topfiep

sábado, 4 de agosto de 2012

Boletim Eletrônico - CONFEF
CREF13/BA-SE notifica 17 academias em Vitória da Conquista (BA)
Boletim Eletrônico - CONFEF
Dezessete academias de ginástica foram notificadas durante a Operação Cafeína, deflagrada pelo CREF13/BA-SE em Vitória da Conquista (BA), no período de 23 a 25 de julho. Os estabelecimentos não possuem registro junto ao Conselho Regional e terão 30 dias para regularizar a situação.
O Conselho, junto com a Polícia Militar, o Procon e a Vigilância Sanitária, visitou 40 academias em Vitória da Conquista, o que representa a totalidade deste tipo de estabelecimento no município. Além da ausência de registro junto ao CREF e da falta de um Profissional de Educação Física qualificado para supervisionar as atividades, duas academias foram interditadas e lacradas por apresentarem falta de segurança e higiene nas instalações e equipamentos. Três pessoas foram detidas por exercício ilegal da profissão.
Fonte: CREF13/BA-SE
MP e CREF10/PB-RN estabelecem TAC com academias em Mamanguape (PB)
Numa audiência pública realizada em 12 de julho, o CREF10/PB-RN e o Ministério Público apresentaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a proprietários de academias de ginástica de Mamanguape (PB) que tiveram irregularidades apuradas durante ação de fiscalização e orientação do Conselho Regional. O TAC estipulou o prazo de 60 dias para que todos os proprietários dessas empresas regularizem suas pendências e passem a trabalhar de acordo com a legislação, principalmente em concordância com as Leis 9696/98 (que regulamenta o exercício profissional em Educação Física) e 6839/80 (que dispõe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exercício profissional).
Logo após a ação de fiscalização e orientação, os estabelecimentos tiveram um prazo para se regularizarem, mas a audiência pública para a assinatura do TAC foi realizada porque as empresas não honraram esse compromisso. O TAC tem o objetivo de garantir a segurança dos frequentadores de academias e prevê, entre outras obrigações, multa de R$ 100 por dia de descumprimento.
Fonte: CREF10/PB-RN
Boletim Eletrônico - CONFEF
CREF2/RS cria Grupo de Trabalho sobre lutas
Boletim Eletrônico - CONFEF
O CREF2/RS se reuniu, em 10 de julho, com representantes das Federações estaduais de Judô, Karatê, Capoeira, Muay Tai e Jiu-Jitsu. O encontro fortaleceu os laços com as instituições esportivas da categoria e procurou conscientizar quanto ao diferencial em conhecimentos sobre o corpo e o desenvolvimento humano que o curso de Educação Física proporciona.
Entre as ações acertadas, ficou definido que haverá reuniões com cada federação, liga e confederação para debater suas demandas e especificidades. O CREF2/RS também montará um Grupo de Trabalho de Lutas, coordenado pelo Conselheiro Alexandre Nunes, com o intuito de discutir, criar e aprimorar os procedimentos e ações para cada área de atuação do Profissional de Lutas, bem como ampliar a participação da categoria na elaboração das políticas do Conselho.
Levantamento – O CREF2/RS também está conduzindo um levantamento dos profissionais de Educação Física registrados que atuam na área de lutas, a fim de montar um sistema que a sociedade poderá consultar, para saber quem são e qual é a formação destes profissionais. O formulário está disponível para preenchimento emwww.crefrs.org.br/pesquisa.
Fonte: CREF2/RS
COB lança Academia Brasileira de Treinadores
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lançou, em 11 de julho, a Academia Brasileira de Treinadores (ABT), com o objetivo de melhorar o sistema de preparação esportiva e preencher a carência na formação do técnico de alto rendimento no Brasil.
O curso vai ser desenvolvido através de oito módulos presenciais, outros três à distância e mais um módulo de estágio, voltados para áreas de Esporte de Formação e Esporte de Rendimento. Depois de 23 meses de aulas, os técnicos serão certificados através de um brevê. As primeiras modalidades atendidas pelo curso serão atletismo, ginástica artística e natação. Os interessados em ingressar nos cursos da ABT devem ser profissionais de Educação Física, devidamente registrado no respectivo Conselho Regional de Educação Física e também na Confederação Brasileira da respectiva modalidade.
O edital para a primeira seleção da Academia Brasileira de Treinadores está disponível neste link. As inscrições, abertas até 24 de agosto, podem ser feitas aqui.
Fonte: Globo Esporte
Boletim Eletrônico -             CONFEF
Boletim Eletrônico - CONFEF

Nenhum comentário: