topfiep

sábado, 1 de dezembro de 2012


Boletim Eletrônico - CONFEF
Profissional conquista Prêmio Jovem Cientista 2012
Boletim Eletrônico - CONFEF
O Profissional de Educação Física Rodrigo Gonçalves Dias (CREF 059988-G/SP) foi o grande vencedor do Prêmio Jovem Cientista 2012, na categoria Graduado. O tema deste ano foi “Inovação Tecnológica nos Esportes”, e o profissional conquistou o primeiro lugar ao descobrir uma mutação genética capaz de comprometer o mecanismo de vasodilatação muscular durante a prática esportiva e, consequentemente, o desempenho do atleta.

O estudo de Rodrigo sugere que portadores do gene com o código alterado podem ser mais suscetíveis a doenças cardíacas e que, em atletas, a mutação pode diminuir a possibilidade de se destacarem em modalidades esportivas com maior demanda de resistência física. A premiação será entregue pela Presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia a ser realizada no Palácio do Planalto no início de dezembro. 

O Sistema CONFEF/CREFs parabeniza o profissional Rodrigo pela sua contribuição ao progresso científico da Educação Física brasileira. Suas pesquisas acadêmicas foram abordadas na matéria “Genética e atividade física” (Revista EF, edição 45) que pode ser conferida neste link.
Inscrições abertas para eventos CONFEF no Congresso FIEP 2013
Já estão abertas as inscrições, gratuitas, para os eventos organizados pelo CONFEF, que irão acontecer paralelamente ao 28º Congresso Internacional FIEP. O evento será realizado de 12 a 16 de janeiro de 2013, em Foz do Iguaçu (PR).

Os eventos promovidos pelo CONFEF são: XI Fórum de Educação Física do Mercosul, IV Seminário Sobre Valores do Esporte e Educação Olímpica, III Encontro Internacional de Estudantes de Educação Física, VII Seminário de Ética, II Seminário de Atividades Físicas na Atenção à Saúde e V Fórum de Educação Física Escolar. As inscrições podem ser feitas neste link, com limite de inscrição em dois eventos.
Boletim Eletrônico - CONFEF
Universidade do Estado do RN inaugura Laboratório de Alfabetização Motora
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) inaugurou, em outubro, o Laboratório de Alfabetização Motora (LAM). O local funcionará como um projeto de extensão da UERN no curso de Educação Física, atendendo crianças na faixa etária entre dois e seis anos, inclusive as que tenham problemas de coordenação motora, postura, hiperatividade, obesidade ou necessidades especiais.

"Será um serviço para a comunidade fornecido por uma equipe multidisciplinar, onde a criança possa brincar, resgatando movimentos do cotidiano, com atividades espontâneas e orientadas instigando um espaço facilitador de desenvolvimento, oportunidades e envolvimento com outras crianças, fatores esses importantes no cotidiano para uma alfabetização motora da criança”, explicou o chefe do Departamento de Educação Física, Humberto Jefferson de Medeiros (CREF 000367-G/RN). O LAM, que tem o nome genérico de "Academia da Criança", estará aberto para comunidade em dezembro.

A consolidação do espaço se deve muito aos esforços de Ruy Jornada Krebs, falecido em 2010. Por isso, o Laboratório recebeu o seu nome como homenagem ao trabalho desenvolvido.

Fonte: CREF10/PB-RN
CREF2/RS debate Ginástica Laboral
Boletim Eletrônico - CONFEF
Em 22 de novembro, o CREF2/RS realizou, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o evento “O Profissional de Educação Física como protagonista da Ginástica Laboral”. Elaborado pela Comissão Temporária de Ginástica Laboral do Conselho, o encontro contou com um público de mais de 100 pessoas, entre profissionais, estudantes e empresários.

O público presente ouviu vários casos relatando experiências inovadoras na área, além de assistir à palestra “Estratégias para o crescimento sustentável da Ginástica Laboral”, proferida pelo representante do CREF9/PR Rony Tschoeke (CREF 004979-G/PR, na foto). Na ocasião, 31 empresas que mantêm programas de ginástica laboral há mais de 10 anos foram agraciadas com certificados.

Durante o evento, representantes do CREF2/RS, CREF3/SC e CREF9/PR, além da Comissão Temporária de Ginástica Laboral do CREF2/RS, um parecer conjunto sobre a intervenção do Profissional em Ginástica Laboral, considerando a competência técnica e legal para sua aplicação. O estudo poderá ser utilizado pelo Sistema CONFEF/CREFs para fins de consulta e como embasamento técnico para o Projeto de Lei nº 6083/2009, que tramita no Congresso Nacional e institui a obrigatoriedade de realização de ginástica laboral no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta.

Fonte: CREF2/RS
Projeto de Lei estabelece Semana Olímpica nas escolas públicas
A Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados aprovou, em 13 de novembro, o Projeto de Lei nº 4.129/2012, de autoria do deputado João Arruda, instituindo a Semana Olímpica nas Escolas Públicas, a ser realizada anualmente no dia 23 de junho, Dia Olímpico Internacional. O Projeto agora segue para a Comissão de Educação e Cultura, onde será apreciado.

O PL 4.129/12 pretende estabelecer a Semana Olímpica envolvendo as diversas disciplinas escolares em conjunto com a Educação Física. Segundo a justificativa do projeto, é reforçada a ideia de que a Semana Olímpica não fica restrita apenas às competições esportivas. Já o nome escolhido remete ao sentido de competição com amizade e respeito difundidos mundialmente pelos Jogos Olímpicos.

Fonte: CTD
Boletim
            Eletrônico - CONFEF

Nenhum comentário: