topfiep

sábado, 13 de junho de 2015

Pais, alunos e comunidade comemoram a inauguração de mais uma quadra escolar.

“Aqui a escola é em tempo integral, ainda tem a horta que as crianças plantam, cuidam, se alimentam bem, e, agora com uma quadra, não falta mais nada. Nós só temos a agradecer”, disse contente a diarista e mãe de três alunos da escola municipal Madalena Travassos, Darlene Campos Braga, ao participar da inauguração da quadra poliesportiva da escola, que fica localizada no bairro do Paraíso, distrito de Mosqueiro. A quadra foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 12, pelo prefeito de Belém Zenaldo Coutinho.
Ainda em Mosqueiro, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria municipal de Educação (Semec), já inaugurou quadras nas escolas Maroja Neto e Lauro Chaves. Assim como na escola Madalena Travassos, os espaços são cobertos, possuem todos os instrumentos necessários para a prática das atividades físicas curriculares e recreativas de maneira segura. As quadras também são utilizadas para uso da comunidade, mediante agendamento prévio na diretoria escolar.
O município de Belém se destaca nacionalmente no quesito quadra escolar, pois mais de 90% das escolas possuem quadras cobertas e aparelhadas, enquanto que no Brasil a média é de três escolas com quadra, em cada 10. “É uma alegria muito grande poder inaugurar mais uma quadra escolar. A nossa meta é ter quadra em 100% das nossas escolas até o final do ano que vem. Desejo que as crianças e os adultos possam usufruir bem deste espaço e que cuidem, pois o patrimônio público não é aquele que não tem dono, e sim aquele que todos cuidam”, afirmou Zenaldo Coutinho.
A escola Madalena Travassos atende 130 crianças, do maternal ao primeiro ciclo do ensino fundamental. Cerca de 80% dos estudantes moram em assentamentos e é a escola, principalmente, quem oferece aos alunos e suas famílias oportunidades de crescimento e aprendizado.
“A quadra que, hoje, inauguramos só vem abrilhantar o nosso trabalho. Agora temos um espaço adequado para as atividades físicas, recreativas e lúdicas, tanto para os alunos, quanto para a comunidade, que já estava ansiosa”, disse a diretora da escola, Alessandra Carvalho.
Animado com o novo espaço, o aluno Darlei Braga, 7 anos, do 2º ano, ficou contente por ter um espaço para brincar e aprender. “Eu gostei. Quero logo ir brincar lá”, disse empolgado.
Para a Secretária de educação, Rosinéli Salame, o espaço servirá como mais um instrumento de integração e socialização. “Pais, crianças, zelem por esse espaço que é de vocês. É importante também que a família acompanhe a educação, seja nossa parceira”, finalizou.
Inovação e Sustentabilidade - Além da inauguração da quadra, a comunidade do entorno e os que estavam presentes puderam conhecer mais sobre o projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia, que trabalha com base na educação pedagógica, nutricional e gastronômica. O projeto é desenvolvido nas escolas pela Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (FMAE) que viabiliza e gerencia a merenda escolar no município de Belém e nos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci.
Na escola, pneus e garrafas pets foram usados para a construção das hortas e da estufa reciclável. Um “minhocário” foi construído para fertilizar a terra utilizada e um sistema de abastecimento da água da chuva é utilizado para que as crianças possam irrigar as hortas.
Desta forma, as crianças participam de todo o processo de plantio das hortaliças, como tomate, caruru e espinafre, até o consumo. O que antes era deixado no canto do prato, hoje é servido como o resultado do trabalho e aprendizado dos pequenos estudantes.
A escola Madalena Travassos foi a primeira a receber e produzir com estes instrumentos, mas até o final de julho, dez escolas que possuem hortas escolares, adotarão o novo sistema. “Essas escolas utilizarão a captação da água da chuva para irrigar a horta e também para fazer a limpeza da escola, garantindo que a escola faça a sua parte e utilize um modelo sustentável”, explicou o presidente da Fmae, Walmir Nogueira.
 Obras e Reforma de escola em Mosqueiro
 Obras e Reforma de escola em Mosqueiro 
  Obras e Reforma de escola em Mosqueiro
  Obras e Reforma de escola em Mosqueiro
  Obras e Reforma de escola em Mosqueiro
Texto: Aline Saavedra
Foto: Tássia Barros - Comus 
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)

Nenhum comentário: