topfiep

domingo, 8 de setembro de 2013

Belém comemora o Dia de Combate ao Analfabetismo com 93% dos alunos alfabetizados na rede escolar‏:


O Dia de Combate ao Analfabetismo é comemorado internacionalmente em 8 de setembro. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), Ciência e a Cultura (Unesco), para combater o analfabetismo mundial.
Em Belém, combater o analfabetismo é meta diária da Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Educação. Para se chegar à meta de 100% dos alunos alfabetizados a Semec vem desenvolvendo o projeto Expertise em Alfabetização.
A partir do projeto Expertise a rede municipal chegou a 93% de alfabetizados com alunos de 269 turmas. 100 turmas, porém, chegaram a 100% dos alunos alfabetizados. O foco principal do projeto não consiste em apenas o aluno saber ler e escrever, mas também se tornar um leitor com autonomia, com habilidades de interpretação.
O projeto desenvolve mensalmente a formação de professores que lecionam nos 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, com alunos com idade entre 6 e 8 anos. O objetivo é proporcionar melhores condições didáticas de aprendizagem. Há ainda avaliações mensais abrangendo a leitura, matemática e escrita. A partir dessa avaliação é realizado o assessoramento pedagógico, onde os profissionais que realizam a formação vão até as escolas fazer o acompanhamento dos professores. São essas avaliações que norteiam os caminhos que a escola e o assessoramento devem tomar.
Além do projeto Expertise, elaborado e executado pela Semec, o município de Belém aderiu no ano passado ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) com o objetivo de somar as ações e chegar à meta dos 100% dos alunos alfabetizados ainda no primeiro ano do ensino fundamental. A importância em alfabetizar na idade certa é possibilitar aos alunos uma trajetória de sucesso na vida escolar, sem dificuldades futuras.
Para os alunos que por algum motivo não conseguiram se alfabetizar no momento correto a Secretaria trabalha com a correção de fluxo. Essa também é uma maneira de melhorar o aprendizado de alunos que encontram dificuldades na leitura e na escrita, independentemente da série em que estudam. A correção de fluxo é feita no contraturno escolar do aluno que está com um baixo rendimento em sala de aula.
Além da correção de fluxo os alunos tem a possibilidade de participar do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova) que recebe alunos a partir de 15 anos e sem idade limite para aprender a ler e escrever. O Mova hoje atua em igrejas e centros comunitários com aulas de segunda a quinta-feira com 170 turmas e um total de 3.400 alunos.
Texto: Luiz Miranda - Ascom Semec
Fotos: Ascom Semec
Edição: Lene Tavares - NID Comus

Nenhum comentário: