topfiep

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

ECOAR REALIZA ESTUDO SOBRE MATEMÁTICA

Em setembro, a didática da matemática é o conteúdo de estudo dos professores do Ciclo I, no Projeto Expertise em Alfabetização-ECOAR.
A programação ocorre de 13 a 16 de setembro para os professores de CI 2º ano e no período de 20 a 23 de setembro para os professores de CI 3º ano, em três turnos, das 7h30 às 11h, das 11h30 às 15h e das 15h30 às 19h, no Centro de Formação de Professores - SEMEC.

Os professores estão organizados em grupo de estudos, conforme o dia e o horário da Hora Pedagógica. Em 22 de setembro será o encontro dos coordenadores pedagógicos, das 8 às 12 horas, no auditório do NIED.

A formação do ECOAR inclui momentos de avaliação da aprendizagem do aluno, estudo da didática pelo professor e planejamento de aulas a serem desenvolvidas na escola. Para tanto, a pauta inicia com a análise das respostas dos alunos às questões da prova aplicada pelos professores em sala de aula, a fim de identificar as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Em seguida, está previsto o estudo dos níveis de aprendizagem, bem como a vivência de práticas da matemática: jogo do veritek, jogo do repartir, caixinha de apostas e atividades com operações e sistema monetário a partir da leitura de encartes. Ao final, o professor planeja uma seqüência didática para uma semana de aula.A formação dos professores do Programa ECOAR consiste em observar as necessidades pedagógicas dos professores, em estabelecer metas de aprendizagem dos alunos para, em grupo, se estudar e definir conteúdos e atividades a serem incluídos no planejamento. O foco do trabalho é a melhoria da aprendizagem do aluno das escolas municipais de Belém.

Texto e Fotos:Equipe ECOAR

Nenhum comentário: