topfiep

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Palco para o sorteio da Copa do Mundo está pronto

Confira os detalhes do evento que acontece nesta sexta e vai decidir o destino das seleções no mundial...
Tudo está pronto para o sorteio final dos grupos da Copa do Mundo, que será realizado nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), no complexo da Costa do Sauípe, localizado no Município de Mata de São João, no litoral da Bahia.

No primeiro encontro dos técnicos das 32 seleções classificadas para a Copa será determinada a ordem dos jogos do torneio, que acontecerá entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.
Orçado em R$ 20 milhões pela Fifa, o evento, que terá noventa minutos de duração, deverá ser transmitido para 193 países, contando com a participação de cerca de 1300 convidados e 2000 representantes da imprensa.
- Esse vai ser na verdade o primeiro grande jogo da Copa. Vamos fazer um evento de enorme complexidade, abrangência e projeção para a Bahia, para o Brasil e o mundo - declarou o secretário estadual da Copa, Ney Campello.
Inspirado no slogan oficial “Juntos num só ritmo”, o show dos artistas promete representar as belezas naturais e a diversidade na cultura e na música, baseando-se nos cinco pilares que simbolizam o Brasil: sociedade coesa, poder da inovação, natureza exuberante, futebol vibrante e terra da alegria.
O LOCAL
Conhecida como a “Costa dos Coqueiros”, por conta dos extensos coqueirais que se unem as dunas banhadas pelo mar, a Costa do Sauípe está no meio de uma rota ecológica preservada. Localizada a 76 km de Salvador, o local conta com cinco resorts e cinco pousadas espalhadas pelos seis quilômetros de praia selvagem, lagos e rios cercados pela Mata Atlântica.
Inaugurado em 2000, o complexo da Costa do Sauípe é muito procurado por turistas que querem desfrutar de lazer, esportes, natureza, diversão e descanso.
A Costa do Sauípe também conquistou parte de sua fama graças ao Brasil Open, torneio de tênis que foi realizado entre 2000 e 2011 no litoral norte da Bahia. Além disso, o local possui um dos melhores campos de golfe do Brasil, com 18 buracos.
ATRAÇÕES E APRESENTADORES
Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert serão os responsáveis pela apresentação do sorteio final do Mundial. Os dois já haviam apresentado anteriormente a cerimônia de lançamento do Emblema Oficial da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, em evento ocorrido em Johanesburgo, em 2010. No ano seguinte, no Rio de Janeiro, a atriz conduziu o Sorteio Preliminar da Copa do Mundo da FIFA.
Durante a cerimônia, irão se apresentar: a Companhia de Dança Deborah Colker, o grupo Olodum, Vanessa da Mata, o pagodeiro Alexandre Pires, o rapper Emicida, a sambista Alcione e a cantora Margareth Menezes.
O SORTEIO
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, será o responsável por conduzir o sorteio. Durante a apresentação, ele contará com a ajuda de craques do futebol que representarão os oito países que já venceram a Copa do Mundo: Cafu (Brasil), Fabio Cannavaro (Itália), Fernando Hierro (Espanha), Geoff Hurst (Inglaterra), Ghigggia (Uruguai), Lothar Matthäus (Alemanha), Mario Kempes (Argentina) e Zidane (França).
Quem também estará presente no evento, será Pelé. O Rei do Futebol aceitou convite do presidente da Fifa, Joseph Blatter. Embaixador honorário da Copa no Brasil, ele ainda não foi informado sobre qual será sua participação. Pelé não será apenas parte do público. Ele vai subir ao palco. Ele não será um dos ajudantes. Aguardem – disse David Ausseil, chefe do departamento Fifa Films.

Em coletiva de imprensa realizada na última terça-feira, a Fifa explicou os critérios do sorteio. A principal novidade foi o anúncio de que uma equipe da Europa será sorteada no início do evento para se juntar às representantes da África e da América do Sul no pote 2. A seleção que for selecionada será novamente sorteada para fazer parte de um grupo com cabeça de chave sul-americano: Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai.
Como já era previsto, o pote 1 será formado pelos cabeças de chave: Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Espanha, Alemanha, Suíça e Bélgica. A Seleção Brasileira estará no Grupo A.
O segundo pote terá cinco seleções africanas (Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria), duas sul-americanas (Chile e Equador), além de uma europeia que será sorteada na sexta.
O pote 3 contará com quatro asiáticos Ásia (Austrália, Irã, Japão e Coreia do Sul) e quatro da Concacaf (Costa Rica, Honduras, México e Estados Unidos).
Por fim, o quarto pote terá as nove representantes da Europa (Bósnia, Croácia, Inglaterra, França, Grécia, Itália, Holanda, Portugal e Rússia), sendo que uma delas será alocada no pote 2.
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke também explicou que serão respeitadas as divisões geográficas para as definições dos grupos. Sendo assim, duas equipes sul-americanas não poderão estar no mesmo grupo, assim como cada chave poderá contar, com no máximo, duas seleções europeias.

Nenhum comentário: