topfiep

domingo, 22 de setembro de 2013

Programação Circuito Vida destaca a importância da inclusão ao deficiente‏.





Enquanto um arco-íris coloria o céu do Portal da Amazônia na tarde deste sábado, 21, dezenas de pessoas se reuniram para torcer e incentivar os cadeirantes que cruzavam a linha de chegada do Circuito Vida. Depois de uma hora de prova, a integração proposta pela Prefeitura Municipal de Belém tornava-se realidade. Atletas de 10 equipes participaram da prova de revezamento que teve momentos de emoção, superação e solidariedade.
A equipe vencedora Israel Cruz, assim denominada em homenagem ao atleta paraolímpico paraense, que morreu no final do ano passado durante a tradicional Corrida de São Silvestre. “Estávamos todos muito empenhados para que pudéssemos homenagear o Israel e, com certeza, os colegas honraram o nome dele e são campeões”, comemorou a professora Sandra Malcher, responsável pela equipe.
Uma das atletas mais festejadas foi Anna Carolina, 10, que tem seqüelas de paralisia cerebral e cumpriu o percurso de um quilômetro junto com a mãe. Alessandra Rossy, professora de artes, ficou emocionada com o carinho que a filha recebeu. “Ainda tem muito preconceito e eventos como este ajudam a quebrá-los. O preconceito é a maior barreira a ser superada”, comentou a mãe da menina.
O comerciário Raimundo Madeirovisky também participou do Circuito Vida na categoria skatista e garantiu nunca ter visto evento como o Circuito Vida. “Gostaria que a Prefeitura realizasse o evento com mais freqüência, para afastar o preconceito e deixar deficientes e não deficientes mais próximos. Aqui, conseguimos plantar várias sementes de inclusão”, disse Raimundo.
O Circuito Vida fez parte da programação do Projeto Supera Belém, uma homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no sábado, 21. Para o prefeito Zenaldo Coutinho, que participou da programação na orla de Belém, o evento é importante pela conscientização, maturidade e responsabilidade social. “Que todos nós realmente possamos incluir as pessoas com deficiência na nossa cidade, com qualidade de vida, acessibilidade e fraternidade”, afirmou o prefeito.
Junto com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Thalles Belo, o prefeito entregou medalhas e troféus a todos os participantes do Circuito Vida. O titular da Sejel destacou a importância do respeito ao próximo na sociedade. “Não há diferença se cada um consegue fazer o seu papel de uma forma ou de outra. É isso que a prefeitura está mostrando com esta programação, que há políticas de inclusão para todos em Belém”.
A programação esportiva do Supera Belém continuou nas quadras do Portal da Amazônia, onde atletas do Projeto Esporte sem Barreira, da Sejel, fizeram jogos de apresentação de esportes adaptados como basquete e handebol em cadeira de rodas, voleibol sentado e futsal para deficientes visuais e auditivos.
Texto Fabiana Cabral
Fotos: Comus/PMB
Edição: Vanda Duarte
-- 
Vanda Duarte
jornalista COMUS/PMB
DRT - 1335
(91) 8139-4597 / 9966-9081

Nenhum comentário: