topfiep

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Reunião formativa com Diretores e Coordenadores Pedagógicos das escolas municipais com CIII e CIV




Objetivo: Contextualizar e orientar a aplicação do simulado da Prova Brasil como parte da formação continuada dos professores de CIII e CIV para o ano letivo de 2013.
Público-alvo: 35 diretores e 35 coordenadores pedagógicos dos ciclos III e IV.
Local: NIED – Núcleo de Informática Educativa (Tv. Padre Eutíquio, 1900)
Responsável: Lorena Trescastro – Diretora de Educação - DIED
(Av. Governador José Malcher, 1291, Fone: 3219-5443)
E-mail: coed.semec@hotmail.com
Cronograma:
Dia
Hora
Público-alvo:

02/04/2013

13h30-16h30
35 diretores e 35 coordenadores pedagógicos dos ciclos III e IV

        
I simulado de Língua Portuguesa e Matemática para o CIII e CIV
A reunião formativa para diretores e coordenadores pedagógicos das 35 escolas que participarão da Prova Brasil anos finais tem como pauta: análise dos resultados do IDEB anos finais; orientações para aplicação do I Simulado de Língua Portuguesa e Matemática do CIII e CIV e elaboração do plano de ação pelas escolas. O I Simulado de Língua Portuguesa e Matemática será aplicado no dia 10 de abril, nas turmas dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Os descritores da Prova Brasil selecionados para o simulado, incluindo as práticas pedagógicas e avaliativas, foram estudados com os professores na formação, realizada em março. Em abril, haverá nova formação e também será aplicado o simulado. Da análise dos resultados, serão feitos novos estudos e encaminhamentos, com objetivo de proporcionar a melhoria da aprendizagem dos alunos e elevar o IDEB das escolas.
De acordo com o INEP/MEC, o IDEB é calculado a partir dos dados sobre a aprovação escolar, obtida no Censo Escolar, e a média de desempenho dos estudantes do 5º e 9º anos, em Língua Portuguesa e Matemática, na Prova Brasil. Para que o Ideb de uma escola cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente à sala de aula. Para tanto, a SEMEC vem promovendo formação continuada para os professores e aplicará quatro simulados da Prova Brasil, durante o ano letivo, conforme previsto no calendário escolar. E nesta reunião formativa convocará as escolas a elaborarem seu plano de ação.

Nenhum comentário: