topfiep

terça-feira, 30 de abril de 2013

Vida e obra de Benedito Nunes em destaque na Feira do Livro .

O seminário “Benedito Nunes: Filosofia e crítica” foi destaque na seção “Pará, o país homenageado”, na programação da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro. A professora Maria de Fátima Nascimento, falou sobre a sua compilação do início da carreira de Benedito no jornal Folha do Norte, ainda na década de 40.

O filósofo paraense escrevia poemas e teve algumas colunas publicadas no jornal, entre elas “Confissões do Solitário”, publicada entre 1947 e 1949. Influenciado pela obra de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino, o conflito religioso entre o bem e o mal, a vida e a morte, eram os temas abordados nos seus poemas e textos.

O último poema de Benedito Nunes foi publicado em 1949, quando começa a fazer análises sobre as obras literárias. Em 1950, a obra “A morte de Ivan Ilitch”, de Liev Tolstói, foi a primeira a ser analisada. Após esse período, o jornal Folha do Norte foi fechado.

O escritor Victor Sales Pinheiro, falou sobre a influência de Benedito na literatura nacional. Clarice Lispector, só obteve o reconhecimento de sua obra, após as críticas literárias “O Mundo de Clarice Lispector” (1966) e “O Dorso do Tigre” (1969), ambas feitas por Benedito.
“O que ele ensinou vai muito além de teorias e doutrinas, ele inspirou a pesquisa e a busca por mais conhecimento’’, disse Victor.

As professoras Maria Stella Pessoa e Jucimara Tarricone, destacaram a vida e a importância do filósofo paraense no pensamento social da Amazônia.
A estudante do Curso de Filosofia da UEPA, Tafta Bryanna, 20 anos, destacou a importância de Benedito Nunes para a filosofia. “Ele é um exemplo de filósofo e de educador, principalmente por ser paraense e ter influenciado a filosofia a nível nacional”.
A programação da seção “Pará, o pais homenageado”, segue até domingo (05), sempre às 14h, na Sala Marajó, no segundo piso do Hangar.

 Foto: Laíra Mineiro (Estácio FAP)
Por Igor Costa, Repórter Experimental Estácio FAP/Rede Cultura de Comunicação

Prova Belém prepara alunos da rede municipal para a Prova Brasil‏.






Mais de 13 mil alunos da rede pública municipal realizaram nesta terça-feira,30,a prova Belém. Com 40 questões, sendo 22 de Matemática e 22 de Língua Portuguesa, a prova tem o objetivo de preparar os alunos dos 4° e 5° ano da Educação Fundamental para a prova Brasil, que avalia a metodologia de ensino e aprendizado dos educandos, além de medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas brasileiras.
Ao longo do período letivo três provas municipais são realizadas, sendo duas no primeiro semestre e uma no segundo semestre que antecipa a prova Brasil. A avaliação nacional é realizada geralmente no mês de novembro. Tanto a prova Belém quanto a prova Brasil são realizadas a cada biênio.
Na Escola Municipal Ernestina Rodrigues 110 alunos do turno da manhã e da tarde, foram avaliados. A importância, de acordo com a diretora, é fazer uma avaliação sobre a aprendizagem dos alunos. “A realização da prova é um momento muito especial para os alunos onde eles vão se preparar para fazer a prova nacional, onde os conhecimentos irão nivelar nacionalmente na prova Brasil”, explica a diretora da escola Lídia Sarmento. Esta é a terceira vez que a escola recebe a avaliação. A expectativa é superar a nota do último certame, com nota acima de 6.
Ruan Pablo, 10, é aluno do 4° ano e diz que a prova é importante para o futuro dos alunos. “É bom se preparar e fazer a prova, com isso a gente estuda mais e tem mais chance de ser alguém na vida”, afirma. As provas apesar de serem direcionadas para Matemática e Português são interdisciplinares e envolvem aspectos comuns da vida dos alunos. Lendas como a do boto cor de rosa, a origem da mandioca e produtos da culinária paraense como o açaí, a farinha e o cupuaçu estavam presentes nas questões.
Texto: Aline Saavedra - Ascom Semec
Fotos: João Gomes-Comus PMB
Edição: Lene Tavares-NID Comus
JESÚS SONRIENDO! Cuando unos amigos fueron a un seminario en la Florida el pasado mes de Marzo, vieron a un artista pintando grandes cuadros (del tamaño de una puerta) en 30-45 minutos.  El artista prefiere el anonimato y dice que quiere que sus trabajos hablen por sí mismos. Observa cuidadosamente los dibujos y verás que están firmados "Jesús Pintor...". 
Cristo sonriendo! Un concepto que yo no había visto antes.
Dibujos hechos a lápiz bellísimos.


 
 
Mira al pasado y agradece a Dios.

Maria Stella Pessoa mostra seu processo criativo no Encontro Literário.

A escritora paraense Maria Stella Pessoa, mestre pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAE), da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi a convidada do segundo dia do “Encontro Literário Paraense”, que integra a programação da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O Encontro aconteceu neste domingo (28), na Sala Marajó, e foi mediado pelo também escritor, poeta e especialista em Língua Portuguesa, Daniel Leite.

Maria Stella é autora de várias obras, entre as quais “Mulher com seu Amante” e “Ficção em vez de Confissão”, livros cujos conteúdos foram debatidos, assim como a identidade da autora e suas inspirações. Segundo Maria Stella, todo esse processo de criação é simples. “A vontade de escrever parte das coisas comuns da vida. Entre contas a pagar e problemas a resolver, eu tenho livros de poesia, CDs e, juntando tudo isso, encontro temas que me inspiram a escrever”, contou a autora.

Ela explicou que os caminhos para a produção de um livro passam por duas etapas: a de criação, um momento solitário, e depois aquela em que é preciso fazer com que a obra chegue ao maior número de leitores possível. “Em um momento você é sonhador, e no outro você precisa ser mais objetivo, para cuidar da editoração do livro, dos procedimentos gráficos, dos convites para o lançamento. Então, é uma atividade que você precisa misturar o sonho com tudo aquilo que é necessário para que sua mensagem chegue aos leitores”, ressaltou.

Para Daniel Leite, a autora criou um estilo próprio de escrever, a partir da leitura. “A Maria Stella é muito competente no que faz. Ela escreve um texto cheio de reflexões, a partir de tudo o que ela lê, ou seja, ela trabalha dentro do texto interfaces com o que leu, nos fazendo refletir sobre o que o escritor francês Gaston Bachelard disse: não existem escritores, existem leitores”, declarou.
Nesta segunda-feira (29) o encontro será realizado com o escritro Harley Dolzane, com mediação de Daniel Leite, a partir das 17h30, na Sala Marajó.

Escolas participam da programação infantil na Feira do Livro

Centenas de crianças que visitaram, na manhã desta segunda-feira, 29, o Espaço Infantil da Feira do Livro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, foram transportadas para o universo da poesia por uma atividade conduzida pelo ator Gil Ganesh, sobre Mário Quintana.

Aliando poemas e bom-humor com elementos lúdicos, como fitas e origamis, o momento prendeu a atenção dos pequenos até o final. “Gostamos dos poemas e também foi engraçado”, comentaram as colegas Átina Monteiro, 10, e Glaely Mendonça, 10.

Desde a abertura da feira, no sábado, 27, o espaço se tornou parada obrigatória para boa parte dos visitantes com apresentações de espetáculos teatrais e contações de histórias. Nesta segunda-feira, grande parte do público foi de alunos de escolas da capital e do interior. Junto com as meninas Átina e Glaely, por exemplo, cerca de 60 crianças da Escola Zulima Vergolino Dias, da Cidade Nova, em Ananindeua, visitavam o espaço.

Para as professoras Katiane Campos e Patrícia Simões, que coordenavam o grupo, a participação dos alunos na programação é uma forma de estimular a leitura e o aprendizado, como uma espécie de extensão da sala de aula. “Eles sempre gostam porque sai da rotina, da sala de aula. Tanto para mim, que sou professora de Inglês, quanto para a Katiane, que é de português, a programação é bastante útil”, opinou a professora Patrícia.

Para participar da programação do Espaço Infantil, e de atividades específicas da feira, como seminários e o Papo Cabeça, que acontece sempre às 15 horas, no auditório Dalcídio Jurandir, é necessário agendamento. Até agora, de acordo com a coordenação da feira, cerca de 40 escolas da capital e do interior estão inscritas.

Em todos os dias, até o dia 5 de maio, quando a feira será encerrada, há possibilidade de agendamento de visitas. No Espaço Infantil, o único dia que já está com as visitas fechadas é próxima quinta-feira, 2.

Para agendar a visita de grupos de escolas é necessário enviar um email para xviifeirapanamazonicadolivro@gmail.com, com o nome da escola, do responsável pelo grupo, a quantidade de alunos e telefone o para contato. O agendamento também pode ser feito por telefone, pelo número (91) 3344-0217. A programação completa da feira pode ser consultada no site do evento, através do link http://feiradolivro.pa.gov.br/programacao.

Olivar Barreto autografa CD “Esse Ruy é minha rua” no estande da Secult

O cantor Olivar Barreto é um fã incondicional de Ruy Parantinga Barata, que recebe inúmeras homenagens nesta edição da XVII Feira Pan Amazônica do Livro. Em 2011, ele lançou, na cidade natal de Ruy, em Santarém, o álbum “Esse Ruy é minha rua” que reúne 13 canções, de vários compositores, sobre textos do Ruy Parantinga Barata, compostas em ocasiões diversas, ora no Bar do Parque, ora na casa de um dos parceiros ou em outros recantos boêmios da cidade.

O CD já estará à disposição do público (R$ 20,00) a partir da tarde desta terça-feira, 30 de abril, no estande da Secult. Ornamentado com fotografias e frases do poeta, é o lugar ideal para que, nesta quinta-feira, 2, dia em que inicia o seminário “Escritor homenageado: Ruy Guilherme Paranatinga Barata”, o intérprete Olivar Barreto esteja presente para autografar seu disco. E quem já tiver o CD, também terá oportunidade para receber uma dedicatória do artista.

Com arranjos de Adelbert Carneiro, Minni Paulo, Floriano, Kzan Gama/Ney Conceição e Paulo André Barata, estão no disco as músicas “Saudade da Maria e Deus”, de Kzan Gama; “Urgente”, “O vento e a Viagem” e “Sete Fitas”, de Galdino Pena (letra de Ruy e de Jesus Paes Loureiro); “Cabral 1500”, de Saint Clair du Baixo; “Leva Esta Saudade”, “Vim” e “Anjo Torto”, de Edyr Proença; “Canção Antiga”, de De Campos Ribeiro e “Ana Ortiz Y Castellar”, “Pacará” e “Porto Caribe”, de Paulo André Barata. As fotos que estão no CD são de Bruno Pellerin, com capa de Junior Lopes e projeto Gráfico de Maria Lidia e Olivar Barreto.

“O disco traz camba, marcha-rancho, bolero, canção, fado, ijexá e essa diversidade se deve ao fato dos poemas do Ruy terem sido musicados por grandes músicos de variadas vertentes”, diz Olivar. “A obra do Ruy consagrada é em parceria com o Paulo André, mas acredito que este CD mostre um ‘lado B’ do poeta, canções despretensiosas, belas, pouco ou nada conhecidas do público, mas sobretudo com a marca do grande escritor que era o Ruy Barata”, conclui o artista.

Programação do Seminário
“Escritor homenageado: Ruy Guilherme Paranatinga Barata”
Sala Marajó
2/05 – Quinta-feira
Organização: Tito Barata
16h às 17h30
Palestra – “O Político e o Poeta – A trajetória de Ruy Barata”
Ruy Antônio Barata – São Paulo/SP
“O Nativo” – Vídeo sobre Ruy Barata, produzido em 1993 pelos alunos do curso de Comunicação da UFPA
17h30 às 18h30
3/05 – Sexta-feira
16h às 18h
Mesa Redonda
Mediação: Marcílio Costa
“Ruy Guilherme Paranatinga Barata e a literatura de uma geração” – Marinilce Coelho
“Ruy Barata: O Nativo de Câncer” – Pedro Galvão de Lima
“A poesia engajada de Ruy Barata” – Alfredo Oliveira
“Ruy Barata, o poeta e letrista” – João de Jesus Paes Loureiro
Fonte: http://feiradolivro.pa.gov.br
Turbine ocho pesas ejercicios para lograr muslos torneados
Las adaptaciones en la sentadilla por detrás y aparatos ayudan a definir los músculos.

 Firme y muslos bien formados son el sueño de la belleza? Usted no está solo. Según los educadores físicos Nikolas Keys, Mi Vida especialista, esta es una de las peticiones más frecuentes de las mujeres en el mundo académico. Y para ganar hermosas piernas ninguna manera, usted tendrá que ir más allá de la alfombra, pilates y aeróbic: hay que invertir fuertemente en el culturismo.

Pero antes de poner la carga en las alturas, te advierto: no hay milagro. El educador físico Rafael Lago explica que se necesita un tiempo para llegar a un nivel avanzado de formación y puede entrenar con eficacia pesado. Así que empezar poco a poco, sin exagerar el peso, y ponerse a trabajar. En los ocho años que hemos elegido para ti, es más fácil llegar. Y aún más rápido con los consejos de nuestros expertos.
 Banco extensor - foto: Nikolas Chaves

Banco extensor

EN MANUELA PAGAN - PUBLICADO EL 17/04/2013

Turbine oito exercícios de musculação para conquistar coxas torneadas

Adaptações no agachamento livre e com aparelhos ajudam a definir os músculos

POR MANUELA PAGAN - PUBLICADO EM 17/04/2013
 Coxas bem firmes e torneadas são seu sonho de beleza? Você não está sozinha. Segundo o educador físico Níkolas Chaves, especialista do Minha Vida, esse é um dos pedidos mais frequentes das mulheres nas academias. E para conquistar belas pernas não tem jeito, você terá que ir além da esteira, do pilates e da aeróbica: é preciso investir pesado na musculação. 

Mas antes que você coloque a carga nas alturas, nós já vamos avisando: não existe milagre. O educador físico Rafael Lago explica que leva um tempo para atingir um nível avançado de treinamento e conseguir treinar pesado efetivamente. Então comece devagar, sem exagerar no peso, e mãos à obra. Com os oito exercícios que escolhemos para você, fica mais fácil chegar lá. E ainda mais rápido com as dicas dos nossos especialistas.
  •  Agachamento livre - foto: Nikolas Chaves
  •  Agachamento guiado - foto: Nikolas Chaves
  •  Agachamento nakagym - foto: Nikolas Chaves
  •  Hack machine - foto: Nikolas Chaves
  •  Leg press vertical  - foto: Nikolas Chaves
  •  Leg press 45 - foto: Nikolas Chaves
  • Leg press horizontal  - foto: Nikolas Chaves
  •  Banco extensor - foto: Nikolas Chaves
 
 
DE 8
 Agachamento livre - foto: Nikolas Chaves

Agachamento livre

Como o próprio nome já diz, esse exercício começa com você agachado, com os joelhos flexionados em aproximadamente 90 graus e o quadril também flexionado. Lembre-se sempre de alinhar as partes internas dos pés com os ombros, evitando sobrecargas. Com a contração dos músculos da coxa e dos glúteos, ocorre a extensão dos joelhos e do quadril até a posição final (em pé). 

Turbine o exercício: o especialista Níkolas Chaves dá a dica: "Manter o tronco o mais verticalizado possível vai aumentar a exigência dos músculos da coxa em relação aos glúteos".

Fique atenta: Outros músculos serão solicitados para ajudar na postura do corpo durante esse exercício. É o caso dos paravertebrais, que ficam na região da coluna, dos músculos que ajudam a estabilizar o quadril e da musculatura abdominal, que equilibra a coluna lombar pela frente. Por isso é fundamental observar se a contração deles está adequada - na dúvida chame o seu professor. A boa notícia é que além de te proteger contra lesões, eles também ficarão mais fortes e definidos.
 Agachamento guiado - foto: Nikolas Chaves

Agachamento guiado

No agachamento livre o movimento acontece para cima e para baixo, para frente e para trás e para os lados, o que exige da praticante bastante equilíbrio. Já no agachamento guiado só ocorre o movimento para cima e para baixo, o que facilita a execução. Por isso, dá para pegar mais peso nesse exercício. 

Turbine o exercício: Aqui, o truque para dar ênfase ao treinamento dos músculos da coxa está no posicionamento dos pés, que devem estar mais avançados. Assim o músculo da coxa será bastante exigido em comparação com os glúteos. 

Fique atenta: o educador físico Nikolas Chaves explica que os agachamentos profundos utilizando a barra guiada, realizados com movimentos amplos, devem ser feitos com muita cautela, pois pode haver a retroversão da pelve, isso é, um posicionamento que aumenta a pressão na parte anterior dos discos intervertebrais - um possível fator para a ocorrência de hérnia discal. Por isso, sempre que possível peça ajuda ao professor da sala de musculação para acompanhá-la durante a execução do exercício.
 Agachamento nakagym - foto: Nikolas Chaves

Agachamento nakagym

O Agachamento nakagym surge com a proposta de dar mais liberdade de movimentos do que o agachamento guiado com mais equilíbrio do que o agachamento livre. "Na execução deste agachamento além de os movimentos serem realizados para cima e para baixo, também há movimentos para trás e para frente, mas não há movimentos para os lados", explica Nikolas Chaves. Com isso, além de ser um ótimo exercício para o treinamento da musculatura das coxas, o agachamento Nakagym também é excelente para o treinamento dos músculos dos glúteos. 


Fique atenta: É preciso cuidado ao executar este exercício, principalmente com a contração dos músculos abdominais, que devem proteger a coluna lombar, pois o aparelho projeta a executante para trás aumentando a exigência sobre a região da lombar. O educador físico Rafael Lago lembra ainda que a carga imposta depende muito do nível de condicionamento e do tempo que a mulher treina. "É fundamental que o praticante respeite a sua individualidade biológica", explica Rafael. "Cada pessoa possui um biótipo diferente, para alguns uma certa carga pode ser leve, enquanto para outras nem tanto". Então nada de invejar a carga do colega do equipamento ao lado, respeite seus limites.
 Hack machine - foto: Nikolas Chaves

Hack machine

O exercício com o Hack machine já é turbinado por si só, com ele os músculos das coxas vão ser muito trabalhados. Isso porque o tronco permanece na posição verticalizada, exigindo pouco trabalho dos glúteos e da musculatura paravertebral e mais esforço do músculo quadríceps da coxa. Um ponto positivo deste agachamento é o apoio existente para a coluna lombar que dá mais segurança para as praticantes durante a execução.

Fique atenta: as praticantes iniciantes devem ter cuidado com os joelhos durante esse exercício, pois a pressão na articulação é muito grande neste exercício. Rafael Lago conta que esse exercício não é o único que chama atenção para essa articulação. "É preciso ter atenção com outras articulações em qualquer treino pesado", recomenda.
 Leg press vertical  - foto: Nikolas Chaves

Leg press vertical

O Leg press vertical não é um aparelho muito comum na maioria das academias, mas é um excelente exercício para treinar a musculatura das coxas e os glúteos. 

Turbine o exercício: "Uma dica de execução para esse exercício é não parar em cima após cada repetição da série, fazendo com que a musculatura da coxa seja colocado em uma tensão contínua", conta Níkolas Chaves 

Fique atenta: quando a praticante tem encurtamento dos músculos posteriores da coxa e executa o exercício com os glúteos encostados no apoio do banco é possível que haja um pequeno desconforto na região da lombar. Desencostar os glúteos do apoio do banco, subindo um pouco, é uma manobra de segurança sugerida neste caso. Como este é um exercício com inversão corporal não é indicado para pessoas hipertensas.
 Leg press 45 - foto: Nikolas Chaves

Leg press 45

Esse aparelho é popular e concorrido nas academias, e não é pra menos. O Leg press 45 proporciona um grande estímulo para os músculos da coxa e glúteos. Uma curiosidade sobre este exercício é que o peso colocado no aparelho não é a carga levantada de verdade. Se uma praticante coloca 200 quilos na máquina, na verdade ela está carregando 142 kg. Para descobrir o peso real carregado no Leg press 45 multiplique o peso colocado por 0,71. 

Turbine o exercício: "Uma dica para aumentar a exigência das pernas é posicionar os pés mais para baixo na plataforma de apoio, com isso haverá uma menor participação dos glúteos", recomenda Níkolas Chaves. 

Fique atenta: é preciso cuidado ao executar o Leg press 45 com amplitudes maiores do que 90 graus de flexão de joelhos na posição inicial para não aumentar as sobrecargas nos ligamentos dos joelhos.
Leg press horizontal  - foto: Nikolas Chaves

Leg press horizontal

Existem aparelhos de Leg press horizontal com características diferentes. Alguns modelos tem o movimento na plataforma onde os pés são apoiados, enquanto em outros o movimento ocorre na cadeira onde a praticante está sentada. 

Turbine o exercício: neste caso, para aumentar o estímulo para a coxa, o encosto deve ser regulado mais para baixo e para trás. Posicionar os pés mais para baixo na plataforma de apoio também aumenta o estimulo para o quadríceps sendo está uma boa estratégia para praticantes que tem o objetivo de desenvolver a força neste grupo muscular. 

Fique atenta: em alguns modelos o encosto é móvel, o que possibilita regulagens diferentes. Peça ajuda ao professor para fazer esse ajuste, evitando sobrecargas. 
 Banco extensor - foto: Nikolas Chaves

Banco extensor

O banco extensor de joelhos trabalha muito bem o músculo da coxa. Colocando uma pequena almofada no banco em baixo do glúteo - fazendo com que o ângulo de flexão de quadril fique em aproximadamente 90 graus - possibilita treinar com mais peso. 

Turbine o exercício: quanto mais para baixo estiver o apoio dos pés, mais difícil ficará o exercício. "A dica para fazer 'queimar' as coxas é realizar a série do banco extensor com 12 repetições com um segundo de pausa entre cada repetição - além disso, controle a duração da repetição em um segundo para subir dois para descer", recomenda Nikolas Chaves. 

Fique atenta: 
muita gente adota a flexão dorsal do tornozelo (pés flexionados para cima) durante esse exercício, o que pode dificultar a extensão dos joelhos caso a praticante tenha encurtamento dos músculos da panturrilha. Se for o seu caso, mantenha os pés numa posição neutra.

O que é cálculo renal? Formação de pedra nos rins gera dor abdominal.

O que é cálculo renal?

Você sabia que o simples gesto de beber água pode prevenir doenças? Pois é, uma delas é o cálculo renal, também chamado de pedras nos rins, um dos problemas urológicos mais doloridos. Vamos entender melhor como isto acontece.

Ela é uma das piores dores que se pode sentir. É isso que relatam muitos pacientes que tiveram cálculo renal, um problema que se manifesta através da formação de cristais nos rins. Os rins são órgãos que funcionam como filtros do sangue. Neles, todas as substâncias que nosso organismo julga serem ruins são eliminadas na forma de urina. Mas, alguns fatores podem fazer com que minerais se concentrem no rim de forma exagerada, o que ocasiona a formação dos cálculos.

O urologista Eduardo Bertero afirma que a principal do problema é um erro no metabolismo do rim na filtração do sangue. Quem tem cálculo renal acaba eliminando mais cálcio e oxalato na urina. Assim, essas substâncias acabam se agrupando e formando as pedras. Outras causas da doença são associadas ao fator genético e à ingestão de certos alimentos. Mas a desidratação é a principal causa do problema. Ou seja, quem bebe pouca água tem mais chances de ter cálculo renal.

Embora possa haver quadros assintomáticos, quem tem pedras nos rins, geralmente sofre da famosa cólica renal. A dor forte e intensa pode se localizar nas costas, tendo irradiação para a frente do corpo. Eduardo explica que, em geral, o cálculo sai do rim e migra em direção à bexiga através do ureter. Assim, essa passagem tende a ficar obstruída, bloqueando a passagem de urina e gerando dor.

Com base nos sintomas é que seu médico vai suspeitar da doença. Mas o exame de urina e o de imagem podem confirmar o diagnóstico. Depois deve-se definir o tratamento. Segundo o urologista, o que mais se faz atualmente é a litotripsia extracorpórea, um exame que, através de ondas eletromagnéticas que são dirigidas à região do rim, consegue fragmentar o cálculo. O procedimento dura em torno de uma hora e o paciente recebe alta no mesmo dia.

Quem já teve cálculo renal está sempre em risco de ter novos casos. Por isso, a prevenção é muito importante. O aumento da ingestão de água é essencial. Os sucos naturais que contêm ácido cítrico, como de limão e laranja também ajudam muito.

domingo, 28 de abril de 2013

sábado, 27 de abril de 2013

DANÇA CIRCULAR NO SÃO JOSÉ LIBERTO‏.

 
 
OLÁ DANÇANTES CIRCULARES
 
NO PRÓXIMO DOMINGO, É DIA DE DARMOS AS MÃOS
PARA RODOPIAR COM AS DANÇAS CIRCULARES.
 
ESPERAMOS VOCÊS PARA ATIVAR A ALEGRIA DA RODA.
 
BEIJO E ATÉ DOMINGO!
 
ANA RUBIM
 
DIA – 28/04
LOCAL – SÃO JOSÉ LIBERTO
HORA – 10:30h
 
 

Programação vai além dos livros

Sexta-Feira, 26/04/2013, 23:07:34 - Atualizado em 26/04/2013, 23:40:39
Tamanho da fonte: A- A+
Programação vai além dos livros (Foto: Wildes Lima)
(Foto: Wildes Lima)
A programação da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, que começou nesta sexta (26) e segue até o próximo dia 5 de maio, vai além das páginas dos livros. Uma série de palestras, debates, shows e atrações culturais gratuitas promete atrair amantes – ou não – da literatura.
Grandes nomes da literatura nacional, como os escritores Ignácio de Loyola Brandão e o quadrinista Ziraldo, devem atrair grande público ao evento.
As palestras do professor Sérgio Nogueira, do quadro Soletrando, do programa “Caldeirão do Huck” e do estilista mineiro Ronaldo Fraga também devem atrair muitos interessados.
A apresentação do Palavra Cantada tem tudo para atrair pais e filhos. Os estudantes poderão conferir a apresentação teatral de obras que estão entre as leituras obrigatórias para o vestibular como “No Moinho”, de Eça de Queiroz, “D. Paula”, Machado de Assis e “Navio Negreiro”, de Castro Alves.
No encerramento, show do grande nome da MPB Toquinho e sua banda, em homenagem a Vinicius de Moraes. 
Serviço: a XVII Feira Pan-Amazônica do Livro acontece de 26 de abril a 5 de maio, no Hangar, de 10h às 22h, com entrada gratuita para todos os eventos.

(Antonio Santos/DOL)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Feira do Livro em Belém tem ação de arrecadação de livros usados.

‘Troque seu Livro usado por um novo’ começa nesta sexta-feira, 26.
O doador que levar a partir de 5 livros usados ganhará um livro novo.

Do G1 PA
Comente agora
Feira Pan-Amazônica do Livro (Foto: Cristino Martins/O Liberal)Feira Pan-Amazônica do Livro abre nesta sexta, 26.
(Foto: Cristino Martins/O Liberal)
Durante a realização da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém, o projeto "Livro Solidário" irá promover a ação “Troque seu livro usado por um novo”. A Feira inicia nesta sexta-feira (26) e vai até o dia 5 maio no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
A meta da ação será arrecadar aproximadamente 2 mil livros, entre obras literárias, infanto-juvenil e gibis. Os livros arrecadados vão compor o acervo de mais quatro espaços de leitura a serem implantados na Região Metropolitana deBelém.
Serão disponibilizas 27 obras editadas pela Imprensa Oficial do Estado. O doador que levar a partir de cinco livros usados ou dez gibis em bom estado ganhará um desses títulos.
No estande também será lançado e distribuído gratuitamente o gibi “O pequeno Gui e o Livro Solidário”, uma publicação em quadrinhos voltada para o público infantil. A revista conta com vários personagens que explicam, no decorrer da narrativa, em que consiste o projeto.
Serviço: “Troque seu livro usado por um novo”, de 26 de abril a 5 de maio, no estande da Imprensa Oficial do Estado, durante a XVII Feira Pan-Amazônica do Livro realizada no Hangar, em Belém.

Site da Feira do Livro já está no "ar"

O site da XVII Feira Pan-Amazônica do Livro já esta disponível para o público em geral. A partir desta terça-feira, 16 de Abril, toda a programação oficial e as notícias estão com acesso liberado. O ícone de inscrições para as oficinas e palestras estarão disponíveis em breve. Dentre as novidades deste ano, o site traz a transmissão ao vivo de algumas programações do maior evento de literatura do Norte do país, e ainda, o internauta terá acesso aos títulos de livros dos mais de 212 estandes que serão montados no Pavilhão de Feiras do Hangar. Para acompanhar, basta acessar http://feiradolivro.pa.gov.br/ e explorar o que a Feira do Livro tem a oferecer aos leitores.

DANÇANDO COM FRIDA ZALCMAN:

REMOVENDO PADRÕES E TRANSFORMANDO MINHA REALIDADE

Nossa forma de estar no mundo tem sido construída também, a partir de padrões (crenças, pensamentos e comportamentos) de baixa vibração energética.
Isso tem nos dificultado perceber e sentir a Luz Primeira em nós mesmos e consequentemente, no Mundo e nos outros. E nos afasta da Verdade:Somos um ser infinito, aprendendo infinitamente. Não temos um limite ou um fim em nós mesmos.
Transformar os padrões que nos limitam é atitude diretamente relacionada a transformar o julgamento que fazemos de tudo e de todos, a cada momento.
Nos julgamentos que fazemos, estão impressas as “conclusões” e convicções limitadoras, que construímos para e sobre nós mesmos.
Rever essas convicções, mediados pela dança, nos possibilita alcançar energias e frequências vibracionais mais elevadas. A isso estamos nos propondo...

Frida Zalcman é brasileira, carioca, formada pela Faculdade de Educação em Dança e Movimento em Tel Aviv.
Bailarina, professora de Dança Israeli e Corpo e Movimento há 20 anos.
Coreógrafa e focalizadora de Dança Circular Sagrada desde 2003. Professora de Liturgia Judaica, Kabalah e Hebraico.
Nos últimos dez anos vem desenvolvendo seus trabalhos com base no conceito espiritual das orações judaicas.
O corpo é seu instrumento de trabalho.
Sua investigação passa pela criação de movimentos (aos quais chama Orações Corporais) e pela criação de trabalhos, que proporcionem e ampliem a percepção conceitual das orações, visando crescimento espiritual, na busca de que estes valores passem a fazer parte da nossa forma de sentir, olhar e atuar no cotidiano.
Nos últimos 10 anos tem levado seu trabalho a diferentes grupos e lugares: Canadá, Israel, Argentina, Uruguai, México, Chile, EUA e para a maioria das Regiões do Brasil.
Período: 23,24 e 25 de agosto de 2013.
Sexta-feira – das 19.00 às 21.00 horas (BAILE DA NOITE ABERTA);
Sábado – das 09.00 às 12.30 e das 14.00 às 18.30 horas;
Domingo – das 09.00 às 12.30 horas.
Local: Belém-Pará
Investimento:
Pagamento à vista:
Até 31.05: R$200,00
Até 30.06: R$220,00
De 31.07 até o primeiro dia de atividade: R$240,00
Pagamento parcelado mensal:
De 30.04 até 23.08: 5 x R$ 48,00
De 31.05 até 23.08: 4 x R$ 60,00
De 30.06 até 23.08: 3 x R$ 80,00
De 31.07 até 23.08: 2 x R$ 120,00.
Neste valor estão incluídos o material didático (áudio, imagens e informações digitalizadas sobre as danças), a participação no Baile da Noite Aberta e os lanches.
Valor da Noite Aberta: R$70,00
O pagamento parcelado pode ser feito por meio de cheques pré-datados ou transferência/depósito em Conta corrente. Faça contato para combinar.
Informações e Inscrições:
Augusta: (091)30318276  (091)88837970(OI)   (091)83176723 (TIM)
Edilene: (091)3249 35 12  (091)96248323(OI)  (091)93103997 (VIVO)  (091)80947780(TIM)   (091)84595648 (CLARO)
Cancelamento de inscrições:
O cancelamento da inscrição será aceito quando solicitado somente até 30.07, sofrendo retenção de 25% do pagamento. A partir desse momento, somente substituições serão aceitas, por indicação do desistente.
            Realização:EspaçoAnanda&InstitutoOcara&RodadeHera
                                    ESPALHE ESSA SEMENTE!