topfiep

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Relembre as melhores frases de Nelson Mandela.

Sobre ideais

"Durante a minha vida me dediquei a esta luta dos povos africanos. Eu lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Tenho acalentado o ideal de uma sociedade democrática e livre em que todas as pessoas viverão juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal que espero viver. Mas, meu senhor, se for preciso, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer" 

Sobre a liderança antiapartheid

 'Eu não tive nenhuma epifania, nenhuma revelação singular, nenhum momento da verdade, mas uma acumulação constante de mil ofensas, mil indignidades e mil momentos para esquecer que produziram em mim uma raiva, uma rebeldia, o desejo de lutar contra o sistema que prende o meu povo. Não houve dia em particular em que eu disse, 'agora vou me dedicar para a libertação do meu povo'; em vez disso, eu simplesmente me vi fazendo isso, e não podia fazer outra coisa'

Sobre vingança

'Você vai conseguir mais neste mundo através de atos de misericórdia do que através de atos de retaliação'

Sobre liderança

'A primeira coisa é ser honesto consigo mesmo. Você nunca pode ter um impacto na sociedade se você não mudou a si mesmo (...). Grandes pacificadores são pessoas de integridade, de honestidade, mas também de humildade'

Sobre racismo

'Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou o seu passado, ou sua religião. As pessoas aprendem a odiar, e se eles podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto'

 Sobre a liberdade

''Quando eu saí em direção ao portão que me levaria à liberdade, eu sabia que se eu não deixasse minha amargura e meu ódio para trás, eu ainda estaria na prisão'

 


Nenhum comentário: