topfiep

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Semec promove conversa literária com escritor paraense na Feira do Livro

Neste sábado, 4, a grande atração no estande da Secretaria Municipal de Educação (Semec), na Feira do Livro, foi o escritor paraense Alfredo Garcia. O convidado participou do projeto “Conversas Literárias”, e agradou as crianças, adolescentes e adultos com brincadeiras e um bate-papo interativo. No estande já passaram outros escritores paraenses como Heliana Barriga e Adrine Motley.

Escritor Paraense Alfredo Garcia com a Equipe do SISMUBE

O projeto é uma iniciativa de um trabalho pedagógico da Semec, desenvolvido por profissionais do Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), nas escolas municipais e Unidades de Ensino Infantil (UEIs), com o objetivo de estimular crianças e adolescentes para o mundo da leitura.

Alfredo Garcia conta que começou a escrever aos 12 anos e acha muito importante esse incentivo à leitura no ensino infantil. “Já participei do ‘Conversas Literárias’ nas escolas municipais e as crianças sempre se mostram interessadas. Elas tem um carinho por nós escritores e ficam encantadas pelo mundo da leitura”, diz o escritor, que já escreveu 19 livros, um de poesia, 10 de contos e 8 voltados para o público infanto-juvenil.

Entre os livros escritos por Alfredo Garcia, o seu preferido é “Memórias do Quintal”. “Eu gosto desse porque é um livro que remete lembranças da minha infância” explica Alfredo, que completa dizendo que livros são ferramentas para difundir a cultura de uma comunidade. “Ouvimos muitas vezes falar que os livros vão se acabar por causa da internet, mas não acredito nisso”, finaliza.

Izabela Amoras de apenas sete anos adora folhear livros, mesmo não sabendo ler ainda, ela prefere os que contam histórias de princesas. “Adoro ver o colorido das páginas, e minha irmã sempre conta as histórias pra mim. Meus irmãos mais velhos me trouxeram aqui na Feira do Livro, e estou muito feliz”, conta Izabela.

O público-alvo do “Conversas literárias”, são crianças e adolescentes, o projeto é realizado desde 2005 nas 63 escolas municipais de ensino fundamental, e proporciona a troca de idéias sobre a literatura e o fazer artístico entre escritores e alunos.

Texto: Ana Cláudia Martins

Fotos: Rosa Costa

Edição: Comus

Nenhum comentário: