topfiep

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Outubro Rosa - combate ao câncer de mama‏.


Outubro Rosa é um movimento popular reconhecido internacionalmente, com sua origem nos Estados Unidos no ano de 1997, sendo outubro considerado o mês oficial de combate ao câncer de mama. No entanto o objetivo não é apenas o combate ao câncer de mama, mas também a prevenção de outros tipos de câncer.
O NAST, enquanto núcleo que promove ações de promoção à saúde dos trabalhadores, independente do gênero, pensou num mês de outubro repleto de programações voltadas para a saúde da mulher. Cada quinta-feira do mês de outubro contará com informações repassadas por profissionais da área da saúde, com o objetivo de orientar e prevenir.

Contamos com a participação de todas as Escolas, Unidade de Educação Infantil e Unidades Pedagógicas, nesta campanha pela vida e sobrevivência de cada mulher, seja ela, mãe, diretora, merendeira , professora ou qualquer mulher da comunidade.
Vista sua escola de rosa, escolha um dia do mês de outubro e organize um evento interno. Convide a comunidade, um profissional da saúde, use da criatividade e faça sua parte para a promoção da saúde feminina dentro da sua escola.

FAÇA PARTE DESTA CAMPANHA!!!!
Realização: NAST - DERH - SEMEC 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Jogos Cooperativos Terezianos 2015.

Com objetivos de resgatar os valores humanos, como amizade, cooperação, solidariedade e respeito, favorecendo a interação entre os alunos e o meio ambiente, construindo regras, normas e atitudes positivas, visando formar cidadãos críticos e participativos, ampliando as possibilidades de desenvolvimento psicomotor, cognitivo e socioafetivo, assim está sendo realizados os jogos Cooperativos Terezianos 2015.
 Jogos Cooperativos Terezianos 2015.
 Jogos Cooperativos Terezianos 2015.
 Jogos Cooperativos Terezianos 2015.
 Jogos Cooperativos Terezianos 2015.
 Jogos Cooperativos Terezianos 2015.
Jogos Cooperativos são jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros, as pessoas geralmente participam autenticamente, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa, e sim o processo como um todo. Os jogos cooperativos resultam numa vontade de continuar jogando, e aceitar todos como são verdadeiramente.
Fonte: E.M. Terezinha Sousa.
Fotos: Rosinha Costa

sábado, 26 de setembro de 2015

Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.

Rumo aos Jogos Olímpicos - Rio 2016.
"Se competir é importante, cooperar é fundamental."
 Rumo aos Jogos Olímpicos - Rio 2016.
 Rumo aos Jogos Olímpicos - Rio 2016.
Rumo aos Jogos Olímpicos - Rio 2016.

Jogos Cooperativos Terezianos 2015.

Foi realizada hoje 26/09 a solenidade de abertura dos Jogos Cooperativos Terezianos

 2015, com o tema " As boas atitudes fazem o verdadeiro vencedor". Com destaque para os seguintes valores: Pensamento Estratégico, Solidariedade , Disciplina, Determinação, Espirito esportivo, Fair play, Gentileza e Habilidade esportiva.  
 Solenidade de abertura dos Jogos Cooperativos Terezianos 2015
 Solenidade de abertura dos Jogos Cooperativos Terezianos 2015
Solenidade de abertura dos Jogos Cooperativos Terezianos 2015
 Solenidade de abertura dos Jogos Cooperativos Terezianos 2015
Solenidade de abertura dos Jogos Cooperativos Terezianos 2015

Fonte : E.M. Terezinha Sousa
Fotos: Rosinha Costa

1er CONGRESO FIEP JUGAR SIN FRONTERAS CAMPUS INTERNACIONAL SOBRE EL JUEGO Y EL JUGAR en Córdoba – Argentina

Hoy 26 da comienzo el 1er CONGRESO FIEP JUGAR SIN FRONTERAS CAMPUS INTERNACIONAL SOBRE EL JUEGO Y EL JUGAR en Córdoba – Argentina a cargo de la Delegada Adjunta Profa. Silvana Ceballos y el Delgado Nacional el Lic. Gerardo Calderón y con la disertación de los siguientes profesionales: Lic Gustavo Coppola, Lic. Gallo Botellon , Músico Beto Durand, Lic. Irene Allende, Fabián Vilas (Uruguay), Recreólogo Koconós Nicolás, Prof. Facundo Zarate, Lic. Gogo Sardou, Dr. Marcos Griffa, Prof. Paula Oyarzabal, Lic. Marina Macchione, Prof. Mario Acebal , Prof. Fernando Frías ,Prof. Juan Pablo Bonetti , Lic. Viki Brochero, Prof. Viviana García.
BIENVENIDOS!!!

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Prefeitura relança caderno de Educação Fiscal em Belém.

Saber como gerenciar o dinheiro, dando prioridade às reais necessidades e acompanhar no que está sendo gasto podem fazer a diferença na renda familiar em tempo de crise. Na escola, não é diferente. E para ampliar os conhecimentos da gestão das escolas públicas de Belém, bem como dos conselhos escolares, foi relançado nesta sexta-feira, 25, no auditório do Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária no Pará (Centresaf), o caderno de Programa de Educação Fiscal: Conhecer, Saber Fazer e Ser Cidadão, série Educação para Cidadania.
Apresentação cultural  dos alunos da E.M.Ernestina Rodrigues.
O relançamento do caderno é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria de Educação (Semec), em alusão ao Dia Estadual da Educação Fiscal, comemorado na última segunda-feira, dia 23.
O caderno aborda assuntos como a importância da gestão escolar, o que significa o Programa Nacional de Educação Fiscal, as atividades desenvolvidas pelos conselhos escolares e informações do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-Fundeb.
Em Belém, existe o Grupo de Educação Fiscal da Secretaria Municipal de Educação, que auxilia na educação fiscal nas escolas, tendo como base o caderno. Entre as ações do Gefi/Semec estão orientações sobre como o conselho escolar, que reúne representantes de pais, alunos, professores e coordenadores de cada escola, deve agir para melhor administrar os recursos oriundos de programas do Governo Federal, do recebimento até a prestação de contas; fortalecer o conselho para a promoção de valores, competências e habilidades que assegurem a dinamização, eficácia e eficiência da gestão com foco na aprendizagem do aluno; e sensibilizar os envolvidos para compreender a função dos recursos públicos para a questão social. Na capital, 36 escolas recebem este acompanhamento. A meta é que todas sejam atendidas.
Na prática, a presença do Grupo de Educação Fiscal na escola dá a garantia da aplicação correta dos recursos e segurança aos gestores. “Antes as pessoas tinham medo de fazer parte do conselho. Após a vinda do grupo de educação fiscal, as pessoas foram sensibilizadas da sua importância e perceberam que com a formação do conselho só existem ganhos. A educação fiscal traz para a escola, melhorias na estrutura e a aquisição de materiais pedagógicos e físicos”, aponta a diretora da escola Alzira Pernambuco, Karla Gouveia.
Para a titular da Secretaria de Educação, Rosinéli Salame, é necessário falar sobre este tipo de educação para que desde cedo as crianças saibam quais as suas responsabilidades como cidadãos. “É preciso que as crianças tenham noção da sua responsabilidade de cidadania. Não só conhecer, mas tomar conta. A educação fiscal é o único canal para a mudança da sociedade. E somos nós, gestores da educação, diretores e professores os responsáveis por isso. A educação fiscal, financeira, e os assuntos transversais também são importantes para os alunos”, afirmou.
Durante o relançamento do caderno de Educação Fiscal houve a apresentação do grupo Trovadores da Alegria, da Escola Ernestina Rodrigues e da banda de Fanfarra da Escola Palmira Lis de Carvalho.
 Texto: Aline Saavedra
Foto: Rosinha Costa

Encontro debate métodos de inclusão voltados para alunos com deficiência.

A demanda de matrículas para alunos com deficiência está crescendo na rede municipal de ensino, com isso a educação inclusiva de qualidade vem sendo prioridade da Prefeitura de Belém. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Educação Física (Deef), realizou na manhã desta quinta-feira, 24, o VII Encontro de Educação Física com o tema “Educação Física Escolar: a inclusão do deficiente intelectual e do autista”. A programação foi realizada na Escola Municipal Walter Leite, no bairro do Benguí e segue até esta sexta-feira, 25.
 Professores de educação física da rede Municipal de ensino.
 Professores de educação física da rede Municipal de ensino.
O encontro reuniu professores de educação física e os possibilitou conhecer as noções básicas de como incluir o aluno com deficiência intelectual na disciplina, de forma que se possa estabelecer o quadro evolutivo destes estudantes. Herdávio Noronha e Ana Cláudia Costa coordenaram o encontro. Durante a tarde, na quadra poliesportiva da escola,professores viveram na prática o conteúdo e experiências abordadas no encontro.
“É interessante acompanhar o desenvolvimento dos alunos com deficiência, seja ela qual for. A cada aula, é possível notar uma pequena evolução e esse retorno é muito gratificante para nós profissionais”, disse o professor Eduardo Pampolha. “Uma vez tive um aluno que não andava, mas que no decorrer das aulas percebíamos um avanço significativo. Em apenas três meses nos surpreendemos e o vimos andando na ponta dos pés”, acrescenta o professor, com olhar de satisfação.
Durante a palestra foram apresentadas estratégias pedagógicas na relação professor-aluno com deficiência intelectual, cuidados específicos, métodos a serem aplicados nas aulas, causas e características de uma criança com transtorno com espectro autista, além de outros Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD).
Atualmente, cerca de 1.200 alunos com deficiência estão matriculados na rede municipal e destes, 200 possuem espectro do autismo. A intenção é  que a educação física agregada ao esporte venha a contribuir na vida destes alunos, de forma a estimular o desenvolvimento cognitivo e psicossocial, além de despertar a sensibilização dos demais estudantes contra o preconceito.
A preocupação com a inclusão vem desde a estrutura das escolas municipais. Além das salas multifuncionais, os alunos ainda contam com rampas de acesso e placas sinalizadoras.
Na Escola Paulo Freire a inclusão já faz parte do ensino-aprendizagem e a aproximação dos alunos na sala de aula. “Trabalhamos em equipe e quando as crianças vão para as aulas de educação física já é possível perceber essa questão da ajuda mútua. As nossas escolas são muito bem equipadas para atender os alunos com deficiência, o que não deixa de ser um apoio fundamental a nós professores. Na Paulo Freire há um intercâmbio grande entre as salas multifuncionais, professor regente e professor de educação física”, pontuou a professora da escola, Lídia Rocha.
Texto: Natasha Albarado 
Foto: Rosinha Costa
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

sábado, 19 de setembro de 2015

Folha é homenageada pela Fiep-RR.

Jornal recebe reconhecimento durante congresso internacional de Educação Física pela cobertura e o incentivo à prática esportiva em Roraima
Por Lucas Luckezie
Em 19/09/2015 às 00:03
O gerente comercial da Folha, Marcelo Palhares Araújo, recebe a estatueta Discóbolo de Mirón, símbolo da Educação Física (Foto: Lucas Luckezie)
A Folha recebeu, na última quinta-feira, à noite, durante a abertura do primeiro Congresso Internacional de Educação Física, promovido pela Federação Internacional de Educação Física em Roraima (Fiep-RR), a estatueta Discóbolo de Mirón, símbolo da área, em reconhecimento à cobertura e ao incentivo à prática esportiva no Estado.

No evento, realizado no campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (IFRR), o gerente comercial Marcelo Palhares Araújo representou o jornal e recebeu, das mãos da delegada da Fiep-PA, Rosinha Costa, a estatueta.

O delegado regional da Fiep-RR, Moacir Augusto de Souza, coordenador do evento, durante seu discurso de abertura no congresso, agradeceu ao trabalho da Folha. “(Queremos agradecer) ao jornal Folha de Boa Vista, na pessoa do senhor Getúlio Cruz e da (diretora geral do jornal) Ana Paula (Araújo de Souza Cruz), que também sempre esteve presente conosco. Marcelo, leve nossos agradecimentos!”, disse ele sob aplausos da plateia.

O evento de abertura foi marcado por inúmeras homenagens aos profissionais de Educação Física em atividade e aposentados, a instituições que incentivam o esporte e a uma emissora local. O trabalho do saudoso professor e ex-delegado regional da Fiep-RR, Alamir José Casarin, em favor do esporte roraimense, foi o centro das homenagens.

A família de Casarin ocupou o assento de honra: a esposa do professor, Maria Lúcia de Souza Cruz Casarin, e as filhas Luciana Casarin de Araújo e Ana Paula de Souza Cruz Casarin. Maria Lúcia recebeu, das mãos de Moacir Augusto, flores e a estatueta Discóbolo de Mirón durante a homenagem.

O congresso também teve a posse dos delegados da Fiep-RR e a entrega da medalha “Professor Alamir José Casarin” à família do homenageado da noite a dezenas de profissionais em atividade e aposentados da área, e a pessoas que, de alguma forma, contribuíram para o crescimento do esporte roraimense. Entre eles, estiveram presidentes de federações locais, como Carmono Cunha (atletismo), Osmar de Matos (futsal) e Oberlan Jones (karatê).

A abertura do evento internacional contou com diversas autoridades de Educação Física e do IFRR. Além de Moacir Augusto de Souza e Rosinha Costa(PA), estiveram presentes: o assessor internacional da Fiep, José Fernandes Filho, representante do presidente da Fiep, Almir Adolfo Gruhn, que não compareceu por motivos pessoais; o secretário da Fiep Buenos Aires (Argentina), Rodolfo Buenaventura; o delegado da Fiep-MS, Luiz Stopa, e a delegada adjunta Edmeia Pacheco; o delegado da Fiep-RS, Everton Deiques e a divulgadora Cristiane Hoffman; o delegado adjunto da Fiep-RR, Francisco Edson Pereira Leite; o reitor do IFRR, Ademar de Araújo Filho e o diretor-geral do campus Boa Vista da instituição, Milton José Piovesan.

O EVENTO - O congresso, que tem entre seus objetivos é promover o desenvolvimento de atividades físicas, educativas, recreativas, lazer, saúde e esportes para todos, continuou nesta sexta-feira, com os encontros de coordenadores de cursos de Educação Física do Estado, e dos proprietários e administradores de academias.

O evento termina neste sábado. Às 18 horas, haverá a palestra com Luiz Stopa, com o tema “A Responsabilidade Civil no âmbito da Educação Física”. Em seguida, às 20 horas, a programação se encerra com a entrega de certificados dos cursos da área, com carga horária de 8 horas.

3ª rodada do Campeonato Roraimense Sub-20 tem briga pelo desempate na tabela
Fonte: http://www.folhabv.com.br/noticia/Folha-e-homenageada-pela-Fiep-RR/10051

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS PARTICIPE DO DESFILE DO DIA DA RAÇA.

LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS  Mestre Raimundo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), promoveu hoje dia 02 de Setembro o Desfile Cívico Escolar, cujo tema "LICEU por um Desenvolvimento Sustentável e a Valorização Humana". O desfile teve início as 8:00h da manhã e contou com a parceria da comunidade em geral.

Outros temas importantes e atuais foram expostos pelos alunos, como o preconceito,   a inclusão social, a valorização do Estado do Pará, a segurança e a educação. As bandas escolares deram um show à parte. Integrantes do grupo Cavaleiros de Judá, da escola Fernanda Souza Oliveira, por exemplo, arrancaram aplausos ao tocar parte do hino nacional.
 LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS PARTICIPE DO DESFILE DO DIA DA RAÇA.
  LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS PARTICIPE DO DESFILE DO DIA DA RAÇA.
  LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS PARTICIPE DO DESFILE DO DIA DA RAÇA.
  LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS PARTICIPE DO DESFILE DO DIA DA RAÇA.
  LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS PARTICIPE DO DESFILE DO DIA DA RAÇA.
  LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS PARTICIPE DO DESFILE DO DIA DA RAÇA.
 LICEU ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS PARTICIPE DO DESFILE DO DIA DA RAÇA.

Atividades para crianças amarrarem os cadarços.

Amarrar os cadarços é uma habilidade que as crianças devem dominar antes de se formarem no jardim de infância. Algumas crianças podem achar uma tarefa desafiadora; outras precisam apenas serem mostrados como fazer corretamente uma ou duas vezes. De qualquer forma, todos podem se beneficiar das atividades que ensinam novas habilidades e reforçam antigas. Essas tarefas divertidas vão deixar isso menos intimidador.
 Amarrar os cadarços é uma habilidade essencial.
 Atividade realizada em Baraúna - R/N

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Atividades Recreativas - Patos/PB

INTERCÂMBIO 3 ETAPA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SEM FRONTEIRAS DA FIEP - G2 - NACIONAL - 2015.
 Atividade realizada na cidade de Patos/PB - Profa. Rosinha Costa.

O brincar e o jogar têm uma importância muito grande no processo de desenvolvimento humano, da infância à melhor idade, oportunizando momentos simbólicos e de convivência às regras.

Com o objetivo de promover a socialização e integração dos professores e estudantes de educação física, através de atividades lúdicas, recreativas e culturais. Propiciando e incentivando a prática saudável de atividades esportivas e recreativas, cultivando o clima de companheirismo e amizade, e propiciar o desenvolvimento de habilidades artísticas, através da participação em oficinas que exploram e potencializam a criatividade humana.

A recreação é o meio da criança conhecer a realidade que a cerca, manipulando a realidade, explorando, criando e recriando, desenvolvendo e exercitando, tudo se torna uma tarefa de alegria. Mostrar de outra forma de um outro ponto de vista uma realidade.
A atividade de recreação não pode ocorrer improvisada deve haver um planejamento para resultar em programação equilibrada.