topfiep

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Prefeitura inaugura Ecomuseu da Amazônia.

Nesta segunda-feira,17, a Ilha de Outeiro ganhou mais duas obras ligadas à educação. A primeira a ser inaugurada foi o Ecomuseu da Amazônia.Diferente dos museus tradicionais, o local integra em seu acervo todo o patrimônio cultural e natural das 13 comunidades que integram o projeto.Idealizado em 2005, pela educadora Laís Aderne, o ecomuseu foi ganhando corpo durante todos esses anos de estímulo à autonomia cultural do Paracuri, Cotijuba, Mosqueiro e Outeiro. 

Hoje, todo esse trabalho foi simbolizado pela inauguração do espaço que vem a ser sede do projeto.No local, são encontradas salas com a produção em artesanato, pintura, cerâmica, botânica e outras manifestações culturais. São 13 comunidades atendidas nas quatro áreas , com cerca de 240 famílias ao todo.”Nossa preocupação é estimular a autonomia das comunidades e com esse local, ela ganhou a representatividade de todo o material produzido”, destacou a Secretária de Educação, Therezinha Gueiros.

O ecomuseu vai servir de local para cursos e palestras e durante toda a semana, estará aberto, das 8 da manhã às 5 da tarde para a visitação pública.O museu é coordenado pela Doutora em Gestão Integrada de recursos naturais, Therezinha Rezende , que não esconde a satisfação com o surgimento do ecomuseu. “ Atendemos a comunidades muito carentes, mas o melhor de tudo é ver a autoestima elevada dessas pessoas,com  a valorização do seu trabalho”, concluiu a Secretária.     







Texto: ACOM
Fotos: Rosinha Costa

Nenhum comentário: