topfiep

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

JOGO DO ENCAIXE.

Escola Municipal Prof. Milton Monte - na Ilha do Combú (furo São Benedito)

Profa. Flávia Machado.

Trata-se de uma proposta de ensino por meio de materiais concretos, que os alunos poderão visualizar onde estão presentes as principais e fundamentais caracterizações de figuras geométricas, trabalhando os conceitos de cor, formas geométricas e suas respectivas sombras/semelhanças. Para esta proposta fazemos o uso de um material específico produzido com papelão, eva (material de diversas atividade artesanaise tinta guache. Com objetivo de levar os alunos a identificar quais as relações existentes entre as formas geométricas presentes no cotidiano e as estudadas no âmbito escolar, mostrando a importância de se conhecer alguns conceitos sobre estas, e que aplicações se fazem a partir delas. Além de explorar as figuras o aluno reconhecerá por intermédio do toque e da sensação. O nosso ponto de partida será mostrar a sombra como um caso específico de projeção dos objetos, para assim então, desenvolver os conceitos acima citados.

Fundamentada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, essa atividade também tem o intuito de trazer ao aluno uma melhor apreensão dos conceitos partindo de sua realidade, ou seja, de um conhecimento empiricamente já adquirido. Dessa forma, esta age integrando conteúdos aprendidos no âmbito não escolar ao escolar, através de uma edificação mental ordenada, sequencia didática que se constitui um método simples, porém eficiente.

Esta proposta surgiu a partir  de experiências vivenciadas em uma escola na Ilha do Combú (furo São Benedito), onde alunos ribeirinhos demonstraram um grande interesse por novos conceitos em matemática a partir de algumas atividades desta mesma natureza, observando o melhor desempenho dos alunos em relação a aulas de forma tradicional de ensino.  Assim acreditamos que relacionar vários conceitos geométricos, como o de semelhança/sombra e cor, a uma experiência tão simples e interativa trará importante assimilação do conhecimento matemático para os alunos. 
 Formas geométricas e suas respectivas sombras.
 Formas geométricas e suas respectivas sombras.
 Trabalhando os conceitos de cor.
 Trabalhando sombras/semelhanças.

 Desafio alternativo.
Fonte: Profa. Flávia Machado.

Nenhum comentário: