade básica e um direito de todos. O brincar é uma experiência humana, rica e complexa". (ALMEIDA, M. T. P, 2000) 

O brincar contribui muito para o desenvolvimento da criança, onde através dela, o professor estimula a autonomia em cada indivíduo. Ainda, quando a criança encontra-se no Pré-Operatório (caráter lúdico do pensamento simbólico), segundo Jean Piaget, ela é extremamente egocêntrica, centrada em si mesma e para tudo deve haver uma explicação. 

A brincadeira nessa etapa da educação passa a ser fundamental, pois ela consegue lidar com os diferentes pontos de vista de seus colegas e tenta resolver diferentes problemas de diferentes formas, sempre com o auxílio da professora e respeitando as regras/combinados. A importância de brincar na educação infantil é essencial e necessária, pois ajuda na construção da identidade, na formação de indivíduos e na capacidade de se comunicar com o outro, reproduzindo seu cotidiano e caracterizando o processo de aprendizagem.
Amarelina com palitos de fósforos
O Barquinho
Brincando com as cores.
Bola ao alvo.
Bola na argola.

Nenhum comentário: