topfiep

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Alunos da Funbosque desenvolvem prática de cultivo e adubo da macaxeira‏.




Para os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Bosque a manhã desta sexta-feira,5,foi destinada à observação e preparo do solo com adubo orgânico, uma atividade prática que foi realizada na horta cultivada pela dona de casa, Cinthia França, mãe do aluno Athirson França.

O interesse de Cínthia veio logo após ela conhecer, na Fundação, o trabalho desenvolvido pelo “Projeto Horta: Uma Teia  Adubada com Múltiplos Sabores e Saberes” em parceria com o projeto Ecolúdico.“Quando a mãe do aluno veio aqui ela participou de todo processo e ainda experimentou o brigadeiro e o suco de macaxeira e também a maniçoba, alimento feito a partir das folhas da mandioca mansa”,enfatizou a professora Mary Fernandes, que coordena o Projeto Horta.

O grupo visitou o plantio de macaxeira cultivado há quatro meses por Cinthia.Lá, observaram se os vegetais estavam saudáveis e fizeram procedimentos com folhas e adubos que contribuem para o equilíbrio da plantação. Os alunos executaram cuidadosamente cada tarefa abrindo espaço nos pés de mandioca para espalhar o adubo orgânico feito por eles mesmos na Escola Bosque.

Na horta, Cinthia também cultiva alface, couve e outras verduras. A grande produção surpreendeu a dona de casa, que conseguiu até mesmo comercializar o que colheu da plantação. No canteiro, Cinthia reaproveita garrafas pet para fazer a contenção da terra.

Os alunos Eduardo Cardoso, Raquel Silva, Vitória Oliveira e Breno Matos, sabem da importância de entender o processo e participar da atividade. Segundo a professora Mary Fernandes, a ação pedagógica visa fomentar práticas de educação ambiental por meio de atividades lúdicas, "que gerem conhecimento e um aprendizado que favoreça assim, o desenvolvimento da oralidade e a construção do processo de escrita dos alunos de forma lúdica e interativa". 

Texto: Adriana Lira-Ascom Funbosque
Fotos: Ascom Funbosque
Edição: Lene Tavares-NID Comus

Nenhum comentário: