topfiep

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Prefeitura relança caderno de Educação Fiscal em Belém.

Saber como gerenciar o dinheiro, dando prioridade às reais necessidades e acompanhar no que está sendo gasto podem fazer a diferença na renda familiar em tempo de crise. Na escola, não é diferente. E para ampliar os conhecimentos da gestão das escolas públicas de Belém, bem como dos conselhos escolares, foi relançado nesta sexta-feira, 25, no auditório do Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária no Pará (Centresaf), o caderno de Programa de Educação Fiscal: Conhecer, Saber Fazer e Ser Cidadão, série Educação para Cidadania.
Apresentação cultural  dos alunos da E.M.Ernestina Rodrigues.
O relançamento do caderno é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria de Educação (Semec), em alusão ao Dia Estadual da Educação Fiscal, comemorado na última segunda-feira, dia 23.
O caderno aborda assuntos como a importância da gestão escolar, o que significa o Programa Nacional de Educação Fiscal, as atividades desenvolvidas pelos conselhos escolares e informações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-Fundeb.
Em Belém, existe o Grupo de Educação Fiscal da Secretaria Municipal de Educação, que auxilia na educação fiscal nas escolas, tendo como base o caderno. Entre as ações do Gefi/Semec estão orientações sobre como o conselho escolar, que reúne representantes de pais, alunos, professores e coordenadores de cada escola, deve agir para melhor administrar os recursos oriundos de programas do Governo Federal, do recebimento até a prestação de contas; fortalecer o conselho para a promoção de valores, competências e habilidades que assegurem a dinamização, eficácia e eficiência da gestão com foco na aprendizagem do aluno; e sensibilizar os envolvidos para compreender a função dos recursos públicos para a questão social. Na capital, 36 escolas recebem este acompanhamento. A meta é que todas sejam atendidas.
Na prática, a presença do Grupo de Educação Fiscal na escola dá a garantia da aplicação correta dos recursos e segurança aos gestores. “Antes as pessoas tinham medo de fazer parte do conselho. Após a vinda do grupo de educação fiscal, as pessoas foram sensibilizadas da sua importância e perceberam que com a formação do conselho só existem ganhos. A educação fiscal traz para a escola, melhorias na estrutura e a aquisição de materiais pedagógicos e físicos”, aponta a diretora da escola Alzira Pernambuco, Karla Gouveia.
Para a titular da Secretaria de Educação, Rosinéli Salame, é necessário falar sobre este tipo de educação para que desde cedo as crianças saibam quais as suas responsabilidades como cidadãos. “É preciso que as crianças tenham noção da sua responsabilidade de cidadania. Não só conhecer, mas tomar conta. A educação fiscal é o único canal para a mudança da sociedade. E somos nós, gestores da educação, diretores e professores os responsáveis por isso. A educação fiscal, financeira, e os assuntos transversais também são importantes para os alunos”, afirmou.
Durante o relançamento do caderno de Educação Fiscal houve a apresentação do grupo Trovadores da Alegria, da Escola Ernestina Rodrigues e da banda de Fanfarra da Escola Palmira Lis de Carvalho.
 Texto: Aline Saavedra
Foto: Rosinha Costa

Nenhum comentário: