topfiep

sábado, 13 de junho de 2015

8° Fórum Territorial da Plataforma dos Centros Urbanos debate desigualdades sociais em Mosqueiro.

Na manhã da última sexta-feira, 12, o Distrito de Mosqueiro serviu de sede para o 8° Fórum Territorial da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) que aconteceu na Escola Municipal Anna Barreau Meninéia, no Ariramba. Com realização da Prefeitura de Belém e recebendo o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), crianças e adolescentes discutiram e identificaram onde estão concentrados os maiores índices de desigualdade no distrito.
“Através desta parceria entre prefeitura e Unicef, visamos estabelecer um contato direto com as lideranças comunitárias, as crianças, os adolescentes, professores, pais, no sentido de aprimorarmos  a nossa execução das políticas públicas. É uma oportunidade única, não somente para a prefeitura, mas para a população que participa”, afirmou o prefeito de Belém Zenaldo Coutinho.
Outros sete distritos receberam o fórum, entre eles, Bengui, Outeiro, Icoaraci e Sacramenta. “O dia de hoje é de comemoração. Além de encerrarmos com chave de ouro esses oito fóruns, inauguramos a quadra poliesportiva da Escola Municipal Madalena Travassos. Então, só posso parabenizar a todos que estão presentes”, destacou Zenaldo.
Apresentações teatrais de crianças e do grupo de dança da terceira idade também fizeram parte da programação do 8° PCU, que ainda recebeu o apoio de várias secretarias, entre elas, a de Educação. “O objetivo é ouvir crianças e adolescentes, daí a necessidade da Semec participar ativamente do fórum. São eles que nos dirão do que sentem faltam, o que o poder público pode fazer nas suas comunidades para melhorar a vida, para facilitar, dar mais segurança, até mesmo na hora do lazer”, disse a secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame.
Saúde, educação, assistência social, mobilidade urbana, habitação, inclusão social e saneamento básico foram às áreas debatidas entre os participantes do fórum. As lideranças de cada distrito foram responsáveis por mobilizar a comunidade para participar, reunindo assim, crianças e adolescentes que foram divididos em 13 grupos de trabalho para os debates.
 “O fórum foi um compromisso assumido pela prefeitura de Belém não só para trabalhar as desigualdades intramunicipais existentes, mas para criar condições para que estas pessoas estivessem presentes aqui. Concluindo esse fórum de hoje, nós vamos conseguir sistematizar todas as contribuições, de todos os distritos administrativos de Belém. Lembrando que, em cada fórum, a prefeitura já conseguiu dar uma resposta sobre cada indicador debatido. Nós do Unicef, nos enchemos de alegria por saber que fazemos parte de uma parceria que se mostra pródiga, sólida. E assim, conseguiremos mudar para melhor a garantia, a proteção e a promoção das nossas crianças e adolescentes”, disse o coordenador do Unicef, Fábio Morais.
Dhessica Souza tem 14 anos, mora no bairro do Bengui e é uma das adolescentes que fez parte do grupo de debates do 8° fórum. “Faço parte de um grupo que visita as escolas em diversos bairros da capital. Na PCU trabalhamos com diversos temas, entre eles, direitos humanos, desigualdade de gêneros, diversidade racial. Trabalhamos de forma dinâmica para que os adolescentes se interessem pela informação que estão recebendo”, concluiu a estudante.
 Fórum territorial da plataforma dos centros urbanos
  Fórum territorial da plataforma dos centros urbanos
  Fórum territorial da plataforma dos centros urbanos
  Fórum territorial da plataforma dos centros urbanos
  Fórum territorial da plataforma dos centros urbanos
 Fórum territorial da plataforma dos centros urbanos
Texto: Edson Oliveira
Foto: Tássia Barros - Comus 
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Nenhum comentário: