topfiep

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Rafael Silva vence, leva bronze, e judô bate recorde de medalhas em Olimpíadas

Brasileiro supera sul-coreano por yuko em Londres 2012 e ganha primeiro pódio da história da categoria pesado.

Rafael Silva fatura quarta medalha do judô nas Olimpíadas de Londres 2012 — Foto: Emmanuel Dunand/AFP

Do R7

O brasileiro Rafael Silva venceu Sung-Min Kim, da Coreia do Sul, na categoria pesado, com atletas com mais de 100 kg, nesta sexta-feira (3), ficou com o bronze nas Olimpíadas de Londres e ajudou o judô brasileiro a bater o recorde de medalhas olímpicas.

Até as Olimpíadas de Pequim 2008, o judô brasileiro tinha conquistado, no máximo, três medalhas em edições dos Jogos. Em Londres, porém, o Brasil superou essa marca, já que conquistou quatro pódios, e ainda apresentou mais qualidade, porque veio um ouro com Sarah Menezes na categoria ligeiro, até 48 kg.

Além dela, Felipe Kitadai trouxe um bronze na categoria até 60 kg, assim como a gaúcha Mayra Aguiar na categoria até 78 kg. Além de o judô do Brasil fazer a melhor campanha da história em Londres, também foi a primeira vez que o País ganhou medalha na categoria pesado.

O triunfo por yuko só veio do golden score, já que, no tempo normal de luta, não houve pontuação. Ao contrário disso, ambos judocas foram punidos por falta de combatividade. Essa advertência recebida viria a ser fundamental para a vitória do brasileiro.

No golden score, a prorrogação do judô, o brasileiro procurava mais os ataques, enquanto Kim somente se defendia. Os árbitros notaram o comportamento defensivo do atleta asiático e o puniram novamente por falta de combatividade. Como já tinha advertência, a punição virou um yuko para Silva, que venceu o confronto e levou a prata.

Silva é o terceiro melhor judoca do mundo na categoria pesado, enquanto o japonês aparece na quarta colocação.

Nenhum comentário: